Olimpíadas de Matemática, altas habilidades e resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bagatini, Alessandro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29144
Resumo: Neste trabalho, faço um retrospecto das principais Olimpíadas de Matemática, sabendo de sua influência na matemática atual. Comento sobre os objetivos que mais se destacam, focando-me principalmente na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. Os premiados neste tipo de disputa são reconhecidos pela sua alta habilidade na matemática, e pela capacidade de resolver problemas. Por isso, investigo quais as características das pessoas portadoras de altas habilidades, como selecioná-las e, além disso, que tipo de atenção diferenciada eles necessitam ter. Ao falar em Olimpíadas de Matemática, pensamos na resolução dos problemas que as compõem. Por isso, permeando a teoria de George Polya, comento sobre sua sequência sugerida, além da possível inserção de um currículo baseado na resolução de problemas na escola. Analiso como alunos reconhecidos pela sua capacidade em matemática resolvem os problemas da OBMEP, identificando se eles seguem, mesmo que implicitamente, tal sequência.
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