Tocar é muito melhor do que escutar! : aprendizagens musicais a partir de motivações oriundas do contexto cultural de alunos de piano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flach, Gisele Andrea
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/15698
Resumo: Esta pesquisa busca mostrar e analisar como as músicas trazidas do cotidiano de alunos de piano contribuem para o aprendizado e prática do instrumento. O estudo foi baseado em relatos de alunos e ex-alunos de piano que vivenciaram uma prática musical voltada para o repertório de seu cotidiano. A fim de contribuir e motivar o aprendizado e execução do referido instrumento musical, a professora, confecciou partituras para piano a partir de músicas e gravações sugeridas pelos alunos, tais como temas de filme, temas de novelas, músicas de bandas internacionais e nacionais como Aerosmith, Linkin Park, Bon Jovi, The Beatles, The Doors, Metallica e Jota Quest, dentre outros. O estudo está ancorado no campo dos Estudos Culturais, e trabalha com os conceitos de cultura(s), discurso, identidades musicais, música da mídia dentre outros. Os achados da pesquisa foram categorizados de acordo com as recorrências nas falas dos alunos entrevistados, culminando nos tópicos: Tocar é melhor do que escutar?; Música boa: o que é isso?; O que observo quando escuto uma música? e Uma aula de piano pode ensinar as alegrias da música? Considerando as análises pode-se inferir que é de suma importância que os alunos tenham participação nas aulas de piano planejando juntamente com o professor as ações músico-pedagógicas com aulas que reflitam o contato com suas experiências reais em música, garantindo, assim, motivação para aprendizagem, um dos aspectos essenciais para sua formação profissional.
id UFRGS-2_0e614b51d9e7af56d57eafdae1773532
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15698
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Flach, Gisele AndreaGarbin, Elisabete Maria2009-04-29T04:12:43Z2008http://hdl.handle.net/10183/15698000689106Esta pesquisa busca mostrar e analisar como as músicas trazidas do cotidiano de alunos de piano contribuem para o aprendizado e prática do instrumento. O estudo foi baseado em relatos de alunos e ex-alunos de piano que vivenciaram uma prática musical voltada para o repertório de seu cotidiano. A fim de contribuir e motivar o aprendizado e execução do referido instrumento musical, a professora, confecciou partituras para piano a partir de músicas e gravações sugeridas pelos alunos, tais como temas de filme, temas de novelas, músicas de bandas internacionais e nacionais como Aerosmith, Linkin Park, Bon Jovi, The Beatles, The Doors, Metallica e Jota Quest, dentre outros. O estudo está ancorado no campo dos Estudos Culturais, e trabalha com os conceitos de cultura(s), discurso, identidades musicais, música da mídia dentre outros. Os achados da pesquisa foram categorizados de acordo com as recorrências nas falas dos alunos entrevistados, culminando nos tópicos: Tocar é melhor do que escutar?; Música boa: o que é isso?; O que observo quando escuto uma música? e Uma aula de piano pode ensinar as alegrias da música? Considerando as análises pode-se inferir que é de suma importância que os alunos tenham participação nas aulas de piano planejando juntamente com o professor as ações músico-pedagógicas com aulas que reflitam o contato com suas experiências reais em música, garantindo, assim, motivação para aprendizagem, um dos aspectos essenciais para sua formação profissional.application/pdfporArteEnsinoMúsicaTocar é muito melhor do que escutar! : aprendizagens musicais a partir de motivações oriundas do contexto cultural de alunos de pianoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008especializaçãoCurso de Especialização em Pedagogia da Arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000689106.pdf000689106.pdfTexto completoapplication/pdf935152http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15698/1/000689106.pdfc47cbb29475cf6303540306bf0d230dcMD51TEXT000689106.pdf.txt000689106.pdf.txtExtracted Texttext/plain171184http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15698/2/000689106.pdf.txtcb3c1f95876cc12fd924ff4ed51200abMD52THUMBNAIL000689106.pdf.jpg000689106.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15698/3/000689106.pdf.jpgc71f839ae4a673e80cbf360d5d57e9c3MD5310183/156982018-10-08 08:40:34.753oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15698Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:40:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tocar é muito melhor do que escutar! : aprendizagens musicais a partir de motivações oriundas do contexto cultural de alunos de piano
title Tocar é muito melhor do que escutar! : aprendizagens musicais a partir de motivações oriundas do contexto cultural de alunos de piano
spellingShingle Tocar é muito melhor do que escutar! : aprendizagens musicais a partir de motivações oriundas do contexto cultural de alunos de piano
Flach, Gisele Andrea
Arte
Ensino
Música
title_short Tocar é muito melhor do que escutar! : aprendizagens musicais a partir de motivações oriundas do contexto cultural de alunos de piano
title_full Tocar é muito melhor do que escutar! : aprendizagens musicais a partir de motivações oriundas do contexto cultural de alunos de piano
title_fullStr Tocar é muito melhor do que escutar! : aprendizagens musicais a partir de motivações oriundas do contexto cultural de alunos de piano
title_full_unstemmed Tocar é muito melhor do que escutar! : aprendizagens musicais a partir de motivações oriundas do contexto cultural de alunos de piano
title_sort Tocar é muito melhor do que escutar! : aprendizagens musicais a partir de motivações oriundas do contexto cultural de alunos de piano
author Flach, Gisele Andrea
author_facet Flach, Gisele Andrea
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flach, Gisele Andrea
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garbin, Elisabete Maria
contributor_str_mv Garbin, Elisabete Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Ensino
Música
topic Arte
Ensino
Música
description Esta pesquisa busca mostrar e analisar como as músicas trazidas do cotidiano de alunos de piano contribuem para o aprendizado e prática do instrumento. O estudo foi baseado em relatos de alunos e ex-alunos de piano que vivenciaram uma prática musical voltada para o repertório de seu cotidiano. A fim de contribuir e motivar o aprendizado e execução do referido instrumento musical, a professora, confecciou partituras para piano a partir de músicas e gravações sugeridas pelos alunos, tais como temas de filme, temas de novelas, músicas de bandas internacionais e nacionais como Aerosmith, Linkin Park, Bon Jovi, The Beatles, The Doors, Metallica e Jota Quest, dentre outros. O estudo está ancorado no campo dos Estudos Culturais, e trabalha com os conceitos de cultura(s), discurso, identidades musicais, música da mídia dentre outros. Os achados da pesquisa foram categorizados de acordo com as recorrências nas falas dos alunos entrevistados, culminando nos tópicos: Tocar é melhor do que escutar?; Música boa: o que é isso?; O que observo quando escuto uma música? e Uma aula de piano pode ensinar as alegrias da música? Considerando as análises pode-se inferir que é de suma importância que os alunos tenham participação nas aulas de piano planejando juntamente com o professor as ações músico-pedagógicas com aulas que reflitam o contato com suas experiências reais em música, garantindo, assim, motivação para aprendizagem, um dos aspectos essenciais para sua formação profissional.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-04-29T04:12:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/15698
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000689106
url http://hdl.handle.net/10183/15698
identifier_str_mv 000689106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15698/1/000689106.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15698/2/000689106.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15698/3/000689106.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c47cbb29475cf6303540306bf0d230dc
cb3c1f95876cc12fd924ff4ed51200ab
c71f839ae4a673e80cbf360d5d57e9c3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447028250968064