Diferenciação de produtos em um duopólio utilizando a teoria do consumidor de Lancaster

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juchem Neto, João Plínio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263655
Resumo: Neste artigo propomos uma parametrizaçãopara as características dos produtos em um modelo dediferenciação de produtos de Lancaster com dois bens e duas características, a fim de estudar o impacto do grau de diferenciação dos produtos no equilíbrio de um duopólio de Cournot. Obtemos o equilíbrio de Cournot do modelo analiticamente e as curvas de reação das firmas numericamente. Quando os custos marginais das firmas são iguais ou próximos, mostramos que quanto mais diferenciados são os produtos, menores são as quantidadese maiores os preços e lucros auferidosno equilíbriopara as duas firmas; quando uma firma apresenta custo marginal positivo muito menor do que a sua concorrente, o lucro da firma mais competitiva, que domina o mercado, é maior quanto mais semelhantes forem os produtos, enquanto que para a firma com menor fatia de mercado ocorre o oposto; por fim, se uma das firmas apresenta custo marginal nuloea outra não, a firma mais competitiva expulsa a menos competitiva do mercado, situação na qual o seu lucro se torna independente das características do produto.
id UFRGS-2_0b43de46c29ca4399a64e9dcdddc0dca
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263655
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Juchem Neto, João Plínio2023-08-16T03:33:44Z20232764-1392http://hdl.handle.net/10183/263655001172570Neste artigo propomos uma parametrizaçãopara as características dos produtos em um modelo dediferenciação de produtos de Lancaster com dois bens e duas características, a fim de estudar o impacto do grau de diferenciação dos produtos no equilíbrio de um duopólio de Cournot. Obtemos o equilíbrio de Cournot do modelo analiticamente e as curvas de reação das firmas numericamente. Quando os custos marginais das firmas são iguais ou próximos, mostramos que quanto mais diferenciados são os produtos, menores são as quantidadese maiores os preços e lucros auferidosno equilíbriopara as duas firmas; quando uma firma apresenta custo marginal positivo muito menor do que a sua concorrente, o lucro da firma mais competitiva, que domina o mercado, é maior quanto mais semelhantes forem os produtos, enquanto que para a firma com menor fatia de mercado ocorre o oposto; por fim, se uma das firmas apresenta custo marginal nuloea outra não, a firma mais competitiva expulsa a menos competitiva do mercado, situação na qual o seu lucro se torna independente das características do produto.In this paper we propose aparametrization for the characteristics of products in a Lancaster model of product differentiation with two goods and two characteristics, in order tostudy the impact of product differentiation in a Cournot duopoly equilibrium. We obtain the Cournot equilibriumof the model analytically, and the firm’s best response curves numerically. Whenboth firms have equal or similar marginal costs, more differentiated products imply in lower quantities, and higher pricesand profits in the equilibrium for bothfirms; when both firms present a greater disparity in terms of positive marginal costs, less differentiated products imply in higher profits for the most competitive firm, the opposite happening with the less competitive one; finally, if one firm have zero marginal cost, it expels its less competitive competitor from the market, and its profits becomesindependent from the characteristics of the product.application/pdfporInforme Econômico (UFPI). Teresina, PI: UFPI. Vol. 46, n. 1 (jan./jun. 2023), 4-22MicroeconomiaOrganização industrialCustoIndustrial organizationMicroeconomicsCournot duopolyProduct differentiationLancaster’sconsumer theoryDiferenciação de produtos em um duopólio utilizando a teoria do consumidor de LancasterProduct differentiation in a duopoly using Lancaster’s consumer theory info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172570.pdf.txt001172570.pdf.txtExtracted Texttext/plain43913http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263655/2/001172570.pdf.txt518e5dd8865ca324b23040e31bab7845MD52ORIGINAL001172570.pdfTexto completoapplication/pdf856165http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263655/1/001172570.pdfaf207ef0cd84078469da7b38645531bbMD5110183/2636552023-08-17 03:36:44.624549oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263655Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-17T06:36:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diferenciação de produtos em um duopólio utilizando a teoria do consumidor de Lancaster
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Product differentiation in a duopoly using Lancaster’s consumer theory
title Diferenciação de produtos em um duopólio utilizando a teoria do consumidor de Lancaster
spellingShingle Diferenciação de produtos em um duopólio utilizando a teoria do consumidor de Lancaster
Juchem Neto, João Plínio
Microeconomia
Organização industrial
Custo
Industrial organization
Microeconomics
Cournot duopoly
Product differentiation
Lancaster’sconsumer theory
title_short Diferenciação de produtos em um duopólio utilizando a teoria do consumidor de Lancaster
title_full Diferenciação de produtos em um duopólio utilizando a teoria do consumidor de Lancaster
title_fullStr Diferenciação de produtos em um duopólio utilizando a teoria do consumidor de Lancaster
title_full_unstemmed Diferenciação de produtos em um duopólio utilizando a teoria do consumidor de Lancaster
title_sort Diferenciação de produtos em um duopólio utilizando a teoria do consumidor de Lancaster
author Juchem Neto, João Plínio
author_facet Juchem Neto, João Plínio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Juchem Neto, João Plínio
dc.subject.por.fl_str_mv Microeconomia
Organização industrial
Custo
topic Microeconomia
Organização industrial
Custo
Industrial organization
Microeconomics
Cournot duopoly
Product differentiation
Lancaster’sconsumer theory
dc.subject.eng.fl_str_mv Industrial organization
Microeconomics
Cournot duopoly
Product differentiation
Lancaster’sconsumer theory
description Neste artigo propomos uma parametrizaçãopara as características dos produtos em um modelo dediferenciação de produtos de Lancaster com dois bens e duas características, a fim de estudar o impacto do grau de diferenciação dos produtos no equilíbrio de um duopólio de Cournot. Obtemos o equilíbrio de Cournot do modelo analiticamente e as curvas de reação das firmas numericamente. Quando os custos marginais das firmas são iguais ou próximos, mostramos que quanto mais diferenciados são os produtos, menores são as quantidadese maiores os preços e lucros auferidosno equilíbriopara as duas firmas; quando uma firma apresenta custo marginal positivo muito menor do que a sua concorrente, o lucro da firma mais competitiva, que domina o mercado, é maior quanto mais semelhantes forem os produtos, enquanto que para a firma com menor fatia de mercado ocorre o oposto; por fim, se uma das firmas apresenta custo marginal nuloea outra não, a firma mais competitiva expulsa a menos competitiva do mercado, situação na qual o seu lucro se torna independente das características do produto.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-16T03:33:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/263655
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2764-1392
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172570
identifier_str_mv 2764-1392
001172570
url http://hdl.handle.net/10183/263655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Informe Econômico (UFPI). Teresina, PI: UFPI. Vol. 46, n. 1 (jan./jun. 2023), 4-22
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263655/2/001172570.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263655/1/001172570.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 518e5dd8865ca324b23040e31bab7845
af207ef0cd84078469da7b38645531bb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225096529969152