O papel da comunicação na educação para a cidadania do movimento escoteiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88899 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar o papel da comunicação na educação para a cidadania do Movimento Escoteiro. A inserção dos indivíduos em iniciativas de comunicação comunitária é apontada por bibliografias do campo comunicacional como uma forma de educação informal destes em relação à cidadania. No entanto, o Movimento Escoteiro enquanto organização essencialmente educativa, agrega ao seu propósito o desenvolvimento integral de jovens, a fim de que estes se tornem cidadãos plenos e autônomos, o que nos direciona para outras possibilidades no campo da comunicação, no que se refere a contribuição da educação para a cidadania. Através da pesquisa bibliográfica este trabalho verificou as possíveis conexões entre os elementos que compõem estas perspectivas, discorrendo sobre o escotismo, a noção de cidadania e a comunicação em prol desta, sob a perspectiva do discurso destes materiais pesquisados. As considerações finais nos levam a um entendimento de que no Movimento Escoteiro a comunicação desempenha um papel na educação para cidadania, ainda que indiretamente, e que situações como estas devem ser analisadas e aprofundadas no campo da Comunicação Social, em especial, sob uma perspectiva popular, alternativa e comunitária, bem como em relação as Relações Públicas comunitárias. |
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