O professor como oráculo do aluno
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/16120 |
Resumo: | Este trabalho investiga o lugar da palavra do professor no processo de aprendizagem do aluno. Tem como objetivo entender como a presença ou a ausência de uma palavra pode influenciar no fracasso do aluno. As expectativas do professor sobre o desempenho dos alunos podem funcionar como profecias educacionais que se auto-realizam (Rosenthal). É por meio da palavra que estas expectativas são dirigidas aos alunos. Para a realização deste estudo descrevo e discuto momentos ocorridos durante meu estágio, analisando as intervenções da professora titular e algumas produções dos alunos. Este estudo configura-se como uma pesquisa qualitativa que se utiliza de algumas ferramentas de cunho etnográfico. A palavra dos primeiros professores, normalmente, fica marcada em todos os alunos que o autorizaram e acreditaram nele. Isto mostra a importância da fala do professor, que marca para sempre quando colocada como objeto do desejo de saber. O professor é ouvido quando está revestido por seu aluno de uma importância especial, por isso, passa a ter em mãos um grande poder de influência. |
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