A totemização das mercadorias : aspectos do consumo e do neotribalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olsson, Rodrigo Rutkoski
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27887
Resumo: A partir da metáfora do neotribalismo e de aspectos relacionados com o consumo, discute-se a proposta das mercadorias, em seu sentido amplo, serem o “operador totêmico” da sociedade presente. Com relação a isso, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma discussão teórica para fundamentar a conjectura da totemização que certas mercadorias apresentam para determinados microgrupos sociais. Nesse sentido, interessa-se responder, com base na teoria do neotribalismo, se a concepção das mercadorias como os atuais operadores totêmicos é a melhor forma de contemplar a representação que tais “objetos” possuem aos indivíduos e as “neotribos”. Destarte, depois de construídas as relações dos tópicos “consumo”, “neotribalismo”, “totemismo”, observa-se que o consumo pode ser entendido como um sistema de classificação, semelhante à metáfora do totemismo, sendo que agora as neotribos se apropriam das mercadorias (não mais dos objetos da ordem da natureza) para se classificarem em função de uma lógica de afinidade e sentimentos compartilhados. Assim, as mercadorias são classificadas e, com efeito, passam a classificar os indivíduos reciprocamente.
id UFRGS-2_0d449cb55323a3da2d6d7f613d7b09d3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27887
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Olsson, Rodrigo RutkoskiJacks, Nilda AparecidaPiedras, Elisa Reinhardt2011-02-24T05:59:34Z2010http://hdl.handle.net/10183/27887000767982A partir da metáfora do neotribalismo e de aspectos relacionados com o consumo, discute-se a proposta das mercadorias, em seu sentido amplo, serem o “operador totêmico” da sociedade presente. Com relação a isso, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma discussão teórica para fundamentar a conjectura da totemização que certas mercadorias apresentam para determinados microgrupos sociais. Nesse sentido, interessa-se responder, com base na teoria do neotribalismo, se a concepção das mercadorias como os atuais operadores totêmicos é a melhor forma de contemplar a representação que tais “objetos” possuem aos indivíduos e as “neotribos”. Destarte, depois de construídas as relações dos tópicos “consumo”, “neotribalismo”, “totemismo”, observa-se que o consumo pode ser entendido como um sistema de classificação, semelhante à metáfora do totemismo, sendo que agora as neotribos se apropriam das mercadorias (não mais dos objetos da ordem da natureza) para se classificarem em função de uma lógica de afinidade e sentimentos compartilhados. Assim, as mercadorias são classificadas e, com efeito, passam a classificar os indivíduos reciprocamente.application/pdfporConsumoSociedade de consumoA totemização das mercadorias : aspectos do consumo e do neotribalismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000767982.pdf000767982.pdfTexto completoapplication/pdf613538http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27887/1/000767982.pdfbed9729a4190d78f88a8a12406e5d261MD51TEXT000767982.pdf.txt000767982.pdf.txtExtracted Texttext/plain204504http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27887/2/000767982.pdf.txtca054cc7d631944235967fc1da6e4569MD52THUMBNAIL000767982.pdf.jpg000767982.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27887/3/000767982.pdf.jpgd55c62c4c0370dd05116e8cc9ed6a75cMD5310183/278872018-10-11 08:47:56.982oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27887Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:47:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A totemização das mercadorias : aspectos do consumo e do neotribalismo
title A totemização das mercadorias : aspectos do consumo e do neotribalismo
spellingShingle A totemização das mercadorias : aspectos do consumo e do neotribalismo
Olsson, Rodrigo Rutkoski
Consumo
Sociedade de consumo
title_short A totemização das mercadorias : aspectos do consumo e do neotribalismo
title_full A totemização das mercadorias : aspectos do consumo e do neotribalismo
title_fullStr A totemização das mercadorias : aspectos do consumo e do neotribalismo
title_full_unstemmed A totemização das mercadorias : aspectos do consumo e do neotribalismo
title_sort A totemização das mercadorias : aspectos do consumo e do neotribalismo
author Olsson, Rodrigo Rutkoski
author_facet Olsson, Rodrigo Rutkoski
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Olsson, Rodrigo Rutkoski
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jacks, Nilda Aparecida
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Piedras, Elisa Reinhardt
contributor_str_mv Jacks, Nilda Aparecida
Piedras, Elisa Reinhardt
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo
Sociedade de consumo
topic Consumo
Sociedade de consumo
description A partir da metáfora do neotribalismo e de aspectos relacionados com o consumo, discute-se a proposta das mercadorias, em seu sentido amplo, serem o “operador totêmico” da sociedade presente. Com relação a isso, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma discussão teórica para fundamentar a conjectura da totemização que certas mercadorias apresentam para determinados microgrupos sociais. Nesse sentido, interessa-se responder, com base na teoria do neotribalismo, se a concepção das mercadorias como os atuais operadores totêmicos é a melhor forma de contemplar a representação que tais “objetos” possuem aos indivíduos e as “neotribos”. Destarte, depois de construídas as relações dos tópicos “consumo”, “neotribalismo”, “totemismo”, observa-se que o consumo pode ser entendido como um sistema de classificação, semelhante à metáfora do totemismo, sendo que agora as neotribos se apropriam das mercadorias (não mais dos objetos da ordem da natureza) para se classificarem em função de uma lógica de afinidade e sentimentos compartilhados. Assim, as mercadorias são classificadas e, com efeito, passam a classificar os indivíduos reciprocamente.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-02-24T05:59:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27887
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000767982
url http://hdl.handle.net/10183/27887
identifier_str_mv 000767982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27887/1/000767982.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27887/2/000767982.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27887/3/000767982.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bed9729a4190d78f88a8a12406e5d261
ca054cc7d631944235967fc1da6e4569
d55c62c4c0370dd05116e8cc9ed6a75c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224405198569472