Uso de objetos digitais de aprendizagem na constituição de conceitos de geometria plana e na constituição da percepção espacial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Milena Wollmann da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18216
Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar o uso de objetos digitais de aprendizagem como apoio na aquisição de conceitos de geometria euclidiana plana e no desenvolvimento da representação e visualização espacial. Como fundamentos teóricos trabalhamos com Kurt Lovell, no que toca ao desenvolvimento cognitivo, com o modelo de Van Hiele para o desenvolvimento do pensamento geométrico, como metodologia de ensino-aprendizagem, e o trabalho de David Wiley como norteador do uso e da escolha dos objetos digitais de aprendizagem. A prática que originou este trabalho foi realizada no Colégio de Aplicação da UFRGS, no segundo semestre do ano de 2007, com um grupo de estudantes na faixa etária de 11 a 13 anos, sendo que o grupo era composto de forma mista por estudantes da 5ª série e 6ªsérie. Durante 19 encontros, foram desenvolvidos temas relativos a conceitos de simetria, ângulos, polígonos, relações entre ângulos e polígonos, dentre outros. O estudo posterior a prática consistiu em uma análise detalhada da prática em si e do material produzido pelos alunos, com objetivo de identificar possíveis relações entre o objetos digitais de aprendizagem e os conceitos construídos pelos alunos.
id UFRGS-2_0b171092f4f2dc729876105f1255add0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18216
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Milena Wollmann daBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2010-01-07T04:15:39Z2009http://hdl.handle.net/10183/18216000728040Este trabalho tem como objetivo estudar o uso de objetos digitais de aprendizagem como apoio na aquisição de conceitos de geometria euclidiana plana e no desenvolvimento da representação e visualização espacial. Como fundamentos teóricos trabalhamos com Kurt Lovell, no que toca ao desenvolvimento cognitivo, com o modelo de Van Hiele para o desenvolvimento do pensamento geométrico, como metodologia de ensino-aprendizagem, e o trabalho de David Wiley como norteador do uso e da escolha dos objetos digitais de aprendizagem. A prática que originou este trabalho foi realizada no Colégio de Aplicação da UFRGS, no segundo semestre do ano de 2007, com um grupo de estudantes na faixa etária de 11 a 13 anos, sendo que o grupo era composto de forma mista por estudantes da 5ª série e 6ªsérie. Durante 19 encontros, foram desenvolvidos temas relativos a conceitos de simetria, ângulos, polígonos, relações entre ângulos e polígonos, dentre outros. O estudo posterior a prática consistiu em uma análise detalhada da prática em si e do material produzido pelos alunos, com objetivo de identificar possíveis relações entre o objetos digitais de aprendizagem e os conceitos construídos pelos alunos.Este trabajo tiene como objetivo estudiar el uso de objetos digitales para el aprendizaje, como apoyo en la adquisición de conceptos de geometría euclidiana plana y en el desarrollo de la representación y visualización espacial. Como fundamentos teóricos, trabajamos con Kurt Lovell, en lo que se refiere al desarrollo cognitivo, con el modelo de Van Hiele para el desarrollo del pensamiento geométrico, como metodología de enseñanza-aprendizaje, y el trabajo de David Wiley como orientador del uso y de la elección de los objetos digitales para el aprendizaje. La práctica que originó este trabajo fue realizada en el Colegio de Aplicación de la UFRGS, en el segundo semestre del año 2007 con un grupo de estudiantes de entre 11 y 13 años, siendo que el grupo estaba compuesto de forma mixta por estudiantes de la 5ª y 6ª series. Durante 19 encuentros, se desarrollaron temas relativos a conceptos de simetría, ángulos, polígonos, relaciones entre ángulos y polígonos, entre otros. El estudio posterior a la práctica consistió en un análisis detallado de la práctica en si y del material producido por los alumnos, con el objetivo de identificar posibles relaciones entre los objetos digitales para el aprendizaje y los conceptos construidos por los alumnos.application/pdfporObjetos de aprendizagemAmbiente de aprendizagem : Ambiente virtualGeometria : 1. GrauUso de objetos digitais de aprendizagem na constituição de conceitos de geometria plana e na constituição da percepção espacialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2009Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000728040.pdf000728040.pdfTexto completoapplication/pdf2008993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18216/1/000728040.pdfa1225ee95588f31effbe28827696c003MD51TEXT000728040.pdf.txt000728040.pdf.txtExtracted Texttext/plain89341http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18216/2/000728040.pdf.txt2533fe87c947d973bb9ca7e3a6d9601aMD52THUMBNAIL000728040.pdf.jpg000728040.