Cultura política, desempenho escolar e a Educação em Ciências : um estudo empírico à luz de Pierre Bourdieu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218730 |
Resumo: | Discussões sobre política e economia não estão presentes nas aulas de Ciências do Ensino Médio, restringindo-se em geral ao contexto das disciplinas das Ciências Humanas. Isso gera, por vezes, um desinteresse e uma alienação dos jovens sobre temas políticos, econômicos e sociais. Neste trabalho pretendemos chamar a atenção para a falta de interesse pela política por parte dos alunos e que esta pode estar associada ao seu desempenho escolar, especialmente nos estudantes oriundos das classes populares. Para tanto, utilizamos como dados empíricos as respostas dadas a um questionário por candidatos ao maior exame de larga escala do Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Na sequência, nos apropriamos do trabalho teórico de Pierre Bourdieu para tentar justificar a relação existente entre política, economia e os resultados escolares. Além disso, discutimos de que forma o Ensino de Ciências pode contribuir para a diminuição da brecha entre cultura política e cultura escolar. |
id |
UFRGS-2_0c9adeb49712aae6add99b818ef9fc3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218730 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nascimento, Matheus MonteiroLima, Nathan WilligOstermann, FernandaCavalcanti, Claudio Jose de Holanda2021-03-13T04:26:09Z20191516-7313http://hdl.handle.net/10183/218730001121817Discussões sobre política e economia não estão presentes nas aulas de Ciências do Ensino Médio, restringindo-se em geral ao contexto das disciplinas das Ciências Humanas. Isso gera, por vezes, um desinteresse e uma alienação dos jovens sobre temas políticos, econômicos e sociais. Neste trabalho pretendemos chamar a atenção para a falta de interesse pela política por parte dos alunos e que esta pode estar associada ao seu desempenho escolar, especialmente nos estudantes oriundos das classes populares. Para tanto, utilizamos como dados empíricos as respostas dadas a um questionário por candidatos ao maior exame de larga escala do Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Na sequência, nos apropriamos do trabalho teórico de Pierre Bourdieu para tentar justificar a relação existente entre política, economia e os resultados escolares. Além disso, discutimos de que forma o Ensino de Ciências pode contribuir para a diminuição da brecha entre cultura política e cultura escolar.Discussions about politics and economics are not present in high school science classes, thus they remain restricted in most cases to the context of Human Sciences. This sometimes leads to disinterest and alienation among young people regarding political, economic and social issues. In this paper, we intend to emphasize that the students' lack of interest in politics may be associated with their school performance, especially in the case of students of lower social classes. Therefore, we use as empirical data the answers to a questionnaire which were provided by candidates in the largest large-scale exam in Brazil, used as a form of admission to public universities. Next, we will use the theoretical work of Pierre Bourdieu to justify the relations among politics, economics and school results. In addition, we will discuss how Science Education can contribute to narrow the gap between political culture and school culture.application/pdfporCiência & educação. Bauru. Vol. 25, n. 2 (abr./jun. 2019), p. 431-447Ensino de ciênciasEnsino médioCiência, tecnologia e sociedade (CTS)Desempenho escolarScience teachingSecondary schoolSchool culturePolitical alienationSchool performanceCultura política, desempenho escolar e a Educação em Ciências : um estudo empírico à luz de Pierre BourdieuPolitical culture, school performance and Science Education : an empirical study under Pierre Bourdieu's theoryinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121817.pdf.txt001121817.pdf.txtExtracted Texttext/plain55552http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218730/2/001121817.pdf.txteb52828fc6acc8425b0a6caaab10b2ccMD52ORIGINAL001121817.pdfTexto completoapplication/pdf979815http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218730/1/001121817.pdff9ba4cd9d1c488e834b1b31c66b725d5MD5110183/2187302023-07-20 03:35:29.938171oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218730Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-07-20T06:35:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cultura política, desempenho escolar e a Educação em Ciências : um estudo empírico à luz de Pierre Bourdieu |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Political culture, school performance and Science Education : an empirical study under Pierre Bourdieu's theory |
title |
Cultura política, desempenho escolar e a Educação em Ciências : um estudo empírico à luz de Pierre Bourdieu |
spellingShingle |
Cultura política, desempenho escolar e a Educação em Ciências : um estudo empírico à luz de Pierre Bourdieu Nascimento, Matheus Monteiro Ensino de ciências Ensino médio Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) Desempenho escolar Science teaching Secondary school School culture Political alienation School performance |
title_short |
Cultura política, desempenho escolar e a Educação em Ciências : um estudo empírico à luz de Pierre Bourdieu |
title_full |
Cultura política, desempenho escolar e a Educação em Ciências : um estudo empírico à luz de Pierre Bourdieu |
title_fullStr |
Cultura política, desempenho escolar e a Educação em Ciências : um estudo empírico à luz de Pierre Bourdieu |
title_full_unstemmed |
Cultura política, desempenho escolar e a Educação em Ciências : um estudo empírico à luz de Pierre Bourdieu |
title_sort |
Cultura política, desempenho escolar e a Educação em Ciências : um estudo empírico à luz de Pierre Bourdieu |
author |
Nascimento, Matheus Monteiro |
author_facet |
Nascimento, Matheus Monteiro Lima, Nathan Willig Ostermann, Fernanda Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Nathan Willig Ostermann, Fernanda Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Matheus Monteiro Lima, Nathan Willig Ostermann, Fernanda Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Ensino médio Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) Desempenho escolar |
topic |
Ensino de ciências Ensino médio Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) Desempenho escolar Science teaching Secondary school School culture Political alienation School performance |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Science teaching Secondary school School culture Political alienation School performance |
description |
Discussões sobre política e economia não estão presentes nas aulas de Ciências do Ensino Médio, restringindo-se em geral ao contexto das disciplinas das Ciências Humanas. Isso gera, por vezes, um desinteresse e uma alienação dos jovens sobre temas políticos, econômicos e sociais. Neste trabalho pretendemos chamar a atenção para a falta de interesse pela política por parte dos alunos e que esta pode estar associada ao seu desempenho escolar, especialmente nos estudantes oriundos das classes populares. Para tanto, utilizamos como dados empíricos as respostas dadas a um questionário por candidatos ao maior exame de larga escala do Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Na sequência, nos apropriamos do trabalho teórico de Pierre Bourdieu para tentar justificar a relação existente entre política, economia e os resultados escolares. Além disso, discutimos de que forma o Ensino de Ciências pode contribuir para a diminuição da brecha entre cultura política e cultura escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-13T04:26:09Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/218730 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-7313 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001121817 |
identifier_str_mv |
1516-7313 001121817 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/218730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ciência & educação. Bauru. Vol. 25, n. 2 (abr./jun. 2019), p. 431-447 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218730/2/001121817.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218730/1/001121817.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eb52828fc6acc8425b0a6caaab10b2cc f9ba4cd9d1c488e834b1b31c66b725d5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725090046935040 |