Aquisição fonológica em pré-escolares e deficiência de ferro : um estudo populacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Maristela Cavalheiro Tamborindeguy
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Azevedo, Milene Urrutia de, França, Marcio Pezzini, Daudt, Liane Esteves, Riesgo, Rudimar dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226191
Resumo: Introdução – Esta pesquisa teve o objetivo de analisar a aquisição fonológica e sua relação com dados demográficos e a deficiência de ferro em pré-escolares da cidade de Vicente Dutra-RS. Método – Foi realizado estudo transversal, utilizando dados de hemograma (hemoglobina, ferritina e saturação transferrina) e dados sobre a aquisição da linguagem oral e da escrita numa população de 51 crianças (26 meninas, 51%), com 5,3±0,3 anos de idade. Resultados – Não foi encontrada associação da deficiência de ferro com aquisição da linguagem oral e escrita. Contudo, foi observada associação entre as variáveis aquisição fonológica e hipótese de escrita (valor sonoro), p=0,006, e aquisição fonológica e desvios fonéticos (p=0,012). Conclusões – Os dados encontrados nesta pesquisa transversal não sugerem relação entre linguagem e deficiência de ferro; contudo, amostras maiores em estudos longitudinais seriam interessantes para melhor compreensão dos achados
id UFRGS-2_0b56615ea83ddbd3ffc32ccd136556f4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226191
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling França, Maristela Cavalheiro TamborindeguyAzevedo, Milene Urrutia deFrança, Marcio PezziniDaudt, Liane EstevesRiesgo, Rudimar dos Santos2021-08-26T04:09:47Z20190102-762Xhttp://hdl.handle.net/10183/226191001113685Introdução – Esta pesquisa teve o objetivo de analisar a aquisição fonológica e sua relação com dados demográficos e a deficiência de ferro em pré-escolares da cidade de Vicente Dutra-RS. Método – Foi realizado estudo transversal, utilizando dados de hemograma (hemoglobina, ferritina e saturação transferrina) e dados sobre a aquisição da linguagem oral e da escrita numa população de 51 crianças (26 meninas, 51%), com 5,3±0,3 anos de idade. Resultados – Não foi encontrada associação da deficiência de ferro com aquisição da linguagem oral e escrita. Contudo, foi observada associação entre as variáveis aquisição fonológica e hipótese de escrita (valor sonoro), p=0,006, e aquisição fonológica e desvios fonéticos (p=0,012). Conclusões – Os dados encontrados nesta pesquisa transversal não sugerem relação entre linguagem e deficiência de ferro; contudo, amostras maiores em estudos longitudinais seriam interessantes para melhor compreensão dos achadosIntroduction - This research aimed to analyze the phonological acquisition and its relationship with demographic data and iron deficiency in preschool children from Vicente Dutra-RS. Method - It was performed a cross-sectional study, using hemogram data (hemoglobin, ferritin and transferrin saturation), and data on acquisition of oral and written language in a population of 51 children (26 girls, 51%), with 5.3±0.3 years of age. Results - It was not found an association between iron deficiency and acquisition of oral and written language. However, it was observed an association between the variables phonological acquisition and chance of writing (value), p = 0.006, and phonological acquisition and phonetic deviations (p = 0.012). Conclusions - The data found in this cross-sectional research do not suggest a relationship between language and iron deficiency; however, larger samples in longitudinal studies would be interesting for a better understanding of the findingsIntroducción - Esta investigación tuvo el objetivo de analizar la adquisición fonológica y su relación con datos demográficos y la deficiencia de hierro en preescolares de la ciudad de Vicente Dutra-RS. Método – Se realizó un estudio transversal, utilizando datos de hemograma (hemoglobina, ferritina y saturación transferrina) y datos sobre la adquisición del lenguaje oral y de la escritura en una población de 51 niños (26 niñas, 51%), con 5,3 ± 0, 3 años de edad. Resultados - No se encontró asociación de la deficiencia de hierro con adquisición del lenguaje oral y escrito. Sin embargo, se observó asociación entre las variables de adquisición fonológica y hipótesis de escritura (valor sonoro), p = 0,006, y adquisición fonológica y desvíos fonéticos (p = 0,012). Conclusiones - Los datos encontrados en esta investigación transversal no sugieren una relación entre el lenguaje y la deficiencia de hierro; sin embargo, muestras más grandes en estudios longitudinales serían interesantes para una mejor comprensión de los hallazgosapplication/pdfporDistúrbios da comunicação. São Paulo. Vol. 31, n. 4 (dez. 2019), p. 549-556Deficiência de ferroLinguagem infantilPré-escolarIron DeficiencyChild LanguageChild, PreschoolDeficiencia de HierroLenguaje InfantilPreescolarAquisição fonológica em pré-escolares e deficiência de ferro : um estudo populacionalPhonological acquisition in pre-school children and iron deficiency : a population study Adquisición fonológica en preescolares y deficiencia de hierro : un