Publicidade e economia criativa : as atividades publicitárias na indústria criativa nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Raissa Curbello
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/122669
Resumo: Apresenta monografia que aborda a economia criativa, tratando com maior profundidade do setor publicitário. Essa economia é formada pelas indústrias criativas, conhecidas como tal por possuírem a criatividade como principal meio e fim de suas atividades, onde se inserem as atividades publicitárias. Os setores criativos começaram a ser estudados recentemente, mas já se destacam pelo rápido crescimento e importância internacional que vêm adquirindo uma vez que o desenvolvimento das indústrias criativas contribui no âmbito social e econômico. Este último é que buscamos compreender aqui, de forma que o desafio do trabalho está em centrar-se nas atividades publicitárias e mapeá-las no contexto da economia criativa brasileira. Para cumprir com esse propósito, abordam-se os principais estudos sobre o tema, além de comparar e analisar a contribuição do setor publicitário nas esferas nacionais e internacionais. Assim, busca-se alcançar o objetivo final de detectar a relação entre este setor, a indústria criativa e o desenvolvimento econômico nacional, pois esta compreensão é fundamental para potencializar seu crescimento.
id UFRGS-2_0cc4732f4054b69e8b2417888bdfb624
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/122669
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, Raissa CurbelloValiati, Leandro2015-08-25T02:32:35Z2015http://hdl.handle.net/10183/122669000971387Apresenta monografia que aborda a economia criativa, tratando com maior profundidade do setor publicitário. Essa economia é formada pelas indústrias criativas, conhecidas como tal por possuírem a criatividade como principal meio e fim de suas atividades, onde se inserem as atividades publicitárias. Os setores criativos começaram a ser estudados recentemente, mas já se destacam pelo rápido crescimento e importância internacional que vêm adquirindo uma vez que o desenvolvimento das indústrias criativas contribui no âmbito social e econômico. Este último é que buscamos compreender aqui, de forma que o desafio do trabalho está em centrar-se nas atividades publicitárias e mapeá-las no contexto da economia criativa brasileira. Para cumprir com esse propósito, abordam-se os principais estudos sobre o tema, além de comparar e analisar a contribuição do setor publicitário nas esferas nacionais e internacionais. Assim, busca-se alcançar o objetivo final de detectar a relação entre este setor, a indústria criativa e o desenvolvimento econômico nacional, pois esta compreensão é fundamental para potencializar seu crescimento.It presents monograph that addresses the creative economy, dealing in greater depth the advertising industry. This economy is formed by the creative industries, known as such because they have creativity as main middle and end of its activities, which fall advertising activity. The creative industries have begun to be studied recently, but already stand out for rapid growth and international importance that have acquired since the development of creative industries contribute in the social and economic context. The latter is what we try to understand here, so that the work of the challenge is to focus on the advertising activities and map them in the context of the Brazilian creative economy. To fulfill this purpose, approach to major studies on the topic and to compare and analyze the contribution of the sector advertising in national and international spheres. Thus, it seeks to achieve the ultimate goal of detecting the relationship between this industry, creative industry and national economic development, as this understanding is critical to enhance their growth.application/pdfporPublicidadeIndústria criativaAdvertising and marketingCreative economyCreative industryPublicidade e economia criativa : as atividades publicitárias na indústria criativa nacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000971387.pdf000971387.pdfTexto completoapplication/pdf926046http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122669/1/000971387.pdf8dcca1209e554c9543025406c919c635MD51TEXT000971387.pdf.txt000971387.pdf.txtExtracted Texttext/plain114348http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122669/2/000971387.pdf.txtb206a260dce7ea506f8a0efb1089b52cMD52THUMBNAIL000971387.pdf.jpg000971387.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg935http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122669/3/000971387.pdf.jpga593ce1e82372e83d3a624b8ac6de31aMD5310183/1226692018-10-09 08:17:50.651oai:www.lume.ufrgs.br:10183/122669Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:17:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Publicidade e economia criativa : as atividades publicitárias na indústria criativa nacional
title Publicidade e economia criativa : as atividades publicitárias na indústria criativa nacional
spellingShingle Publicidade e economia criativa : as atividades publicitárias na indústria criativa nacional
Silveira, Raissa Curbello
Publicidade
Indústria criativa
Advertising and marketing
Creative economy
Creative industry
title_short Publicidade e economia criativa : as atividades publicitárias na indústria criativa nacional
title_full Publicidade e economia criativa : as atividades publicitárias na indústria criativa nacional
title_fullStr Publicidade e economia criativa : as atividades publicitárias na indústria criativa nacional
title_full_unstemmed Publicidade e economia criativa : as atividades publicitárias na indústria criativa nacional
title_sort Publicidade e economia criativa : as atividades publicitárias na indústria criativa nacional
author Silveira, Raissa Curbello
author_facet Silveira, Raissa Curbello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Raissa Curbello
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valiati, Leandro
contributor_str_mv Valiati, Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Indústria criativa
topic Publicidade
Indústria criativa
Advertising and marketing
Creative economy
Creative industry
dc.subject.eng.fl_str_mv Advertising and marketing
Creative economy
Creative industry
description Apresenta monografia que aborda a economia criativa, tratando com maior profundidade do setor publicitário. Essa economia é formada pelas indústrias criativas, conhecidas como tal por possuírem a criatividade como principal meio e fim de suas atividades, onde se inserem as atividades publicitárias. Os setores criativos começaram a ser estudados recentemente, mas já se destacam pelo rápido crescimento e importância internacional que vêm adquirindo uma vez que o desenvolvimento das indústrias criativas contribui no âmbito social e econômico. Este último é que buscamos compreender aqui, de forma que o desafio do trabalho está em centrar-se nas atividades publicitárias e mapeá-las no contexto da economia criativa brasileira. Para cumprir com esse propósito, abordam-se os principais estudos sobre o tema, além de comparar e analisar a contribuição do setor publicitário nas esferas nacionais e internacionais. Assim, busca-se alcançar o objetivo final de detectar a relação entre este setor, a indústria criativa e o desenvolvimento econômico nacional, pois esta compreensão é fundamental para potencializar seu crescimento.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-25T02:32:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/122669
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000971387
url http://hdl.handle.net/10183/122669
identifier_str_mv 000971387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122669/1/000971387.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122669/2/000971387.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122669/3/000971387.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8dcca1209e554c9543025406c919c635
b206a260dce7ea506f8a0efb1089b52c
a593ce1e82372e83d3a624b8ac6de31a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447150960574464