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1038http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18216/3/000728040.pdf.jpg9fa4eef6bed61b6f55e3926eb7bc9c1cMD5310183/182162018-10-10 08:31:13.656oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18216Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:31:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso de objetos digitais de aprendizagem na constituição de conceitos de geometria plana e na constituição da percepção espacial
title Uso de objetos digitais de aprendizagem na constituição de conceitos de geometria plana e na constituição da percepção espacial
spellingShingle Uso de objetos digitais de aprendizagem na constituição de conceitos de geometria plana e na constituição da percepção espacial
Silva, Milena Wollmann da
Objetos de aprendizagem
Ambiente de aprendizagem : Ambiente virtual
Geometria : 1. Grau
title_short Uso de objetos digitais de aprendizagem na constituição de conceitos de geometria plana e na constituição da percepção espacial
title_full Uso de objetos digitais de aprendizagem na constituição de conceitos de geometria plana e na constituição da percepção espacial
title_fullStr Uso de objetos digitais de aprendizagem na constituição de conceitos de geometria plana e na constituição da percepção espacial
title_full_unstemmed Uso de objetos digitais de aprendizagem na constituição de conceitos de geometria plana e na constituição da percepção espacial
title_sort Uso de objetos digitais de aprendizagem na constituição de conceitos de geometria plana e na constituição da percepção espacial
author Silva, Milena Wollmann da
author_facet Silva, Milena Wollmann da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Milena Wollmann da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Objetos de aprendizagem
Ambiente de aprendizagem : Ambiente virtual
Geometria : 1. Grau
topic Objetos de aprendizagem
Ambiente de aprendizagem : Ambiente virtual
Geometria : 1. Grau
description Este trabalho tem como objetivo estudar o uso de objetos digitais de aprendizagem como apoio na aquisição de conceitos de geometria euclidiana plana e no desenvolvimento da representação e visualização espacial. Como fundamentos teóricos trabalhamos com Kurt Lovell, no que toca ao desenvolvimento cognitivo, com o modelo de Van Hiele para o desenvolvimento do pensamento geométrico, como metodologia de ensino-aprendizagem, e o trabalho de David Wiley como norteador do uso e da escolha dos objetos digitais de aprendizagem. A prática que originou este trabalho foi realizada no Colégio de Aplicação da UFRGS, no segundo semestre do ano de 2007, com um grupo de estudantes na faixa etária de 11 a 13 anos, sendo que o grupo era composto de forma mista por estudantes da 5ª série e 6ªsérie. Durante 19 encontros, foram desenvolvidos temas relativos a conceitos de simetria, ângulos, polígonos, relações entre ângulos e polígonos, dentre outros. O estudo posterior a prática consistiu em uma análise detalhada da prática em si e do material produzido pelos alunos, com objetivo de identificar possíveis relações entre o objetos digitais de aprendizagem e os conceitos construídos pelos alunos.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-01-07T04:15:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18216
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000728040
url http://hdl.handle.net/10183/18216
identifier_str_mv 000728040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18216/1/000728040.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18216/2/000728040.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18216/3/000728040.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a1225ee95588f31effbe28827696c003
2533fe87c947d973bb9ca7e3a6d9601a
9fa4eef6bed61b6f55e3926eb7bc9c1c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224389389189120