Diferenciação de produtos em um duopólio utilizando a teoria do consumidor de Lancaster
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/263655 |
Resumo: | Neste artigo propomos uma parametrizaçãopara as características dos produtos em um modelo dediferenciação de produtos de Lancaster com dois bens e duas características, a fim de estudar o impacto do grau de diferenciação dos produtos no equilíbrio de um duopólio de Cournot. Obtemos o equilíbrio de Cournot do modelo analiticamente e as curvas de reação das firmas numericamente. Quando os custos marginais das firmas são iguais ou próximos, mostramos que quanto mais diferenciados são os produtos, menores são as quantidadese maiores os preços e lucros auferidosno equilíbriopara as duas firmas; quando uma firma apresenta custo marginal positivo muito menor do que a sua concorrente, o lucro da firma mais competitiva, que domina o mercado, é maior quanto mais semelhantes forem os produtos, enquanto que para a firma com menor fatia de mercado ocorre o oposto; por fim, se uma das firmas apresenta custo marginal nuloea outra não, a firma mais competitiva expulsa a menos competitiva do mercado, situação na qual o seu lucro se torna independente das características do produto. |
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Juchem Neto, João Plínio2023-08-16T03:33:44Z20232764-1392http://hdl.handle.net/10183/263655001172570Neste artigo propomos uma parametrizaçãopara as características dos produtos em um modelo dediferenciação de produtos de Lancaster com dois bens e duas características, a fim de estudar o impacto do grau de diferenciação dos produtos no equilíbrio de um duopólio de Cournot. Obtemos o equilíbrio de Cournot do modelo analiticamente e as curvas de reação das firmas numericamente. Quando os custos marginais das firmas são iguais ou próximos, mostramos que quanto mais diferenciados são os produtos, menores são as quantidadese maiores os preços e lucros auferidosno equilíbriopara as duas firmas; quando uma firma apresenta custo marginal positivo muito menor do que a sua concorrente, o lucro da firma mais competitiva, que domina o mercado, é maior quanto mais semelhantes forem os produtos, enquanto que para a firma com menor fatia de mercado ocorre o oposto; por fim, se uma das firmas apresenta custo marginal nuloea outra não, a firma mais competitiva expulsa a menos competitiva do mercado, situação na qual o seu lucro se torna independente das características do produto.In this paper we propose aparametrization for the characteristics of products in a Lancaster model of product differentiation with two goods and two characteristics, in order tostudy the impact of product differentiation in a Cournot duopoly equilibrium. We obtain the Cournot equilibriumof the model analytically, and the firm’s best response curves numerically. Whenboth firms have equal or similar marginal costs, more differentiated products imply in lower quantities, and higher pricesand profits in the equilibrium for bothfirms; when both firms present a greater disparity in terms of positive marginal costs, less differentiated products imply in higher profits for the most competitive firm, the opposite happening with the less competitive one; finally, if one firm have zero marginal cost, it expels its less competitive competitor from the market, and its profits becomesindependent from the characteristics of the product.application/pdfporInforme Econômico (UFPI). Teresina, PI: UFPI. Vol. 46, n. 1 (jan./jun. 2023), 4-22MicroeconomiaOrganização industrialCustoIndustrial organizationMicroeconomicsCournot duopolyProduct differentiationLancaster’sconsumer theoryDiferenciação de produtos em um duopólio utilizando a teoria do consumidor de LancasterProduct differentiation in a duopoly using Lancaster’s consumer theory info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172570.pdf.txt001172570.pdf.txtExtracted Texttext/plain43913http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263655/2/001172570.pdf.txt518e5dd8865ca324b23040e31bab7845MD52ORIGINAL001172570.pdfTexto completoapplication/pdf856165http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263655/1/001172570.pdfaf207ef0cd84078469da7b38645531bbMD5110183/2636552023-08-17 03:36:44.624549oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263655Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-17T06:36:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Neste artigo propomos uma parametrizaçãopara as características dos produtos em um modelo dediferenciação de produtos de Lancaster com dois bens e duas características, a fim de estudar o impacto do grau de diferenciação dos produtos no equilíbrio de um duopólio de Cournot. Obtemos o equilíbrio de Cournot do modelo analiticamente e as curvas de reação das firmas numericamente. Quando os custos marginais das firmas são iguais ou próximos, mostramos que quanto mais diferenciados são os produtos, menores são as quantidadese maiores os preços e lucros auferidosno equilíbriopara as duas firmas; quando uma firma apresenta custo marginal positivo muito menor do que a sua concorrente, o lucro da firma mais competitiva, que domina o mercado, é maior quanto mais semelhantes forem os produtos, enquanto que para a firma com menor fatia de mercado ocorre o oposto; por fim, se uma das firmas apresenta custo marginal nuloea outra não, a firma mais competitiva expulsa a menos competitiva do mercado, situação na qual o seu lucro se torna independente das características do produto. |
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