Publicidade e economia criativa : as atividades publicitárias na indústria criativa nacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/122669 |
Resumo: | Apresenta monografia que aborda a economia criativa, tratando com maior profundidade do setor publicitário. Essa economia é formada pelas indústrias criativas, conhecidas como tal por possuírem a criatividade como principal meio e fim de suas atividades, onde se inserem as atividades publicitárias. Os setores criativos começaram a ser estudados recentemente, mas já se destacam pelo rápido crescimento e importância internacional que vêm adquirindo uma vez que o desenvolvimento das indústrias criativas contribui no âmbito social e econômico. Este último é que buscamos compreender aqui, de forma que o desafio do trabalho está em centrar-se nas atividades publicitárias e mapeá-las no contexto da economia criativa brasileira. Para cumprir com esse propósito, abordam-se os principais estudos sobre o tema, além de comparar e analisar a contribuição do setor publicitário nas esferas nacionais e internacionais. Assim, busca-se alcançar o objetivo final de detectar a relação entre este setor, a indústria criativa e o desenvolvimento econômico nacional, pois esta compreensão é fundamental para potencializar seu crescimento. |
id |
UFRGS-2_0cc4732f4054b69e8b2417888bdfb624 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/122669 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silveira, Raissa CurbelloValiati, Leandro2015-08-25T02:32:35Z2015http://hdl.handle.net/10183/122669000971387Apresenta monografia que aborda a economia criativa, tratando com maior profundidade do setor publicitário. Essa economia é formada pelas indústrias criativas, conhecidas como tal por possuírem a criatividade como principal meio e fim de suas atividades, onde se inserem as atividades publicitárias. Os setores criativos começaram a ser estudados recentemente, mas já se destacam pelo rápido crescimento e importância internacional que vêm adquirindo uma vez que o desenvolvimento das indústrias criativas contribui no âmbito social e econômico. Este último é que buscamos compreender aqui, de forma que o desafio do trabalho está em centrar-se nas atividades publicitárias e mapeá-las no contexto da economia criativa brasileira. Para cumprir com esse propósito, abordam-se os principais estudos sobre o tema, além de comparar e analisar a contribuição do setor publicitário nas esferas nacionais e internacionais. Assim, busca-se alcançar o objetivo final de detectar a relação entre este setor, a indústria criativa e o desenvolvimento econômico nacional, pois esta compreensão é fundamental para potencializar seu crescimento.It presents monograph that addresses the creative economy, dealing in greater depth the advertising industry. This economy is formed by the creative industries, known as such because they have creativity as main middle and end of its activities, which fall advertising activity. The creative industries have begun to be studied recently, but already stand out for rapid growth and international importance that have acquired since the development of creative industries contribute in the social and economic context. The latter is what we try to understand here, so that the work of the challenge is to focus on the advertising activities and map them in the context of the Brazilian creative economy. To fulfill this purpose, approach to major studies on the topic and to compare and analyze the contribution of the sector advertising in national and international spheres. Thus, it seeks to achieve the ultimate goal of detecting the relationship between this industry, creative industry and national economic development, as this understanding is critical to enhance their growth.application/pdfporPublicidadeIndústria criativaAdvertising and marketingCreative economyCreative industryPublicidade e economia criativa : as atividades publicitárias na indústria criativa nacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000971387.pdf000971387.pdfTexto completoapplication/pdf926046http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122669/1/000971387.pdf8dcca1209e554c9543025406c919c635MD51TEXT000971387.pdf.txt000971387.pdf.txtExtracted Texttext/plain114348http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122669/2/000971387.pdf.txtb206a260dce7ea506f8a0efb1089b52cMD52THUMBNAIL000971387.pdf.jpg000971387.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg935http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122669/3/000971387.pdf.jpga593ce1e82372e83d3a624b8ac6de31aMD5310183/1226692018-10-09 08:17:50.651oai:www.lume.ufrgs.br:10183/122669Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:17:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Publicidade e economia criativa : as atividades publicitárias na indústria criativa nacional |
title |
Publicidade e economia criativa : as atividades publicitárias na indústria criativa nacional |
spellingShingle |
Publicidade e economia criativa : as atividades publicitárias na indústria criativa nacional Silveira, Raissa Curbello Publicidade Indústria criativa Advertising and marketing Creative economy Creative industry |
title_short |
Publicidade e economia criativa : as atividades publicitárias na indústria criativa nacional |
title_full |
Publicidade e economia criativa : as atividades publicitárias na indústria criativa nacional |
title_fullStr |
Publicidade e economia criativa : as atividades publicitárias na indústria criativa nacional |
title_full_unstemmed |
Publicidade e economia criativa : as atividades publicitárias na indústria criativa nacional |
title_sort |
Publicidade e economia criativa : as atividades publicitárias na indústria criativa nacional |
author |
Silveira, Raissa Curbello |
author_facet |
Silveira, Raissa Curbello |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Raissa Curbello |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Valiati, Leandro |
contributor_str_mv |
Valiati, Leandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Indústria criativa |
topic |
Publicidade Indústria criativa Advertising and marketing Creative economy Creative industry |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Advertising and marketing Creative economy Creative industry |
description |
Apresenta monografia que aborda a economia criativa, tratando com maior profundidade do setor publicitário. Essa economia é formada pelas indústrias criativas, conhecidas como tal por possuírem a criatividade como principal meio e fim de suas atividades, onde se inserem as atividades publicitárias. Os setores criativos começaram a ser estudados recentemente, mas já se destacam pelo rápido crescimento e importância internacional que vêm adquirindo uma vez que o desenvolvimento das indústrias criativas contribui no âmbito social e econômico. Este último é que buscamos compreender aqui, de forma que o desafio do trabalho está em centrar-se nas atividades publicitárias e mapeá-las no contexto da economia criativa brasileira. Para cumprir com esse propósito, abordam-se os principais estudos sobre o tema, além de comparar e analisar a contribuição do setor publicitário nas esferas nacionais e internacionais. Assim, busca-se alcançar o objetivo final de detectar a relação entre este setor, a indústria criativa e o desenvolvimento econômico nacional, pois esta compreensão é fundamental para potencializar seu crescimento. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-08-25T02:32:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/122669 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000971387 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/122669 |
identifier_str_mv |
000971387 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122669/1/000971387.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122669/2/000971387.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122669/3/000971387.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8dcca1209e554c9543025406c919c635 b206a260dce7ea506f8a0efb1089b52c a593ce1e82372e83d3a624b8ac6de31a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447150960574464 |