Didática dos signos : ressonâncias na educação matemática contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bampi, Lisete Regina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Camargo, Gabriel Dummer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151136
Resumo: Neste artigo, problematizamos e analisamos o incentivo a atividades que envolvem a expressão do aprendizado de estudantes, refletindo mundos próprios que se manifestam em suas formas de aprender a matemática escolar, mesclando-se com seus modos de ser e pensar. Objetivando estabelecer conexões entre o “aprender” expresso por Deleuze e o “contemporâneo” por Agamben, queremos ver surgir um aprendizado genuíno no pensamento. Por meio de uma didática dos signos, observamos a natureza desses signos e suas possíveis conexões com a escola de Educação Básica. Sustentados no aprendizado de estudantes e professores, inquietados com o que é ensinado, vislumbramos um professor contemporâneo que pode revelar um ser artístico. Quem sabe, assim, possamos ampliar nossos horizontes e mostrar a produtividade da escola em sua riqueza de signos a decifrar.
id UFRGS-2_0c6ac1df9f4bca2c36f3d3cd290e7d06
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151136
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bampi, Lisete ReginaCamargo, Gabriel Dummer2017-01-21T02:29:38Z20160103-636Xhttp://hdl.handle.net/10183/151136001009622Neste artigo, problematizamos e analisamos o incentivo a atividades que envolvem a expressão do aprendizado de estudantes, refletindo mundos próprios que se manifestam em suas formas de aprender a matemática escolar, mesclando-se com seus modos de ser e pensar. Objetivando estabelecer conexões entre o “aprender” expresso por Deleuze e o “contemporâneo” por Agamben, queremos ver surgir um aprendizado genuíno no pensamento. Por meio de uma didática dos signos, observamos a natureza desses signos e suas possíveis conexões com a escola de Educação Básica. Sustentados no aprendizado de estudantes e professores, inquietados com o que é ensinado, vislumbramos um professor contemporâneo que pode revelar um ser artístico. Quem sabe, assim, possamos ampliar nossos horizontes e mostrar a produtividade da escola em sua riqueza de signos a decifrar.In this paper, we problematize and analyze the incentive to activities that involve the expression of students’ learning, reflecting their own worlds that manifest them selves in their forms of learning mathematics, blending with their ways of thinking and being. Seeking to establish connections between “learning”, as expressed by Deleuze, and “contemporary”, as expressed by Agamben, we wanted to seethe emergence of a genuine learning in thought. By means of a didactics of signs, we observed the nature of these signs and their possible connections with Elementary Education. Supported by the learning of students and teachers and concerned with what is being taught, we glimpse at a contemporary teacher that may reveal himself as an artistic being. Maybe then we may broaden our horizons and show the productivity of a school in its wealth of signs to be deciphered.application/pdfporBolema. Rio Claro, SP. Vol. 30, n. 56 (dez. 2016), p. 954-971MatemáticaDidáticaProfessorDidacticsTeacherMathematicsEducationLearningContemporaryDidática dos signos : ressonâncias na educação matemática contemporâneaDidactics of signs : resonances in contemporary mathematics educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009622.pdf001009622.pdfTexto completoapplication/pdf579666http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151136/1/001009622.pdf87f4c6a0ece674eb7822d7bf5e187a68MD51TEXT001009622.pdf.txt001009622.pdf.txtExtracted Texttext/plain51913http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151136/2/001009622.pdf.txte9ffeab92bd4be3fcf7a52b6515adbb0MD52THUMBNAIL001009622.pdf.jpg001009622.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1703http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151136/3/001009622.pdf.jpg499e3bef35a3ce8fb3a4b4f500df3f4aMD5310183/1511362021-11-20 06:04:42.283201oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151136Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:04:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Didática dos signos : ressonâncias na educação matemática contemporânea
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Didactics of signs : resonances in contemporary mathematics education
title Didática dos signos : ressonâncias na educação matemática contemporânea
spellingShingle Didática dos signos : ressonâncias na educação matemática contemporânea
Bampi, Lisete Regina
Matemática
Didática
Professor
Didactics
Teacher
Mathematics
Education
Learning
Contemporary
title_short Didática dos signos : ressonâncias na educação matemática contemporânea
title_full Didática dos signos : ressonâncias na educação matemática contemporânea
title_fullStr Didática dos signos : ressonâncias na educação matemática contemporânea
title_full_unstemmed Didática dos signos : ressonâncias na educação matemática contemporânea
title_sort Didática dos signos : ressonâncias na educação matemática contemporânea
author Bampi, Lisete Regina
author_facet Bampi, Lisete Regina
Camargo, Gabriel Dummer
author_role author
author2 Camargo, Gabriel Dummer
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bampi, Lisete Regina
Camargo, Gabriel Dummer
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Didática
Professor
topic Matemática
Didática
Professor
Didactics
Teacher
Mathematics
Education
Learning
Contemporary
dc.subject.eng.fl_str_mv Didactics
Teacher
Mathematics
Education
Learning
Contemporary
description Neste artigo, problematizamos e analisamos o incentivo a atividades que envolvem a expressão do aprendizado de estudantes, refletindo mundos próprios que se manifestam em suas formas de aprender a matemática escolar, mesclando-se com seus modos de ser e pensar. Objetivando estabelecer conexões entre o “aprender” expresso por Deleuze e o “contemporâneo” por Agamben, queremos ver surgir um aprendizado genuíno no pensamento. Por meio de uma didática dos signos, observamos a natureza desses signos e suas possíveis conexões com a escola de Educação Básica. Sustentados no aprendizado de estudantes e professores, inquietados com o que é ensinado, vislumbramos um professor contemporâneo que pode revelar um ser artístico. Quem sabe, assim, possamos ampliar nossos horizontes e mostrar a produtividade da escola em sua riqueza de signos a decifrar.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-21T02:29:38Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151136
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-636X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001009622
identifier_str_mv 0103-636X
001009622
url http://hdl.handle.net/10183/151136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Bolema. Rio Claro, SP. Vol. 30, n. 56 (dez. 2016), p. 954-971
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151136/1/001009622.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151136/2/001009622.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151136/3/001009622.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 87f4c6a0ece674eb7822d7bf5e187a68
e9ffeab92bd4be3fcf7a52b6515adbb0
499e3bef35a3ce8fb3a4b4f500df3f4a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447627620155392