Didática dos signos : ressonâncias na educação matemática contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151136 |
Resumo: | Neste artigo, problematizamos e analisamos o incentivo a atividades que envolvem a expressão do aprendizado de estudantes, refletindo mundos próprios que se manifestam em suas formas de aprender a matemática escolar, mesclando-se com seus modos de ser e pensar. Objetivando estabelecer conexões entre o “aprender” expresso por Deleuze e o “contemporâneo” por Agamben, queremos ver surgir um aprendizado genuíno no pensamento. Por meio de uma didática dos signos, observamos a natureza desses signos e suas possíveis conexões com a escola de Educação Básica. Sustentados no aprendizado de estudantes e professores, inquietados com o que é ensinado, vislumbramos um professor contemporâneo que pode revelar um ser artístico. Quem sabe, assim, possamos ampliar nossos horizontes e mostrar a produtividade da escola em sua riqueza de signos a decifrar. |
id |
UFRGS-2_0c6ac1df9f4bca2c36f3d3cd290e7d06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151136 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bampi, Lisete ReginaCamargo, Gabriel Dummer2017-01-21T02:29:38Z20160103-636Xhttp://hdl.handle.net/10183/151136001009622Neste artigo, problematizamos e analisamos o incentivo a atividades que envolvem a expressão do aprendizado de estudantes, refletindo mundos próprios que se manifestam em suas formas de aprender a matemática escolar, mesclando-se com seus modos de ser e pensar. Objetivando estabelecer conexões entre o “aprender” expresso por Deleuze e o “contemporâneo” por Agamben, queremos ver surgir um aprendizado genuíno no pensamento. Por meio de uma didática dos signos, observamos a natureza desses signos e suas possíveis conexões com a escola de Educação Básica. Sustentados no aprendizado de estudantes e professores, inquietados com o que é ensinado, vislumbramos um professor contemporâneo que pode revelar um ser artístico. Quem sabe, assim, possamos ampliar nossos horizontes e mostrar a produtividade da escola em sua riqueza de signos a decifrar.In this paper, we problematize and analyze the incentive to activities that involve the expression of students’ learning, reflecting their own worlds that manifest them selves in their forms of learning mathematics, blending with their ways of thinking and being. Seeking to establish connections between “learning”, as expressed by Deleuze, and “contemporary”, as expressed by Agamben, we wanted to seethe emergence of a genuine learning in thought. By means of a didactics of signs, we observed the nature of these signs and their possible connections with Elementary Education. Supported by the learning of students and teachers and concerned with what is being taught, we glimpse at a contemporary teacher that may reveal himself as an artistic being. Maybe then we may broaden our horizons and show the productivity of a school in its wealth of signs to be deciphered.application/pdfporBolema. Rio Claro, SP. Vol. 30, n. 56 (dez. 2016), p. 954-971MatemáticaDidáticaProfessorDidacticsTeacherMathematicsEducationLearningContemporaryDidática dos signos : ressonâncias na educação matemática contemporâneaDidactics of signs : resonances in contemporary mathematics educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009622.pdf001009622.pdfTexto completoapplication/pdf579666http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151136/1/001009622.pdf87f4c6a0ece674eb7822d7bf5e187a68MD51TEXT001009622.pdf.txt001009622.pdf.txtExtracted Texttext/plain51913http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151136/2/001009622.pdf.txte9ffeab92bd4be3fcf7a52b6515adbb0MD52THUMBNAIL001009622.pdf.jpg001009622.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1703http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151136/3/001009622.pdf.jpg499e3bef35a3ce8fb3a4b4f500df3f4aMD5310183/1511362021-11-20 06:04:42.283201oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151136Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:04:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Didática dos signos : ressonâncias na educação matemática contemporânea |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Didactics of signs : resonances in contemporary mathematics education |
title |
Didática dos signos : ressonâncias na educação matemática contemporânea |
spellingShingle |
Didática dos signos : ressonâncias na educação matemática contemporânea Bampi, Lisete Regina Matemática Didática Professor Didactics Teacher Mathematics Education Learning Contemporary |
title_short |
Didática dos signos : ressonâncias na educação matemática contemporânea |
title_full |
Didática dos signos : ressonâncias na educação matemática contemporânea |
title_fullStr |
Didática dos signos : ressonâncias na educação matemática contemporânea |
title_full_unstemmed |
Didática dos signos : ressonâncias na educação matemática contemporânea |
title_sort |
Didática dos signos : ressonâncias na educação matemática contemporânea |
author |
Bampi, Lisete Regina |
author_facet |
Bampi, Lisete Regina Camargo, Gabriel Dummer |
author_role |
author |
author2 |
Camargo, Gabriel Dummer |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bampi, Lisete Regina Camargo, Gabriel Dummer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Didática Professor |
topic |
Matemática Didática Professor Didactics Teacher Mathematics Education Learning Contemporary |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Didactics Teacher Mathematics Education Learning Contemporary |
description |
Neste artigo, problematizamos e analisamos o incentivo a atividades que envolvem a expressão do aprendizado de estudantes, refletindo mundos próprios que se manifestam em suas formas de aprender a matemática escolar, mesclando-se com seus modos de ser e pensar. Objetivando estabelecer conexões entre o “aprender” expresso por Deleuze e o “contemporâneo” por Agamben, queremos ver surgir um aprendizado genuíno no pensamento. Por meio de uma didática dos signos, observamos a natureza desses signos e suas possíveis conexões com a escola de Educação Básica. Sustentados no aprendizado de estudantes e professores, inquietados com o que é ensinado, vislumbramos um professor contemporâneo que pode revelar um ser artístico. Quem sabe, assim, possamos ampliar nossos horizontes e mostrar a produtividade da escola em sua riqueza de signos a decifrar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-01-21T02:29:38Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151136 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-636X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001009622 |
identifier_str_mv |
0103-636X 001009622 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Bolema. Rio Claro, SP. Vol. 30, n. 56 (dez. 2016), p. 954-971 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151136/1/001009622.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151136/2/001009622.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151136/3/001009622.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
87f4c6a0ece674eb7822d7bf5e187a68 e9ffeab92bd4be3fcf7a52b6515adbb0 499e3bef35a3ce8fb3a4b4f500df3f4a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447627620155392 |