Efeitos de um programa educativo ambulatorial em pacientes com asma não controlada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Carmen Denise Borba
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pereira, Rosemary Ricarda Petrik, Dalcin, Paulo de Tarso Roth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129097
Resumo: Avaliar os efeitos de um programa educativo ambulatorial em pacientes com asma não controlada. Métodos: Estudo não controlado, avaliando uma intervenção educacional e envolvendo pacientes com idade ≥ 14 anos com asma não controlada. Os participantes responderam a um questionário para avaliar o grau de controle da asma, a qualidade de vida e a técnica inalatória e foram submetidos a testes de função pulmonar. A seguir, participaram do programa educativo, que consistia de uma sessão inicial de 45 min e de entrevistas telefônicas em duas, quatro e oito semanas. Os participantes foram reavaliados após três meses. Resultados: Completaram o estudo 63 pacientes. Houve melhora significativa no grau de controle da asma (p < 0,001). Dos 63 pacientes, 28 (44,4%) e 6 (9,5%) passaram a apresentar asma parcialmente controlada e controlada, respectivamente. Antes e depois a intervenção educacional, a média de VEF1 foi, respectivamente, 63,0 ± 20,0% do previsto e 68,5 ± 21,2% do previsto (p = 0,002), e todos os escores de qualidade de vida melhoraram (p < 0,05 para todos). O mesmo ocorreu com a proporção de pacientes com técnica inalatória adequada no uso de inalador pressurizado (15,4% vs. 46,2%; p = 0,02) e de dispositivo de pó (21,3% vs. 76,6%; p < 0,001). A análise de regressão logística identificou que a técnica inalatória incorreta na primeira avaliação estava independentemente associada com a resposta favorável à intervenção educativa. Conclusões: Este estudo sugere que um programa educativo ambulatorial resultou em uma melhora no grau de controle da asma, na função pulmonar e na qualidade de vida. A técnica inalatória incorreta na avaliação inicial foi preditora da resposta favorável à intervenção educativa.
id UFRGS-2_0b23374e903d06191c33b51e278c6f34
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129097
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Carmen Denise BorbaPereira, Rosemary Ricarda PetrikDalcin, Paulo de Tarso Roth2015-11-09T16:25:18Z20131806-3713http://hdl.handle.net/10183/129097000903482Avaliar os efeitos de um programa educativo ambulatorial em pacientes com asma não controlada. Métodos: Estudo não controlado, avaliando uma intervenção educacional e envolvendo pacientes com idade ≥ 14 anos com asma não controlada. Os participantes responderam a um questionário para avaliar o grau de controle da asma, a qualidade de vida e a técnica inalatória e foram submetidos a testes de função pulmonar. A seguir, participaram do programa educativo, que consistia de uma sessão inicial de 45 min e de entrevistas telefônicas em duas, quatro e oito semanas. Os participantes foram reavaliados após três meses. Resultados: Completaram o estudo 63 pacientes. Houve melhora significativa no grau de controle da asma (p < 0,001). Dos 63 pacientes, 28 (44,4%) e 6 (9,5%) passaram a apresentar asma parcialmente controlada e controlada, respectivamente. Antes e depois a intervenção educacional, a média de VEF1 foi, respectivamente, 63,0 ± 20,0% do previsto e 68,5 ± 21,2% do previsto (p = 0,002), e todos os escores de qualidade de vida melhoraram (p < 0,05 para todos). O mesmo ocorreu com a proporção de pacientes com técnica inalatória adequada no uso de inalador pressurizado (15,4% vs. 46,2%; p = 0,02) e de dispositivo de pó (21,3% vs. 76,6%; p < 0,001). A análise de regressão logística identificou que a técnica inalatória incorreta na primeira avaliação estava independentemente associada com a resposta favorável à intervenção educativa. Conclusões: Este estudo sugere que um programa educativo ambulatorial resultou em uma melhora no grau de controle da asma, na função pulmonar e na qualidade de vida. A técnica inalatória incorreta na avaliação inicial foi preditora da resposta favorável à intervenção educativa.To evaluate the effects of an outpatient education program in patients with uncontrolled asthma. Methods: This was an uncontrolled study evaluating an educational intervention and involving patients with uncontrolled asthma ≥ 14 years of age. The participants completed a questionnaire designed to assess the level of asthma control, the inhalation technique, and quality of life. All of the patients underwent pulmonary function testing, after which they participated in an education program consisting of one 45-min face-to-face session, followed by phone interviews at two, four, and eight weeks. The participants were reevaluated after three months. Results: Sixty-three patients completed the study. There was a significant improvement in the level of asthma control (p < 0.001). Of the 63 patients, 28 (44.4%) and 6 (9.5%) were classified as having partially controlled asthma and controlled asthma, respectively. The mean FEV1 was 63.0 ± 20.0% and 68.5 ± 21.2% of the predicted value prior to and after the educational intervention, respectively (p = 0.002), and all of the quality of life scores improved (p < 0.05 for all). The same was true for the proportion of patients prior to and after the educational intervention using the proper inhalation technique when using metered dose inhalers (15.4% vs. 46.2%; p = 0.02) and dry powder inhalers (21.3% vs. 76.6%; p < 0.001). The logistic regression analysis revealed that an incorrect inhalation technique identified during the first evaluation was independently associated with a favorable response to the educational intervention. Conclusions: This study suggests that an outpatient education program for asthma patients improves the level of asthma control, lung function parameters, and quality of life. An incorrect inhalation technique identified during