Correlação entre fatores de experiência linguística bilíngue e controle inibitório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koch, Rodrigo Alan
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157888
Resumo: Não há ainda uma resposta definitiva para o debate quanto à existência da vantagem cognitiva bilíngue nas funções do controle executivo proposta por parte da literatura (BIALYSTOK; BARAC, 2013). Uma revisão bibliográfica pós-2011 (PAAP; JOHNSON; SAWI, 2015) identificou que a maioria das pesquisas que buscam por uma vantagem bilíngue nas funções executivas retorna resultados nulos e que, portanto, tal vantagem não existiria ou apareceria somente em circunstâncias específicas que ainda não foram determinadas. A presente pesquisa exploratória teve por objetivo investigar alguns fatores que podem contribuir para a caracterização dessas circunstâncias específicas. Mais especificamente, este estudo correlacionou fatores de experiência linguística bilíngue com o controle inibitório, uma das três grandes subdivisões das funções executivas (MIYAKE; FRIEDMAN, 2012), medido através do efeito Simon. Descobriu-se que o efeito Simon (medido em tempo de reação), ao contrário do que indicaria a lógica encontrada na literatura da área, se correlacionou positivamente com a quantidade de mixing (mistura de duas ou mais línguas ao se comunicar) que os bilíngues efetuavam. Houve também correlação negativa entre o tempo de reação no efeito Simon e a idade de aquisição média de uma L3. Dessa forma, quanto mais mixing os bilíngues efetuaram e quanto mais cedo eles começaram a utilizar uma L3, menor a sua capacidade de controle inibitório (maior efeito Simon). Tais evidências vão em encontro às concepções acerca da relação entre fatores de experiência linguística e funções executivas. No entanto, são contrárias à literatura anterior, que preveria que o mixing estaria associado a um efeito Simon menor.
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