Não-notícia : cobertura do gol mil de Romário : luzes e sons que escondem o principal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcellos, Ana Luiza Rimoli Hormain
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/16765
Resumo: O presente trabalho estuda as atuais condições de exercício do jornalismo, partindo da certeza de sua atual espetacularização na conjuntura da sociedade moderna. O objetivo do trabalho é verificar se, na atualidade, a mídia brasileira apresenta notícias esportivas sob uma linguagem espetacular que deturpa sua função social de informar o público, estruturando uma realidade voltada ao entretenimento. Para a investigação foram analisadas as matérias a respeito do gol mil do jogador Romário, veiculadas no Jornal O Globo e na Rede Globo de Televisão, durante o período compreendido entre 25 de março e 20 de maio de 2007, que marca os quase dois meses em que Romário perseguiu o gol mil. Optou-se por esta área tendo em vista a preferência nacional pelo futebol, bem como sua crescente importância econômica e conseqüente repercussão na mídia nacional. O objetivo é mostrar que a mídia tende a privilegiar - ou mesmo criar - acontecimentos sem importância e utilidade pública tendo em vista aspectos meramente mercadológicos, expressamente contrários aos preceitos básicos do jornalismo.
id UFRGS-2_0e2e5d77d7d89a4646265511952e6d0e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16765
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barcellos, Ana Luiza Rimoli HormainPorcello, Flávio Antônio Camargo2009-08-11T04:08:54Z2007http://hdl.handle.net/10183/16765000623681O presente trabalho estuda as atuais condições de exercício do jornalismo, partindo da certeza de sua atual espetacularização na conjuntura da sociedade moderna. O objetivo do trabalho é verificar se, na atualidade, a mídia brasileira apresenta notícias esportivas sob uma linguagem espetacular que deturpa sua função social de informar o público, estruturando uma realidade voltada ao entretenimento. Para a investigação foram analisadas as matérias a respeito do gol mil do jogador Romário, veiculadas no Jornal O Globo e na Rede Globo de Televisão, durante o período compreendido entre 25 de março e 20 de maio de 2007, que marca os quase dois meses em que Romário perseguiu o gol mil. Optou-se por esta área tendo em vista a preferência nacional pelo futebol, bem como sua crescente importância econômica e conseqüente repercussão na mídia nacional. O objetivo é mostrar que a mídia tende a privilegiar - ou mesmo criar - acontecimentos sem importância e utilidade pública tendo em vista aspectos meramente mercadológicos, expressamente contrários aos preceitos básicos do jornalismo.application/pdfporJornalismo esportivoComunicaçãoEspetáculoNão-notícia : cobertura do gol mil de Romário : luzes e sons que escondem o principalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2007Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000623681.pdf000623681.pdfTexto completoapplication/pdf964022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16765/1/000623681.pdf4a00a92cb9f8b30afe3003d41a7c2bb4MD51TEXT000623681.pdf.txt000623681.pdf.txtExtracted Texttext/plain122006http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16765/2/000623681.pdf.txt33d82cc9c24c299c01099d959871c92aMD52THUMBNAIL000623681.pdf.jpg000623681.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16765/3/000623681.pdf.jpgd1e64fca219cd1f846bacf1cb868f044MD5310183/167652018-10-17 09:27:19.41oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16765Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T12:27:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Não-notícia : cobertura do gol mil de Romário : luzes e sons que escondem o principal
title Não-notícia : cobertura do gol mil de Romário : luzes e sons que escondem o principal
spellingShingle Não-notícia : cobertura do gol mil de Romário : luzes e sons que escondem o principal
Barcellos, Ana Luiza Rimoli Hormain
Jornalismo esportivo
Comunicação
Espetáculo
title_short Não-notícia : cobertura do gol mil de Romário : luzes e sons que escondem o principal
title_full Não-notícia : cobertura do gol mil de Romário : luzes e sons que escondem o principal
title_fullStr Não-notícia : cobertura do gol mil de Romário : luzes e sons que escondem o principal
title_full_unstemmed Não-notícia : cobertura do gol mil de Romário : luzes e sons que escondem o principal
title_sort Não-notícia : cobertura do gol mil de Romário : luzes e sons que escondem o principal
author Barcellos, Ana Luiza Rimoli Hormain
author_facet Barcellos, Ana Luiza Rimoli Hormain
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcellos, Ana Luiza Rimoli Hormain
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Porcello, Flávio Antônio Camargo
contributor_str_mv Porcello, Flávio Antônio Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo esportivo
Comunicação
Espetáculo
topic Jornalismo esportivo
Comunicação
Espetáculo
description O presente trabalho estuda as atuais condições de exercício do jornalismo, partindo da certeza de sua atual espetacularização na conjuntura da sociedade moderna. O objetivo do trabalho é verificar se, na atualidade, a mídia brasileira apresenta notícias esportivas sob uma linguagem espetacular que deturpa sua função social de informar o público, estruturando uma realidade voltada ao entretenimento. Para a investigação foram analisadas as matérias a respeito do gol mil do jogador Romário, veiculadas no Jornal O Globo e na Rede Globo de Televisão, durante o período compreendido entre 25 de março e 20 de maio de 2007, que marca os quase dois meses em que Romário perseguiu o gol mil. Optou-se por esta área tendo em vista a preferência nacional pelo futebol, bem como sua crescente importância econômica e conseqüente repercussão na mídia nacional. O objetivo é mostrar que a mídia tende a privilegiar - ou mesmo criar - acontecimentos sem importância e utilidade pública tendo em vista aspectos meramente mercadológicos, expressamente contrários aos preceitos básicos do jornalismo.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-08-11T04:08:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/16765
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000623681
url http://hdl.handle.net/10183/16765
identifier_str_mv 000623681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16765/1/000623681.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16765/2/000623681.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16765/3/000623681.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4a00a92cb9f8b30afe3003d41a7c2bb4
33d82cc9c24c299c01099d959871c92a
d1e64fca219cd1f846bacf1cb868f044
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224386970124288