SIGMA : Sistema de gestão e acompanhamento móvel de alunos portadores de necessidades educacionais especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Atila Rocha da Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198601
Resumo: Há alguns anos o Brasil possui uma Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, onde as escolas devem oferecer infraestrutura e profissionais especializados para acompanhar e atender esses alunos - o chamado Atendimento Educacional Especializado. Dentro desse contexto, em especial nas Escolas de Ensino Fundamental do Município de Porto Alegre, salas de recursos foram implantadas para auxiliar esses profissionais. O propósito deste trabalho é a realização de um sistema de auxílio para os professores de salas de recursos em Escolas do Ensino Fundamental, focado em uma aplicação móvel para a plataforma iOS, de modo a explorar as capacidades de dispositivos móveis modernos com o intuito de agilizar o fluxo de trabalho do professor ao mesmo tempo em que oferece garantias de segurança para os dados de seus alunos. Neste documento são descritas e analisadas as técnicas utilizadas durante o processo de desenvolvimento dessa aplicação e suas interfaces. O aplicativo resultante foi utilizado por professores, os quais o avaliaram através do System Usability Scale, onde atingiu uma marca de 88,3 pontos, demonstrando que o sistema tem boa usabilidade ao executar as tarefas e requisitos propostos.
id UFRGS-2_0b22810adbe0d0d1635927a6753e9963
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198601
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Atila Rocha da CostaWives, Leandro KrugSantos Junior, Francisco Dutra dos2019-08-29T02:35:11Z2019http://hdl.handle.net/10183/198601001098442Há alguns anos o Brasil possui uma Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, onde as escolas devem oferecer infraestrutura e profissionais especializados para acompanhar e atender esses alunos - o chamado Atendimento Educacional Especializado. Dentro desse contexto, em especial nas Escolas de Ensino Fundamental do Município de Porto Alegre, salas de recursos foram implantadas para auxiliar esses profissionais. O propósito deste trabalho é a realização de um sistema de auxílio para os professores de salas de recursos em Escolas do Ensino Fundamental, focado em uma aplicação móvel para a plataforma iOS, de modo a explorar as capacidades de dispositivos móveis modernos com o intuito de agilizar o fluxo de trabalho do professor ao mesmo tempo em que oferece garantias de segurança para os dados de seus alunos. Neste documento são descritas e analisadas as técnicas utilizadas durante o processo de desenvolvimento dessa aplicação e suas interfaces. O aplicativo resultante foi utilizado por professores, os quais o avaliaram através do System Usability Scale, onde atingiu uma marca de 88,3 pontos, demonstrando que o sistema tem boa usabilidade ao executar as tarefas e requisitos propostos.A few years ago, Brazil established a National Policy on Special Education in the perspective of Inclusive Education, where schools must offer infrastructure and specialized professionals to accompany and attend these students - the so-called Specialized Educational Assistance. Within this context, in particular, the Elementary Schools of Porto Alegre, resource rooms were set up to assist these professionals. The purpose of this work is the realization of a helper system for the teacher of resource rooms, focused on a mobile application to explore the capabilities of mobile devices, securely streamlining the teachers’ workflow, maintaining students’ data private. In this document, the techniques used during the development process of this application and its interfaces are described and analyzed. The resulting application was used by teachers, who evaluated it through the System Usability Scale, where it reached a mark of 88.3 points, demonstrating that the system has good usability in performing the proposed tasks and requirements.application/pdfporBanco : DadosSistemas : InformaçãoMobile ApplicationiOSSoftware EngineeringSIGMA : Sistema de gestão e acompanhamento móvel de alunos portadores de necessidades educacionais especiaisSIGMA: Management System for Students with Special Educational Needsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPorto Alegre, BR-RS2019Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098442.pdf.txt001098442.pdf.txtExtracted Texttext/plain104266http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198601/2/001098442.pdf.txt043d38b8eb240daf8f28a29708b1fb06MD52ORIGINAL001098442.pdfTexto completoapplication/pdf4514588http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198601/1/001098442.pdf16bab1af4dab4cf453df5fb32fc62d45MD5110183/1986012019-08-30 02:35:31.634996oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198601Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-30T05:35:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv SIGMA : Sistema de gestão e acompanhamento móvel de alunos portadores de necessidades educacionais especiais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv SIGMA: Management System for Students with Special Educational Needs
title SIGMA : Sistema de gestão e acompanhamento móvel de alunos portadores de necessidades educacionais especiais
spellingShingle SIGMA : Sistema de gestão e acompanhamento móvel de alunos portadores de necessidades educacionais especiais
Silva, Atila Rocha da Costa
Banco : Dados
Sistemas : Informação
Mobile Application
iOS
Software Engineering
title_short SIGMA : Sistema de gestão e acompanhamento móvel de alunos portadores de necessidades educacionais especiais
title_full SIGMA : Sistema de gestão e acompanhamento móvel de alunos portadores de necessidades educacionais especiais
title_fullStr SIGMA : Sistema de gestão e acompanhamento móvel de alunos portadores de necessidades educacionais especiais
title_full_unstemmed SIGMA : Sistema de gestão e acompanhamento móvel de alunos portadores de necessidades educacionais especiais
title_sort SIGMA : Sistema de gestão e acompanhamento móvel de alunos portadores de necessidades educacionais especiais
author Silva, Atila Rocha da Costa
author_facet Silva, Atila Rocha da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Atila Rocha da Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wives, Leandro Krug
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Santos Junior, Francisco Dutra dos
contributor_str_mv Wives, Leandro Krug
Santos Junior, Francisco Dutra dos
dc.subject.por.fl_str_mv Banco : Dados
Sistemas : Informação
topic Banco : Dados
Sistemas : Informação
Mobile Application
iOS
Software Engineering
dc.subject.eng.fl_str_mv Mobile Application
iOS
Software Engineering
description Há alguns anos o Brasil possui uma Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, onde as escolas devem oferecer infraestrutura e profissionais especializados para acompanhar e atender esses alunos - o chamado Atendimento Educacional Especializado. Dentro desse contexto, em especial nas Escolas de Ensino Fundamental do Município de Porto Alegre, salas de recursos foram implantadas para auxiliar esses profissionais. O propósito deste trabalho é a realização de um sistema de auxílio para os professores de salas de recursos em Escolas do Ensino Fundamental, focado em uma aplicação móvel para a plataforma iOS, de modo a explorar as capacidades de dispositivos móveis modernos com o intuito de agilizar o fluxo de trabalho do professor ao mesmo tempo em que oferece garantias de segurança para os dados de seus alunos. Neste documento são descritas e analisadas as técnicas utilizadas durante o processo de desenvolvimento dessa aplicação e suas interfaces. O aplicativo resultante foi utilizado por professores, os quais o avaliaram através do System Usability Scale, onde atingiu uma marca de 88,3 pontos, demonstrando que o sistema tem boa usabilidade ao executar as tarefas e requisitos propostos.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-29T02:35:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/198601
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001098442
url http://hdl.handle.net/10183/198601
identifier_str_mv 001098442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198601/2/001098442.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198601/1/001098442.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 043d38b8eb240daf8f28a29708b1fb06
16bab1af4dab4cf453df5fb32fc62d45
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447248473948160