Uma proposta para o problema de escalonamento de veículos sob o paradigma de queda de demanda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Pablo Cristini
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/242303
Resumo: Este trabalho apresenta dois modelos diferentes para o problema de escalonamento de ônibus em sistemas de trânsito, considerando a perda de passageiros. Est pesquisa é motivad a a pela perda considerável na demanda por transporte de ônibus no Brasil nas últimas décadas. O principal objetivo dos modelos é permitir que os operadores de trânsito ajustem a frota dada a perda de passageiros. Ao agrupar as viagens dentro de pequenos intervalos de tempo no horário, o pico de demanda das viagens agrupadas é ajustado à frota, defi nindo uma atribuição de menor custo para uma demanda decrescente de passageiros. Dois diferentes agrupamentos foram criados, abordagens sequenciais e combinatórias, formuladas como modelos inteiros de programação linear. Devido à complexidade da última abo rdagem, um algoritmo baseado em geração de colunas foi projetado. Nós os comparamos entre si e com a solução do problema tradicional de programação de veículos, usando dados reais de uma empresa de transporte no sul do Brasil e grandes instâncias geradas a leatoriamente, considerando diferentes perfis de demanda e intervalos de viagem de agrupamento aceitáveis. Os resultados dos modelos permitiram economia no escalonamento de veículos, mantendo bons níveis de serviço aos passageiros. Os modelos provaram apoi ar a tomada de decisão no planejamento do transporte público, considerando diferentes cenários operacionais.
id UFRGS-2_0cc7dad752a6bab52c625d82d66468c9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242303
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Guedes, Pablo CristiniBorenstein, Denis2022-07-12T04:50:55Z2018http://hdl.handle.net/10183/242303001094350Este trabalho apresenta dois modelos diferentes para o problema de escalonamento de ônibus em sistemas de trânsito, considerando a perda de passageiros. Est pesquisa é motivad a a pela perda considerável na demanda por transporte de ônibus no Brasil nas últimas décadas. O principal objetivo dos modelos é permitir que os operadores de trânsito ajustem a frota dada a perda de passageiros. Ao agrupar as viagens dentro de pequenos intervalos de tempo no horário, o pico de demanda das viagens agrupadas é ajustado à frota, defi nindo uma atribuição de menor custo para uma demanda decrescente de passageiros. Dois diferentes agrupamentos foram criados, abordagens sequenciais e combinatórias, formuladas como modelos inteiros de programação linear. Devido à complexidade da última abo rdagem, um algoritmo baseado em geração de colunas foi projetado. Nós os comparamos entre si e com a solução do problema tradicional de programação de veículos, usando dados reais de uma empresa de transporte no sul do Brasil e grandes instâncias geradas a leatoriamente, considerando diferentes perfis de demanda e intervalos de viagem de agrupamento aceitáveis. Os resultados dos modelos permitiram economia no escalonamento de veículos, mantendo bons níveis de serviço aos passageiros. Os modelos provaram apoi ar a tomada de decisão no planejamento do transporte público, considerando diferentes cenários operacionais.This research work presents two different models for the bus scheduling problem in transit systems, considering loss in ridership. This research is motivated by the considerable loss in the demand for bus transport in Brazil in the last decades. The main objective of the models is to allow transit operators to adjust the fleet given loss of passengers. By grouping trips within small time intervals in the timetabling, the peak demand of the grouped trips is adjusted to the fleet, defining a lower cost assignment for a fallen demand of passengers. Two different groupings were devised, sequential and combinatorial approaches, formulated as integer linear programming models. Due to the complexity of the latter approach, a column generation based algorithm has been designed. We compared them with each other and with the solution of the traditional vehicle scheduling problem, using real world data from a transportation company in southern Brazil and large random generated instances, considering different demand profiles and acceptable grouping trip intervals. The results of models allowed savings in the vehicle scheduling, while keeping good service levels to passengers. The models proved to support decision making in the planning of public transport, considering diferente operational scenarios.application/pdfporPesquisa operacionalPlanejamentoTransporte públicoUma proposta para o problema de escalonamento de veículos sob o paradigma de queda de demandainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094350.pdf.txt001094350.pdf.txtExtracted Texttext/plain67024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242303/2/001094350.pdf.txtbe1e2fcd515872fe5d8536748e573a7dMD52ORIGINAL001094350.pdfTexto completoapplication/pdf787067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242303/1/001094350.pdf0094ca1a1d04ca720f25f1b8d4a949d9MD5110183/2423032022-07-13 04:54:13.687372oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242303Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-13T07:54:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta para o problema de escalonamento de veículos sob o paradigma de queda de demanda
title Uma proposta para o problema de escalonamento de veículos sob o paradigma de queda de demanda
spellingShingle Uma proposta para o problema de escalonamento de veículos sob o paradigma de queda de demanda
Guedes, Pablo Cristini
Pesquisa operacional
Planejamento
Transporte público
title_short Uma proposta para o problema de escalonamento de veículos sob o paradigma de queda de demanda
title_full Uma proposta para o problema de escalonamento de veículos sob o paradigma de queda de demanda
title_fullStr Uma proposta para o problema de escalonamento de veículos sob o paradigma de queda de demanda
title_full_unstemmed Uma proposta para o problema de escalonamento de veículos sob o paradigma de queda de demanda
title_sort Uma proposta para o problema de escalonamento de veículos sob o paradigma de queda de demanda
author Guedes, Pablo Cristini
author_facet Guedes, Pablo Cristini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Pablo Cristini
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borenstein, Denis
contributor_str_mv Borenstein, Denis
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa operacional
Planejamento
Transporte público
topic Pesquisa operacional
Planejamento
Transporte público
description Este trabalho apresenta dois modelos diferentes para o problema de escalonamento de ônibus em sistemas de trânsito, considerando a perda de passageiros. Est pesquisa é motivad a a pela perda considerável na demanda por transporte de ônibus no Brasil nas últimas décadas. O principal objetivo dos modelos é permitir que os operadores de trânsito ajustem a frota dada a perda de passageiros. Ao agrupar as viagens dentro de pequenos intervalos de tempo no horário, o pico de demanda das viagens agrupadas é ajustado à frota, defi nindo uma atribuição de menor custo para uma demanda decrescente de passageiros. Dois diferentes agrupamentos foram criados, abordagens sequenciais e combinatórias, formuladas como modelos inteiros de programação linear. Devido à complexidade da última abo rdagem, um algoritmo baseado em geração de colunas foi projetado. Nós os comparamos entre si e com a solução do problema tradicional de programação de veículos, usando dados reais de uma empresa de transporte no sul do Brasil e grandes instâncias geradas a leatoriamente, considerando diferentes perfis de demanda e intervalos de viagem de agrupamento aceitáveis. Os resultados dos modelos permitiram economia no escalonamento de veículos, mantendo bons níveis de serviço aos passageiros. Os modelos provaram apoi ar a tomada de decisão no planejamento do transporte público, considerando diferentes cenários operacionais.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-12T04:50:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/242303
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001094350
url http://hdl.handle.net/10183/242303
identifier_str_mv 001094350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242303/2/001094350.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242303/1/001094350.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv be1e2fcd515872fe5d8536748e573a7d
0094ca1a1d04ca720f25f1b8d4a949d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224637599711232