O trabalho com grupos como instância de aprendizagem em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/23573 |
Resumo: | Este artigo nos remete a pensar sobre práticas de grupo como tática para promover o aprendizado no âmbito da educação em saúde, além de traçar algumas reflexões acerca do conceito de grupo e suas implicações na aprendizagem. A discussão recai sobre um tipo de assistência no sentido de desenvolver estratégias de educação em saúde, gerando a participação, trocas de experiências e promovendo mudanças positivas no cotidiano vivencial das pessoas envolvidas. Sendo assim, os grupos representam uma alternativa assistencial que necessita ser agregada ao cotidiano profissional, buscando romper com perspectivas unidimensionais de atenção à saúde. |
id |
UFRGS-2_0b872fe043ffe6d9049fd7e4fa1666f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23573 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dall'Agnol, Clarice MariaResta, Darielli GindriZanatta, Elisangela ArgentaSchrank, GuiselaMaffacciolli, Rosana2010-06-08T04:18:15Z20070102-6933http://hdl.handle.net/10183/23573000596933Este artigo nos remete a pensar sobre práticas de grupo como tática para promover o aprendizado no âmbito da educação em saúde, além de traçar algumas reflexões acerca do conceito de grupo e suas implicações na aprendizagem. A discussão recai sobre um tipo de assistência no sentido de desenvolver estratégias de educação em saúde, gerando a participação, trocas de experiências e promovendo mudanças positivas no cotidiano vivencial das pessoas envolvidas. Sendo assim, os grupos representam uma alternativa assistencial que necessita ser agregada ao cotidiano profissional, buscando romper com perspectivas unidimensionais de atenção à saúde.This article discusses group practice as a tactic to promote learning in health education, and the concept of group and its implications on learning. What type of care is needed to develop health education strategies that will generate participation, exchange of experiences, and promote positive changes in the daily life of those involved. It is proposed that groups are a care alternative that needs to be included in the professional daily life, aiming at changing one-dimensional views of health care.Este artículo nos lleva a pensar sobre prácticas de grupo como tácticas para promover el aprendizaje en el ámbito de la educación en salud. Se plantean algunas reflexiones acerca del concepto de grupo y sus implicaciones en el aprendizaje. La discusión recae sobre un tipo de asistencia en el sentido de desarrollar estrategias de educación en salud, generando la participación, los intercambios de experiencias y la promoción de cambios positivos en el día a día de la vivencia de los participantes. De este modo, los grupos representan una alternativa asistencial que necesita añadirse a la práctica cotidiana profesional buscando romper con perspectivas unidimensionales de atención a la salud.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 28, n. 1 (mar. 2007), p. 21-26Educação em saúdeDinâmica de grupoGroup practiceHealth educationLearningPráctica de grupoEducación en saludAprendizajeO trabalho com grupos como instância de aprendizagem em saúdeEl trabajo con grupos como instancia de aprendizaje en el ámbito de la salud Group work to promote learning in health info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000596933.pdf.txt000596933.pdf.txtExtracted Texttext/plain25348http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23573/2/000596933.pdf.txtb8b5b0ffe889187a5ccb376d949d968dMD52ORIGINAL000596933.pdf000596933.pdfTexto completoapplication/pdf30461http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23573/1/000596933.pdf0ae3629e160d0d0dfd2cec11483c72e0MD51THUMBNAIL000596933.pdf.jpg000596933.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1637http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23573/3/000596933.pdf.jpgbd1317d3fe03aacd4badcec2f9d0c63fMD5310183/235732018-10-17 08:13:02.669oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23573Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-17T11:13:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O trabalho com grupos como instância de aprendizagem em saúde |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
El trabajo con grupos como instancia de aprendizaje en el ámbito de la salud |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Group work to promote learning in health |
title |
O trabalho com grupos como instância de aprendizagem em saúde |
spellingShingle |
O trabalho com grupos como instância de aprendizagem em saúde Dall'Agnol, Clarice Maria Educação em saúde Dinâmica de grupo Group practice Health education Learning Práctica de grupo Educación en salud Aprendizaje |
title_short |
O trabalho com grupos como instância de aprendizagem em saúde |
title_full |
O trabalho com grupos como instância de aprendizagem em saúde |
title_fullStr |
O trabalho com grupos como instância de aprendizagem em saúde |
title_full_unstemmed |
O trabalho com grupos como instância de aprendizagem em saúde |
title_sort |
O trabalho com grupos como instância de aprendizagem em saúde |
author |
Dall'Agnol, Clarice Maria |
author_facet |
Dall'Agnol, Clarice Maria Resta, Darielli Gindri Zanatta, Elisangela Argenta Schrank, Guisela Maffacciolli, Rosana |
author_role |
author |
author2 |
Resta, Darielli Gindri Zanatta, Elisangela Argenta Schrank, Guisela Maffacciolli, Rosana |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dall'Agnol, Clarice Maria Resta, Darielli Gindri Zanatta, Elisangela Argenta Schrank, Guisela Maffacciolli, Rosana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Dinâmica de grupo |
topic |
Educação em saúde Dinâmica de grupo Group practice Health education Learning Práctica de grupo Educación en salud Aprendizaje |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Group practice Health education Learning |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Práctica de grupo Educación en salud Aprendizaje |
description |
Este artigo nos remete a pensar sobre práticas de grupo como tática para promover o aprendizado no âmbito da educação em saúde, além de traçar algumas reflexões acerca do conceito de grupo e suas implicações na aprendizagem. A discussão recai sobre um tipo de assistência no sentido de desenvolver estratégias de educação em saúde, gerando a participação, trocas de experiências e promovendo mudanças positivas no cotidiano vivencial das pessoas envolvidas. Sendo assim, os grupos representam uma alternativa assistencial que necessita ser agregada ao cotidiano profissional, buscando romper com perspectivas unidimensionais de atenção à saúde. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-06-08T04:18:15Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/23573 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-6933 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000596933 |
identifier_str_mv |
0102-6933 000596933 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/23573 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 28, n. 1 (mar. 2007), p. 21-26 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23573/2/000596933.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23573/1/000596933.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23573/3/000596933.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b8b5b0ffe889187a5ccb376d949d968d 0ae3629e160d0d0dfd2cec11483c72e0 bd1317d3fe03aacd4badcec2f9d0c63f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724811733893120 |