the first evaluation was predictive of a favorable response to the educational intervention.application/pdfporJornal brasileiro de pneumologia. Brasília. Vol. 329, n. 3 (maio/jun. 2013), p. 272-279.AsmaAmbulatory careHealth educationRespiratory function testsQuality of lifeAsthma/prevention and controlEfeitos de um programa educativo ambulatorial em pacientes com asma não controladaEffects of an outpatient education program in patients with uncontrolled asthma info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000903482.pdf.txt000903482.pdf.txtExtracted Texttext/plain36775http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129097/3/000903482.pdf.txt3a008633229f444f840ada62bb81744aMD53000903482-02.pdf.txt000903482-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain36142http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129097/4/000903482-02.pdf.txta7016c002750f0c80b61f4180902c7a0MD54ORIGINAL000903482.pdf000903482.pdfTexto completoapplication/pdf264845http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129097/1/000903482.pdf96510ec630b7907eb726ca06db13f19cMD51000903482-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf188756http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129097/2/000903482-02.pdf24fa53606c1fa94e2151e96349bb1952MD5210183/1290972023-06-09 03:23:33.812889oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129097Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-09T06:23:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efeitos de um programa educativo ambulatorial em pacientes com asma não controlada
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Effects of an outpatient education program in patients with uncontrolled asthma
title Efeitos de um programa educativo ambulatorial em pacientes com asma não controlada
spellingShingle Efeitos de um programa educativo ambulatorial em pacientes com asma não controlada
Rodrigues, Carmen Denise Borba
Asma
Ambulatory care
Health education
Respiratory function tests
Quality of life
Asthma/prevention and control
title_short Efeitos de um programa educativo ambulatorial em pacientes com asma não controlada
title_full Efeitos de um programa educativo ambulatorial em pacientes com asma não controlada
title_fullStr Efeitos de um programa educativo ambulatorial em pacientes com asma não controlada
title_full_unstemmed Efeitos de um programa educativo ambulatorial em pacientes com asma não controlada
title_sort Efeitos de um programa educativo ambulatorial em pacientes com asma não controlada
author Rodrigues, Carmen Denise Borba
author_facet Rodrigues, Carmen Denise Borba
Pereira, Rosemary Ricarda Petrik
Dalcin, Paulo de Tarso Roth
author_role author
author2 Pereira, Rosemary Ricarda Petrik
Dalcin, Paulo de Tarso Roth
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Carmen Denise Borba
Pereira, Rosemary Ricarda Petrik
Dalcin, Paulo de Tarso Roth
dc.subject.por.fl_str_mv Asma
topic Asma
Ambulatory care
Health education
Respiratory function tests
Quality of life
Asthma/prevention and control
dc.subject.eng.fl_str_mv Ambulatory care
Health education
Respiratory function tests
Quality of life
Asthma/prevention and control
description Avaliar os efeitos de um programa educativo ambulatorial em pacientes com asma não controlada. Métodos: Estudo não controlado, avaliando uma intervenção educacional e envolvendo pacientes com idade ≥ 14 anos com asma não controlada. Os participantes responderam a um questionário para avaliar o grau de controle da asma, a qualidade de vida e a técnica inalatória e foram submetidos a testes de função pulmonar. A seguir, participaram do programa educativo, que consistia de uma sessão inicial de 45 min e de entrevistas telefônicas em duas, quatro e oito semanas. Os participantes foram reavaliados após três meses. Resultados: Completaram o estudo 63 pacientes. Houve melhora significativa no grau de controle da asma (p < 0,001). Dos 63 pacientes, 28 (44,4%) e 6 (9,5%) passaram a apresentar asma parcialmente controlada e controlada, respectivamente. Antes e depois a intervenção educacional, a média de VEF1 foi, respectivamente, 63,0 ± 20,0% do previsto e 68,5 ± 21,2% do previsto (p = 0,002), e todos os escores de qualidade de vida melhoraram (p < 0,05 para todos). O mesmo ocorreu com a proporção de pacientes com técnica inalatória adequada no uso de inalador pressurizado (15,4% vs. 46,2%; p = 0,02) e de dispositivo de pó (21,3% vs. 76,6%; p < 0,001). A análise de regressão logística identificou que a técnica inalatória incorreta na primeira avaliação estava independentemente associada com a resposta favorável à intervenção educativa. Conclusões: Este estudo sugere que um programa educativo ambulatorial resultou em uma melhora no grau de controle da asma, na função pulmonar e na qualidade de vida. A técnica inalatória incorreta na avaliação inicial foi preditora da resposta favorável à intervenção educativa.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-09T16:25:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/129097
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-3713
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000903482
identifier_str_mv 1806-3713
000903482
url http://hdl.handle.net/10183/129097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Jornal brasileiro de pneumologia. Brasília. Vol. 329, n. 3 (maio/jun. 2013), p. 272-279.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129097/3/000903482.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129097/4/000903482-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129097/1/000903482.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129097/2/000903482-02.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3a008633229f444f840ada62bb81744a
a7016c002750f0c80b61f4180902c7a0
96510ec630b7907eb726ca06db13f19c
24fa53606c1fa94e2151e96349bb1952
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447600771366912