“Vá com cuidado”: o discurso negativo sobre Pokémon Go nos sites da Folha de S. Paulo e Zero Hora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Filipe Strazzer
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157333
Resumo: Neste trabalho, desejamos estudar o discurso negativo que a imprensa possui com relação ao Pokémon GO, baseado na leitura e em um levantamento prévio da quantidade de notícias de cunho pejorativo acerca do jogo. Dessa forma, queremos entender, também, de que maneira esse discurso é feito e como ele aparece nos veículos selecionados, bem como a tendência de associar o game a situações perigosas. Assim, realizamos uma análise das notícias produzidas sobre o jogo nos sites dos jornais Folha de S. Paulo e Zero Hora durante o período compreendido entre os lançamentos mundial e nacional do game. Discutimos, de forma sucinta, teorias de jogos e o conceito do círculo-mágico, e também fazemos uma breve retomada histórica da evolução dos games digitais, para esclarecer o desenvolvimento dos jogos móveis locativos. Descrevemos, ainda, as origens da franquia Pokémon e do Pokémon GO, como forma de contextualização e explicação do objeto. Para a caracterização das notícias analisadas e metodologia, nos utilizamos dos conceitos de opinião pública e estereótipos, além de noções de análise e exclusão do discurso, bem como da influência da mídia. Assim, conseguimos desenvolver uma análise sobre o que está sendo dito de prejudicial e as associações que levam o discurso acerca do Pokémon GO ser negativo. Dessa forma, concluímos que, por meio dessas associações e do desenvolvimento de um discurso estereotipado, um jogo que deveria ser levado como entretenimento tem a sua imagem retratada de maneira negativa, perigosa e prejudicial na imprensa.
id UFRGS-2_0d645eae1b759cd87119f6302dc3e6cf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157333
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santiago, Filipe StrazzerFragoso, Suely DadaltiReis, Breno Maciel Souza2017-05-04T02:36:13Z2016http://hdl.handle.net/10183/157333001013269Neste trabalho, desejamos estudar o discurso negativo que a imprensa possui com relação ao Pokémon GO, baseado na leitura e em um levantamento prévio da quantidade de notícias de cunho pejorativo acerca do jogo. Dessa forma, queremos entender, também, de que maneira esse discurso é feito e como ele aparece nos veículos selecionados, bem como a tendência de associar o game a situações perigosas. Assim, realizamos uma análise das notícias produzidas sobre o jogo nos sites dos jornais Folha de S. Paulo e Zero Hora durante o período compreendido entre os lançamentos mundial e nacional do game. Discutimos, de forma sucinta, teorias de jogos e o conceito do círculo-mágico, e também fazemos uma breve retomada histórica da evolução dos games digitais, para esclarecer o desenvolvimento dos jogos móveis locativos. Descrevemos, ainda, as origens da franquia Pokémon e do Pokémon GO, como forma de contextualização e explicação do objeto. Para a caracterização das notícias analisadas e metodologia, nos utilizamos dos conceitos de opinião pública e estereótipos, além de noções de análise e exclusão do discurso, bem como da influência da mídia. Assim, conseguimos desenvolver uma análise sobre o que está sendo dito de prejudicial e as associações que levam o discurso acerca do Pokémon GO ser negativo. Dessa forma, concluímos que, por meio dessas associações e do desenvolvimento de um discurso estereotipado, um jogo que deveria ser levado como entretenimento tem a sua imagem retratada de maneira negativa, perigosa e prejudicial na imprensa.In this work, we intend to study the negative discourse from the press towards Pokémon GO, based on the amount of derogatory news about the game. Along these lines, we also want to understand how this discourse is created and how it appears in the chosen newspapers, as well as the tendency to associate the game to dangerous situations. Thus, we analyzed news about the game produced by newspapers Folha de S. Paulo and Zero Hora, and conveyed through their websites, by the time of the game’s international and national release. We succinctly discussed Game Theory and the concept of “magic circle”. We also briefly described the historical evolution of digital games, to clarify the development of mobile location-based games. Moreover, we described the origins of the Pokémon franchise, and of Pokémon GO, as a means to contextualize and explain the object. In order to characterize the methodology and the news analyzed, we used the concepts of public opinion and stereotypes, in addition to views on discourse analysis and exclusion, as well as media influence. Along these lines, we were able to analyze whatever harmful is being said, and which associations make the address on Pokémon GO to be negative. Thus, we concluded that, through these associations and the development of a stereotyped