estudio populacional info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113685.pdf.txt001113685.pdf.txtExtracted Texttext/plain30321http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226191/3/001113685.pdf.txt17f7be89ea3fe910654a66a804da97eeMD53001113685-02.pdf.txt001113685-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain28815http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226191/4/001113685-02.pdf.txt7c8457c4b26fd4f781208c8093f9ef70MD54ORIGINAL001113685.pdfTexto completoapplication/pdf374695http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226191/1/001113685.pdf529c2927090a4694bc204ce0b5e4cbe7MD51001113685-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf364673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226191/2/001113685-02.pdf93ba15c5038241ffeadc87c616cf3f9cMD5210183/2261912021-09-19 04:35:01.472229oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226191Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:35:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aquisição fonológica em pré-escolares e deficiência de ferro : um estudo populacional
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Phonological acquisition in pre-school children and iron deficiency : a population study
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Adquisición fonológica en preescolares y deficiencia de hierro : un estudio populacional
title Aquisição fonológica em pré-escolares e deficiência de ferro : um estudo populacional
spellingShingle Aquisição fonológica em pré-escolares e deficiência de ferro : um estudo populacional
França, Maristela Cavalheiro Tamborindeguy
Deficiência de ferro
Linguagem infantil
Pré-escolar
Iron Deficiency
Child Language
Child, Preschool
Deficiencia de Hierro
Lenguaje Infantil
Preescolar
title_short Aquisição fonológica em pré-escolares e deficiência de ferro : um estudo populacional
title_full Aquisição fonológica em pré-escolares e deficiência de ferro : um estudo populacional
title_fullStr Aquisição fonológica em pré-escolares e deficiência de ferro : um estudo populacional
title_full_unstemmed Aquisição fonológica em pré-escolares e deficiência de ferro : um estudo populacional
title_sort Aquisição fonológica em pré-escolares e deficiência de ferro : um estudo populacional
author França, Maristela Cavalheiro Tamborindeguy
author_facet França, Maristela Cavalheiro Tamborindeguy
Azevedo, Milene Urrutia de
França, Marcio Pezzini
Daudt, Liane Esteves
Riesgo, Rudimar dos Santos
author_role author
author2 Azevedo, Milene Urrutia de
França, Marcio Pezzini
Daudt, Liane Esteves
Riesgo, Rudimar dos Santos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Maristela Cavalheiro Tamborindeguy
Azevedo, Milene Urrutia de
França, Marcio Pezzini
Daudt, Liane Esteves
Riesgo, Rudimar dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência de ferro
Linguagem infantil
Pré-escolar
topic Deficiência de ferro
Linguagem infantil
Pré-escolar
Iron Deficiency
Child Language
Child, Preschool
Deficiencia de Hierro
Lenguaje Infantil
Preescolar
dc.subject.eng.fl_str_mv Iron Deficiency
Child Language
Child, Preschool
dc.subject.spa.fl_str_mv Deficiencia de Hierro
Lenguaje Infantil
Preescolar
description Introdução – Esta pesquisa teve o objetivo de analisar a aquisição fonológica e sua relação com dados demográficos e a deficiência de ferro em pré-escolares da cidade de Vicente Dutra-RS. Método – Foi realizado estudo transversal, utilizando dados de hemograma (hemoglobina, ferritina e saturação transferrina) e dados sobre a aquisição da linguagem oral e da escrita numa população de 51 crianças (26 meninas, 51%), com 5,3±0,3 anos de idade. Resultados – Não foi encontrada associação da deficiência de ferro com aquisição da linguagem oral e escrita. Contudo, foi observada associação entre as variáveis aquisição fonológica e hipótese de escrita (valor sonoro), p=0,006, e aquisição fonológica e desvios fonéticos (p=0,012). Conclusões – Os dados encontrados nesta pesquisa transversal não sugerem relação entre linguagem e deficiência de ferro; contudo, amostras maiores em estudos longitudinais seriam interessantes para melhor compreensão dos achados
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-26T04:09:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/226191
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-762X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001113685
identifier_str_mv 0102-762X
001113685
url http://hdl.handle.net/10183/226191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Distúrbios da comunicação. São Paulo. Vol. 31, n. 4 (dez. 2019), p. 549-556
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226191/3/001113685.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226191/4/001113685-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226191/1/001113685.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226191/2/001113685-02.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 17f7be89ea3fe910654a66a804da97ee
7c8457c4b26fd4f781208c8093f9ef70
529c2927090a4694bc204ce0b5e4cbe7
93ba15c5038241ffeadc87c616cf3f9c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225033835610112