Um estudo sobre os relatórios de auditoria do ano 2014 das empresas do segmento tradicional da BM&FBOVESPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lerner, Arthur Frederico
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196491
Resumo: A auditoria tem como principal objetivo ampliar a confiabilidade das demonstrações contábeis, em vista disso os gestores podem melhorar a qualidade das suas decisões. Para que esse fim seja atingido, os auditores precisam estar alerta para informações duvidosas e atender aos requisitos éticos exigidos pela profissão. O trabalho do auditor consiste em um relatório contendo sua opinião sobre as demonstrações contábeis e visando entender as modificações que ocorrem nesse relatório, o objetivo desse estudo é: identificar as ocorrências, frequências e motivos dos parágrafos de opinião e dos parágrafos de ênfase. Foi realizada uma pesquisa descritiva, documental e com abordagem qualitativa, analisando 236 empresas brasileiras constantes na listagem da BM&FBovespa pertencentes ao segmento Tradicional – BOVESPA. A partir dessa seleção foram utilizados os relatórios de auditoria do ano de 2014 como base para formulação desse estudo. Observou-se que 207 dos relatórios contêm opinião sem ressalva. A respeito dos 18 relatórios com ressalva encontrados, o motivo com maior frequência destes foi: efeitos contábeis que possam ocorrer que não podem ser atualmente quantificados e/ou a impossibilidade de concluir sobre a exatidão de certos valores. Com relação aos 88 parágrafos de ênfase encontrados, a razão pela qual mais obtiveram-se ocorrências nestes foi: prejuízos no exercício ou recorrentes. A partir desse estudo é possível constatar que, da forma como os relatórios de auditoria são compostos hoje, dificilmente percebem-se todos os aspectos relevantes da companhia apenas efetuado sua leitura. Assim, destaca-se que é esperado que os relatórios sejam simples, claros e concisos de forma que consigam transmitir objetivamente todas as informações relevantes para seus usuários.
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