O comportamento no trânsito e a sociedade contemporânea
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/250688 |
Resumo: | O artigo em questão tem como propósito compreender o comportamento dos indivíduos no trânsito brasileiro, a partir da análise de dispositivos constituintes contemporâneos da subjetividade. Acredita-se que um dos fatores que colaboram para o alto índice de acidentes e infrações no trânsito brasileiro está relacionado às prioridades valorativas estabelecidas pelo sistema econômico capitalista, cujas características marcantes a influenciar os indivíduos perpassam a desigualdade e a exclusão social, tendo em vista o parâmetro norteador individualista do sistema. A revisão da literatura em publicações científicas serviu como base de abordagem metodológica. |
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Oliveira, Suzana Maria deAmorim, Wellington LimaCantanhede, Claudia Regina de Oliveira2022-11-04T04:37:33Z20212236-4099http://hdl.handle.net/10183/250688001152577O artigo em questão tem como propósito compreender o comportamento dos indivíduos no trânsito brasileiro, a partir da análise de dispositivos constituintes contemporâneos da subjetividade. Acredita-se que um dos fatores que colaboram para o alto índice de acidentes e infrações no trânsito brasileiro está relacionado às prioridades valorativas estabelecidas pelo sistema econômico capitalista, cujas características marcantes a influenciar os indivíduos perpassam a desigualdade e a exclusão social, tendo em vista o parâmetro norteador individualista do sistema. A revisão da literatura em publicações científicas serviu como base de abordagem metodológica.The article aims to understand the behavior of individuals in Brazilian traffic from the analysis of contemporary constituent devices of subjectivity. It is believed that one of the factors that contribute to the high rate of accidents and infractions in Brazilian traffic is related to the evaluative priorities established by the capitalist economic system whose marked characteristics to influence the individuals cross the inequality and the social exclusion, considering the parameter individualist system leader. The review of the literature in scientific publications served as a basis for a methodological approach.application/pdfporCadernos Zygmunt Bauman. São Luís, MA : UFMA, 2021. Vol. 11, n. 27 (2021), p. 169-181.Comportamento no trânsitoSociedade contemporâneaSistema econômicoBehavior in trafficEconomical systemSocietyO comportamento no trânsito e a sociedade contemporâneaBehavior in transit and contemporary society info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001152577.pdf.txt001152577.pdf.txtExtracted Texttext/plain31661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250688/2/001152577.pdf.txtac5aa4cfe52ae8a191baa19c5ce197c3MD52ORIGINAL001152577.pdfTexto completoapplication/pdf196553http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250688/1/001152577.pdfa27ded6e7a486eae6888b6c9416b5c64MD5110183/2506882022-11-05 04:49:06.595977oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250688Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-05T07:49:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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