Determinantes do desempenho acadêmico : uma análise da influência da formação e da experiência profissional dos alunos de Ciências Contábeis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/147298 |
Resumo: | O presente estudo buscou identificar fatores determinantes do desempenho discente na disciplina de Teoria da Contabilidade do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), considerando para tanto dois determinantes: formação técnica, tecnológica ou superior e experiência profissional. A pesquisa se classifica como descritiva, qualitativa e quantitativa, com levantamento por meio de um questionário aplicado ao longo de quatro semestres, entre 2013/2 e 2015/1, à 285 alunos matriculados na disciplina de Teoria da Contabilidade. Os dados oriundos dos questionários foram tabulados com o auxilio do excel e, posteriormente, foram utilizados procedimentos estatísticos a fim de mensurar o impacto dos determinantes de desempenho no conceito final dos discentes. Os resultados demonstram que o determinante formação técnica, tecnológica e superior não impacta no desempenho final dos alunos (conceito), ao passo que experiência profissional pode afetar negativamente os discentes da disciplina. |
id |
UFRGS-2_0d8c47a87b79ba83a8c686d283272654 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147298 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moraes, Karoline Brotto deVictor, Fernanda Gomes2016-08-18T02:14:47Z2015http://hdl.handle.net/10183/147298000999557O presente estudo buscou identificar fatores determinantes do desempenho discente na disciplina de Teoria da Contabilidade do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), considerando para tanto dois determinantes: formação técnica, tecnológica ou superior e experiência profissional. A pesquisa se classifica como descritiva, qualitativa e quantitativa, com levantamento por meio de um questionário aplicado ao longo de quatro semestres, entre 2013/2 e 2015/1, à 285 alunos matriculados na disciplina de Teoria da Contabilidade. Os dados oriundos dos questionários foram tabulados com o auxilio do excel e, posteriormente, foram utilizados procedimentos estatísticos a fim de mensurar o impacto dos determinantes de desempenho no conceito final dos discentes. Os resultados demonstram que o determinante formação técnica, tecnológica e superior não impacta no desempenho final dos alunos (conceito), ao passo que experiência profissional pode afetar negativamente os discentes da disciplina.This study aimed to identify how prior knowledge of students affects their performance in the discipline Theory of Accounting course Accounting Sciences from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), through two determinants: technical training, technological or higher and professional experience. The research is classified as descriptive, qualitative and quantitative, a survey through a questionnaire administered in half of 2013/2 and 2015/1,the 285 students enrolled in the Theory of Accounting discipline. Data from the questionnaires were tabulated with the help of excel and later statistical procedures were used to measure the impact of performance determinants in the final concept of the students. The results show that the determining prior training does not impact the final performance of the students (concept), whereas work experience can negatively affect the students of the discipline.application/pdfporContabilidade : EnsinoFormação profissionalAccounting theoryPrior trainingProfessional experienceDeterminantes do desempenho acadêmico : uma análise da influência da formação e da experiência profissional dos alunos de Ciências ContábeisDeterminants of academic performance : an analysis of the influence of training and professional experience of the students in Accounting Sciencesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2015Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999557.pdf000999557.pdfTexto completoapplication/pdf784559http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147298/1/000999557.pdfe304cd95b2de6cee4013025bd979cc43MD51TEXT000999557.pdf.txt000999557.pdf.txtExtracted Texttext/plain54965http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147298/2/000999557.pdf.txt18d30a7add20cb11237feaee1839b377MD52THUMBNAIL000999557.pdf.jpg000999557.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1573http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147298/3/000999557.pdf.jpg7360ebb0ac55cca7fa8365531b2a37ccMD5310183/1472982023-03-19 03:34:36.671225oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147298Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-19T06:34:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Determinantes do desempenho acadêmico : uma análise da influência da formação e da experiência profissional dos alunos de Ciências Contábeis |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Determinants of academic performance : an analysis of the influence of training and professional experience of the students in Accounting Sciences |
title |
Determinantes do desempenho acadêmico : uma análise da influência da formação e da experiência profissional dos alunos de Ciências Contábeis |
spellingShingle |
Determinantes do desempenho acadêmico : uma análise da influência da formação e da experiência profissional dos alunos de Ciências Contábeis Moraes, Karoline Brotto de Contabilidade : Ensino Formação profissional Accounting theory Prior training Professional experience |
title_short |
Determinantes do desempenho acadêmico : uma análise da influência da formação e da experiência profissional dos alunos de Ciências Contábeis |
title_full |
Determinantes do desempenho acadêmico : uma análise da influência da formação e da experiência profissional dos alunos de Ciências Contábeis |
title_fullStr |
Determinantes do desempenho acadêmico : uma análise da influência da formação e da experiência profissional dos alunos de Ciências Contábeis |
title_full_unstemmed |
Determinantes do desempenho acadêmico : uma análise da influência da formação e da experiência profissional dos alunos de Ciências Contábeis |
title_sort |
Determinantes do desempenho acadêmico : uma análise da influência da formação e da experiência profissional dos alunos de Ciências Contábeis |
author |
Moraes, Karoline Brotto de |
author_facet |
Moraes, Karoline Brotto de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Karoline Brotto de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Victor, Fernanda Gomes |
contributor_str_mv |
Victor, Fernanda Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contabilidade : Ensino Formação profissional |
topic |
Contabilidade : Ensino Formação profissional Accounting theory Prior training Professional experience |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Accounting theory Prior training Professional experience |
description |
O presente estudo buscou identificar fatores determinantes do desempenho discente na disciplina de Teoria da Contabilidade do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), considerando para tanto dois determinantes: formação técnica, tecnológica ou superior e experiência profissional. A pesquisa se classifica como descritiva, qualitativa e quantitativa, com levantamento por meio de um questionário aplicado ao longo de quatro semestres, entre 2013/2 e 2015/1, à 285 alunos matriculados na disciplina de Teoria da Contabilidade. Os dados oriundos dos questionários foram tabulados com o auxilio do excel e, posteriormente, foram utilizados procedimentos estatísticos a fim de mensurar o impacto dos determinantes de desempenho no conceito final dos discentes. Os resultados demonstram que o determinante formação técnica, tecnológica e superior não impacta no desempenho final dos alunos (conceito), ao passo que experiência profissional pode afetar negativamente os discentes da disciplina. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-18T02:14:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/147298 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000999557 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/147298 |
identifier_str_mv |
000999557 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147298/1/000999557.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147298/2/000999557.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147298/3/000999557.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e304cd95b2de6cee4013025bd979cc43 18d30a7add20cb11237feaee1839b377 7360ebb0ac55cca7fa8365531b2a37cc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224514841870336 |