O trabalho com grupos como instância de aprendizagem em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dall'Agnol, Clarice Maria
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Resta, Darielli Gindri, Zanatta, Elisangela Argenta, Schrank, Guisela, Maffacciolli, Rosana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/23573
Resumo: Este artigo nos remete a pensar sobre práticas de grupo como tática para promover o aprendizado no âmbito da educação em saúde, além de traçar algumas reflexões acerca do conceito de grupo e suas implicações na aprendizagem. A discussão recai sobre um tipo de assistência no sentido de desenvolver estratégias de educação em saúde, gerando a participação, trocas de experiências e promovendo mudanças positivas no cotidiano vivencial das pessoas envolvidas. Sendo assim, os grupos representam uma alternativa assistencial que necessita ser agregada ao cotidiano profissional, buscando romper com perspectivas unidimensionais de atenção à saúde.
id UFRGS-2_0b872fe043ffe6d9049fd7e4fa1666f5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23573
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dall'Agnol, Clarice MariaResta, Darielli GindriZanatta, Elisangela ArgentaSchrank, GuiselaMaffacciolli, Rosana2010-06-08T04:18:15Z20070102-6933http://hdl.handle.net/10183/23573000596933Este artigo nos remete a pensar sobre práticas de grupo como tática para promover o aprendizado no âmbito da educação em saúde, além de traçar algumas reflexões acerca do conceito de grupo e suas implicações na aprendizagem. A discussão recai sobre um tipo de assistência no sentido de desenvolver estratégias de educação em saúde, gerando a participação, trocas de experiências e promovendo mudanças positivas no cotidiano vivencial das pessoas envolvidas. Sendo assim, os grupos representam uma alternativa assistencial que necessita ser agregada ao cotidiano profissional, buscando romper com perspectivas unidimensionais de atenção à saúde.This article discusses group practice as a tactic to promote learning in health education, and the concept of group and its implications on learning. What type of care is needed to develop health education strategies that will generate participation, exchange of experiences, and promote positive changes in the daily life of those involved. It is proposed that groups are a care alternative that needs to be included in the professional daily life, aiming at changing one-dimensional views of health care.Este artículo nos lleva a pensar sobre prácticas de grupo como tácticas para promover el aprendizaje en el ámbito de la educación en salud. Se plantean algunas reflexiones acerca del concepto de grupo y sus implicaciones en el aprendizaje. La discusión recae sobre un tipo de asistencia en el sentido de desarrollar estrategias de educación en salud, generando la participación, los intercambios de experiencias y la promoción de cambios positivos en el día a día de la vivencia de los participantes. De este modo, los grupos representan una alternativa asistencial que necesita añadirse a la práctica cotidiana profesional buscando romper con perspectivas unidimensionales de atención a la salud.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 28, n. 1 (mar. 2007), p. 21-26Educação em saúdeDinâmica de grupoGroup practiceHealth educationLearningPráctica de grupoEducación en saludAprendizajeO trabalho com grupos como instância de aprendizagem em saúdeEl trabajo con grupos como instancia de aprendizaje en el ámbito de la salud Group work to promote learning in health info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000596933.pdf.txt000596933.pdf.txtExtracted Texttext/plain25348http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23573/2/000596933.pdf.txtb8b5b0ffe889187a5ccb376d949d968dMD52ORIGINAL000596933.pdf000596933.pdfTexto completoapplication/pdf30461http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23573/1/000596933.pdf0ae3629e160d0d0dfd2cec11483c72e0MD51THUMBNAIL000596933.pdf.jpg000596933.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1637http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23573/3/000596933.pdf.jpgbd1317d3fe03aacd4badcec2f9d0c63fMD5310183/235732018-10-17 08:13:02.669oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23573Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:13:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O trabalho com grupos como instância de aprendizagem em saúde
dc.title.alternative.es.fl_str_mv El trabajo con grupos como instancia de aprendizaje en el ámbito de la salud
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Group work to promote learning in health
title O trabalho com grupos como instância de aprendizagem em saúde
spellingShingle O trabalho com grupos como instância de aprendizagem em saúde
Dall'Agnol, Clarice Maria
Educação em saúde
Dinâmica de grupo
Group practice
Health education
Learning
Práctica de grupo
Educación en salud
Aprendizaje
title_short O trabalho com grupos como instância de aprendizagem em saúde
title_full O trabalho com grupos como instância de aprendizagem em saúde
title_fullStr O trabalho com grupos como instância de aprendizagem em saúde
title_full_unstemmed O trabalho com grupos como instância de aprendizagem em saúde
title_sort O trabalho com grupos como instância de aprendizagem em saúde
author Dall'Agnol, Clarice Maria
author_facet Dall'Agnol, Clarice Maria
Resta, Darielli Gindri
Zanatta, Elisangela Argenta
Schrank, Guisela
Maffacciolli, Rosana
author_role author
author2 Resta, Darielli Gindri
Zanatta, Elisangela Argenta
Schrank, Guisela
Maffacciolli, Rosana
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dall'Agnol, Clarice Maria
Resta, Darielli Gindri
Zanatta, Elisangela Argenta
Schrank, Guisela
Maffacciolli, Rosana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Dinâmica de grupo
topic Educação em saúde
Dinâmica de grupo
Group practice
Health education
Learning
Práctica de grupo
Educación en salud
Aprendizaje
dc.subject.eng.fl_str_mv Group practice
Health education
Learning
dc.subject.spa.fl_str_mv Práctica de grupo
Educación en salud
Aprendizaje
description Este artigo nos remete a pensar sobre práticas de grupo como tática para promover o aprendizado no âmbito da educação em saúde, além de traçar algumas reflexões acerca do conceito de grupo e suas implicações na aprendizagem. A discussão recai sobre um tipo de assistência no sentido de desenvolver estratégias de educação em saúde, gerando a participação, trocas de experiências e promovendo mudanças positivas no cotidiano vivencial das pessoas envolvidas. Sendo assim, os grupos representam uma alternativa assistencial que necessita ser agregada ao cotidiano profissional, buscando romper com perspectivas unidimensionais de atenção à saúde.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-06-08T04:18:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/23573
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-6933
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000596933
identifier_str_mv 0102-6933
000596933
url http://hdl.handle.net/10183/23573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 28, n. 1 (mar. 2007), p. 21-26
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23573/2/000596933.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23573/1/000596933.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23573/3/000596933.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b8b5b0ffe889187a5ccb376d949d968d
0ae3629e160d0d0dfd2cec11483c72e0
bd1317d3fe03aacd4badcec2f9d0c63f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224719746203648