Determinantes do desempenho acadêmico : uma análise da influência da formação e da experiência profissional dos alunos de Ciências Contábeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Karoline Brotto de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147298
Resumo: O presente estudo buscou identificar fatores determinantes do desempenho discente na disciplina de Teoria da Contabilidade do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), considerando para tanto dois determinantes: formação técnica, tecnológica ou superior e experiência profissional. A pesquisa se classifica como descritiva, qualitativa e quantitativa, com levantamento por meio de um questionário aplicado ao longo de quatro semestres, entre 2013/2 e 2015/1, à 285 alunos matriculados na disciplina de Teoria da Contabilidade. Os dados oriundos dos questionários foram tabulados com o auxilio do excel e, posteriormente, foram utilizados procedimentos estatísticos a fim de mensurar o impacto dos determinantes de desempenho no conceito final dos discentes. Os resultados demonstram que o determinante formação técnica, tecnológica e superior não impacta no desempenho final dos alunos (conceito), ao passo que experiência profissional pode afetar negativamente os discentes da disciplina.
id UFRGS-2_0d8c47a87b79ba83a8c686d283272654
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147298
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moraes, Karoline Brotto deVictor, Fernanda Gomes2016-08-18T02:14:47Z2015http://hdl.handle.net/10183/147298000999557O presente estudo buscou identificar fatores determinantes do desempenho discente na disciplina de Teoria da Contabilidade do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), considerando para tanto dois determinantes: formação técnica, tecnológica ou superior e experiência profissional. A pesquisa se classifica como descritiva, qualitativa e quantitativa, com levantamento por meio de um questionário aplicado ao longo de quatro semestres, entre 2013/2 e 2015/1, à 285 alunos matriculados na disciplina de Teoria da Contabilidade. Os dados oriundos dos questionários foram tabulados com o auxilio do excel e, posteriormente, foram utilizados procedimentos estatísticos a fim de mensurar o impacto dos determinantes de desempenho no conceito final dos discentes. Os resultados demonstram que o determinante formação técnica, tecnológica e superior não impacta no desempenho final dos alunos (conceito), ao passo que experiência profissional pode afetar negativamente os discentes da disciplina.This study aimed to identify how prior knowledge of students affects their performance in the discipline Theory of Accounting course Accounting Sciences from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), through two determinants: technical training, technological or higher and professional experience. The research is classified as descriptive, qualitative and quantitative, a survey through a questionnaire administered in half of 2013/2 and 2015/1,the 285 students enrolled in the Theory of Accounting discipline. Data from the questionnaires were tabulated with the help of excel and later statistical procedures were used to measure the impact of performance determinants in the final concept of the students. The results show that the determining prior training does not impact the final performance of the students (concept), whereas work experience can negatively affect the students of the discipline.application/pdfporContabilidade : EnsinoFormação profissionalAccounting theoryPrior trainingProfessional experienceDeterminantes do desempenho acadêmico : uma análise da influência da formação e da experiência profissional dos alunos de Ciências ContábeisDeterminants of academic performance : an analysis of the influence of training and professional experience of the students in Accounting Sciencesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2015Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999557.pdf000999557.pdfTexto completoapplication/pdf784559http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147298/1/000999557.pdfe304cd95b2de6cee4013025bd979cc43MD51TEXT000999557.pdf.txt000999557.pdf.txtExtracted Texttext/plain54965http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147298/2/000999557.pdf.txt18d30a7add20cb11237feaee1839b377MD52THUMBNAIL000999557.pdf.jpg000999557.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1573http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147298/3/000999557.pdf.jpg7360ebb0ac55cca7fa8365531b2a37ccMD5310183/1472982023-03-19 03:34:36.671225oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147298Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-19T06:34:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Determinantes do desempenho acadêmico : uma análise da influência da formação e da experiência profissional dos alunos de Ciências Contábeis
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Determinants of academic performance : an analysis of the influence of training and professional experience of the students in Accounting Sciences
title Determinantes do desempenho acadêmico : uma análise da influência da formação e da experiência profissional dos alunos de Ciências Contábeis
spellingShingle Determinantes do desempenho acadêmico : uma análise da influência da formação e da experiência profissional dos alunos de Ciências Contábeis
Moraes, Karoline Brotto de
Contabilidade : Ensino
Formação profissional
Accounting theory
Prior training
Professional experience
title_short Determinantes do desempenho acadêmico : uma análise da influência da formação e da experiência profissional dos alunos de Ciências Contábeis
title_full Determinantes do desempenho acadêmico : uma análise da influência da formação e da experiência profissional dos alunos de Ciências Contábeis
title_fullStr Determinantes do desempenho acadêmico : uma análise da influência da formação e da experiência profissional dos alunos de Ciências Contábeis
title_full_unstemmed Determinantes do desempenho acadêmico : uma análise da influência da formação e da experiência profissional dos alunos de Ciências Contábeis
title_sort Determinantes do desempenho acadêmico : uma análise da influência da formação e da experiência profissional dos alunos de Ciências Contábeis
author Moraes, Karoline Brotto de
author_facet Moraes, Karoline Brotto de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Karoline Brotto de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Victor, Fernanda Gomes
contributor_str_mv Victor, Fernanda Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade : Ensino
Formação profissional
topic Contabilidade : Ensino
Formação profissional
Accounting theory
Prior training
Professional experience
dc.subject.eng.fl_str_mv Accounting theory
Prior training
Professional experience
description O presente estudo buscou identificar fatores determinantes do desempenho discente na disciplina de Teoria da Contabilidade do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), considerando para tanto dois determinantes: formação técnica, tecnológica ou superior e experiência profissional. A pesquisa se classifica como descritiva, qualitativa e quantitativa, com levantamento por meio de um questionário aplicado ao longo de quatro semestres, entre 2013/2 e 2015/1, à 285 alunos matriculados na disciplina de Teoria da Contabilidade. Os dados oriundos dos questionários foram tabulados com o auxilio do excel e, posteriormente, foram utilizados procedimentos estatísticos a fim de mensurar o impacto dos determinantes de desempenho no conceito final dos discentes. Os resultados demonstram que o determinante formação técnica, tecnológica e superior não impacta no desempenho final dos alunos (conceito), ao passo que experiência profissional pode afetar negativamente os discentes da disciplina.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-18T02:14:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147298
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000999557
url http://hdl.handle.net/10183/147298
identifier_str_mv 000999557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147298/1/000999557.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147298/2/000999557.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147298/3/000999557.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e304cd95b2de6cee4013025bd979cc43
18d30a7add20cb11237feaee1839b377
7360ebb0ac55cca7fa8365531b2a37cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224514841870336