Avaliação de usabilidade do Mobiteste, um aplicativo educacional para dispositivos móveis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/159288 |
Resumo: | Neste artigo apresenta-se o caso do aplicativo Mobiteste - com o qual é possível criar provas com questões de múltipla escolha - e os resultados de uma avaliação com usuários. Tal avaliação foi realizada a partir de coleta de dados através de logs e de questionários. O resultado da avaliação aponta que a estratégia de projeto utilizada foi equivocada: (1) sob o ponto de vista técnico - o que obscureceu os pontos positivos da iniciativa - e (2) no que tange à forma como a transmissão dos dados que foi modelada – que fez com que os dados tivessem de ser transmitidos com muita frequência, gerando frustração no usuário quando o acesso à rede 3G era limitado. Em relação à estratégia de avaliação com os usuários, destaca-se que ela ocorreu dentro do planejado, e que as estratégias de divulgação e coleta de dados obtiveram sucesso. |
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Perry, Gabriela TrindadeEichler, Marcelo LeandroMuniz, Guilherme Resende2017-06-07T02:41:22Z20121808-5377http://hdl.handle.net/10183/159288001015505Neste artigo apresenta-se o caso do aplicativo Mobiteste - com o qual é possível criar provas com questões de múltipla escolha - e os resultados de uma avaliação com usuários. Tal avaliação foi realizada a partir de coleta de dados através de logs e de questionários. O resultado da avaliação aponta que a estratégia de projeto utilizada foi equivocada: (1) sob o ponto de vista técnico - o que obscureceu os pontos positivos da iniciativa - e (2) no que tange à forma como a transmissão dos dados que foi modelada – que fez com que os dados tivessem de ser transmitidos com muita frequência, gerando frustração no usuário quando o acesso à rede 3G era limitado. Em relação à estratégia de avaliação com os usuários, destaca-se que ela ocorreu dentro do planejado, e que as estratégias de divulgação e coleta de dados obtiveram sucesso.The purpose of this paper is to present Mobiteste - with which is possible to create multiple choice questions – and the results of an user evaluation, done via data gathering with user logs and questionnaires. The result of the evaluation points to a critical mistaken choice, related to: (1) the development platform – which obfuscated the positive point of the initiative - and (2) related to the model of the application –data had to be transferred too often, causing frustration on the user when the access to 3G network is limited.application/pdfporInfoDesign : Revista Brasileira de Design da Informação. [São Paulo], SBDI. Vol. 9, n.2 (2012), p. 70-87Computação móvelDispositivos móveisDesign virtualAvaliaçãoUsabilidadeInterface designMobile devicesUsability evaluationAvaliação de usabilidade do Mobiteste, um aplicativo educacional para dispositivos móveisUsability evaluation of Mobiteste, an educational application for mobile devices info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001015505.pdf001015505.pdfTexto completoapplication/pdf1647967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159288/1/001015505.pdf4962e1d2c02321c199d264bb02ae04b7MD51TEXT001015505.pdf.txt001015505.pdf.txtExtracted Texttext/plain50699http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159288/2/001015505.pdf.txt3cd51c261548da7aa764125b8fbf24aeMD52THUMBNAIL001015505.pdf.jpg001015505.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159288/3/001015505.pdf.jpg3d1feee758b1ffeffa5ed3f3bbd492cbMD5310183/1592882022-08-26 04:42:23.175592oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159288Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-08-26T07:42:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Neste artigo apresenta-se o caso do aplicativo Mobiteste - com o qual é possível criar provas com questões de múltipla escolha - e os resultados de uma avaliação com usuários. Tal avaliação foi realizada a partir de coleta de dados através de logs e de questionários. O resultado da avaliação aponta que a estratégia de projeto utilizada foi equivocada: (1) sob o ponto de vista técnico - o que obscureceu os pontos positivos da iniciativa - e (2) no que tange à forma como a transmissão dos dados que foi modelada – que fez com que os dados tivessem de ser transmitidos com muita frequência, gerando frustração no usuário quando o acesso à rede 3G era limitado. Em relação à estratégia de avaliação com os usuários, destaca-se que ela ocorreu dentro do planejado, e que as estratégias de divulgação e coleta de dados obtiveram sucesso. |
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