O cômico e a construção autoral do autor : descrição e análise do espetáculo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Predebon, Diogo Verardi
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181185
Resumo: Este trabalho buscou investigar, descrever e analisar quais foram os dispositivos utilizados no processo de criação da construção de personagens cômicos e da dramaturgia das cenas na peça T.E.C.O. (Tratamento Especial para Compulsivos Obsessivos), produzida no Estágio de Atuação do Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2016. Que recursos, ferramentas, jogos foram usados para a criação das personagens e seus textos? De que modo esses recursos influenciaram na composição das personagens? De quais modos poderiam quebrar com paradigmas e estigmas sociais relacionados a formas de discriminação, preconceito e exclusão? O humor tem ou teria uma função social? Qual função social do humor? Foram as questões que pautaram o encaminhamento das discussões deste texto. Discute-se, também o modo como o universo do cômico foi atravessando as experiências, referências e percepções deste artista em formação. Para a análise, foram utilizadas ferramentas teóricas propostas por Judy Carter, Henri Bergson, Constantin Stanislaviski e Grace Gianoukas. Conclui-se que a partir deste processo de criação e análise foi possível desenvolver a criação de personagens bem como o aprofundamento dos mesmos. Compreendeu-se que não há apenas uma forma ou um caminho para este processo, pois ele é dinâmico e está em constante transformação. Além disso, nos percebemos de que, na composição do personagem e da cena cômica, o fato de não enrijecer o modo de fazer possibilita a abertura para novas formas de criação. De tal maneira que a arte possa estar viva e passível de ser reinventada.
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