discourse, a game that should be taken as entertainment is portrayed in a negative, dangerous, and detrimental way in the press.application/pdfporZero Hora (Jornal)Folha de S. Paulo (Jornal)Jogos digitaisAnálise de conteúdoDigital gamesJournalismDiscourseStereotypesPokémon GO“Vá com cuidado”: o discurso negativo sobre Pokémon Go nos sites da Folha de S. Paulo e Zero Horainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013269.pdf001013269.pdfTexto completoapplication/pdf1294457http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157333/1/001013269.pdf7224bd898872b1b5bbc3b03d54d34d97MD51TEXT001013269.pdf.txt001013269.pdf.txtExtracted Texttext/plain227593http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157333/2/001013269.pdf.txt4ad223f6ccff04c166235b330ed2fd26MD5210183/1573332018-06-07 02:30:28.40867oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157333Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-07T05:30:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Vá com cuidado”: o discurso negativo sobre Pokémon Go nos sites da Folha de S. Paulo e Zero Hora
title “Vá com cuidado”: o discurso negativo sobre Pokémon Go nos sites da Folha de S. Paulo e Zero Hora
spellingShingle “Vá com cuidado”: o discurso negativo sobre Pokémon Go nos sites da Folha de S. Paulo e Zero Hora
Santiago, Filipe Strazzer
Zero Hora (Jornal)
Folha de S. Paulo (Jornal)
Jogos digitais
Análise de conteúdo
Digital games
Journalism
Discourse
Stereotypes
Pokémon GO
title_short “Vá com cuidado”: o discurso negativo sobre Pokémon Go nos sites da Folha de S. Paulo e Zero Hora
title_full “Vá com cuidado”: o discurso negativo sobre Pokémon Go nos sites da Folha de S. Paulo e Zero Hora
title_fullStr “Vá com cuidado”: o discurso negativo sobre Pokémon Go nos sites da Folha de S. Paulo e Zero Hora
title_full_unstemmed “Vá com cuidado”: o discurso negativo sobre Pokémon Go nos sites da Folha de S. Paulo e Zero Hora
title_sort “Vá com cuidado”: o discurso negativo sobre Pokémon Go nos sites da Folha de S. Paulo e Zero Hora
author Santiago, Filipe Strazzer
author_facet Santiago, Filipe Strazzer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Filipe Strazzer
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fragoso, Suely Dadalti
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Reis, Breno Maciel Souza
contributor_str_mv Fragoso, Suely Dadalti
Reis, Breno Maciel Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Zero Hora (Jornal)
Folha de S. Paulo (Jornal)
Jogos digitais
Análise de conteúdo
topic Zero Hora (Jornal)
Folha de S. Paulo (Jornal)
Jogos digitais
Análise de conteúdo
Digital games
Journalism
Discourse
Stereotypes
Pokémon GO
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital games
Journalism
Discourse
Stereotypes
Pokémon GO
description Neste trabalho, desejamos estudar o discurso negativo que a imprensa possui com relação ao Pokémon GO, baseado na leitura e em um levantamento prévio da quantidade de notícias de cunho pejorativo acerca do jogo. Dessa forma, queremos entender, também, de que maneira esse discurso é feito e como ele aparece nos veículos selecionados, bem como a tendência de associar o game a situações perigosas. Assim, realizamos uma análise das notícias produzidas sobre o jogo nos sites dos jornais Folha de S. Paulo e Zero Hora durante o período compreendido entre os lançamentos mundial e nacional do game. Discutimos, de forma sucinta, teorias de jogos e o conceito do círculo-mágico, e também fazemos uma breve retomada histórica da evolução dos games digitais, para esclarecer o desenvolvimento dos jogos móveis locativos. Descrevemos, ainda, as origens da franquia Pokémon e do Pokémon GO, como forma de contextualização e explicação do objeto. Para a caracterização das notícias analisadas e metodologia, nos utilizamos dos conceitos de opinião pública e estereótipos, além de noções de análise e exclusão do discurso, bem como da influência da mídia. Assim, conseguimos desenvolver uma análise sobre o que está sendo dito de prejudicial e as associações que levam o discurso acerca do Pokémon GO ser negativo. Dessa forma, concluímos que, por meio dessas associações e do desenvolvimento de um discurso estereotipado, um jogo que deveria ser levado como entretenimento tem a sua imagem retratada de maneira negativa, perigosa e prejudicial na imprensa.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-04T02:36:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157333
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013269
url http://hdl.handle.net/10183/157333
identifier_str_mv 001013269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157333/1/001013269.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157333/2/001013269.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7224bd898872b1b5bbc3b03d54d34d97
4ad223f6ccff04c166235b330ed2fd26
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447193979453440