Tocar é muito melhor do que escutar! : aprendizagens musicais a partir de motivações oriundas do contexto cultural de alunos de piano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/15698 |
Resumo: | Esta pesquisa busca mostrar e analisar como as músicas trazidas do cotidiano de alunos de piano contribuem para o aprendizado e prática do instrumento. O estudo foi baseado em relatos de alunos e ex-alunos de piano que vivenciaram uma prática musical voltada para o repertório de seu cotidiano. A fim de contribuir e motivar o aprendizado e execução do referido instrumento musical, a professora, confecciou partituras para piano a partir de músicas e gravações sugeridas pelos alunos, tais como temas de filme, temas de novelas, músicas de bandas internacionais e nacionais como Aerosmith, Linkin Park, Bon Jovi, The Beatles, The Doors, Metallica e Jota Quest, dentre outros. O estudo está ancorado no campo dos Estudos Culturais, e trabalha com os conceitos de cultura(s), discurso, identidades musicais, música da mídia dentre outros. Os achados da pesquisa foram categorizados de acordo com as recorrências nas falas dos alunos entrevistados, culminando nos tópicos: Tocar é melhor do que escutar?; Música boa: o que é isso?; O que observo quando escuto uma música? e Uma aula de piano pode ensinar as alegrias da música? Considerando as análises pode-se inferir que é de suma importância que os alunos tenham participação nas aulas de piano planejando juntamente com o professor as ações músico-pedagógicas com aulas que reflitam o contato com suas experiências reais em música, garantindo, assim, motivação para aprendizagem, um dos aspectos essenciais para sua formação profissional. |
id |
UFRGS-2_0e614b51d9e7af56d57eafdae1773532 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15698 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Flach, Gisele AndreaGarbin, Elisabete Maria2009-04-29T04:12:43Z2008http://hdl.handle.net/10183/15698000689106Esta pesquisa busca mostrar e analisar como as músicas trazidas do cotidiano de alunos de piano contribuem para o aprendizado e prática do instrumento. O estudo foi baseado em relatos de alunos e ex-alunos de piano que vivenciaram uma prática musical voltada para o repertório de seu cotidiano. A fim de contribuir e motivar o aprendizado e execução do referido instrumento musical, a professora, confecciou partituras para piano a partir de músicas e gravações sugeridas pelos alunos, tais como temas de filme, temas de novelas, músicas de bandas internacionais e nacionais como Aerosmith, Linkin Park, Bon Jovi, The Beatles, The Doors, Metallica e Jota Quest, dentre outros. O estudo está ancorado no campo dos Estudos Culturais, e trabalha com os conceitos de cultura(s), discurso, identidades musicais, música da mídia dentre outros. Os achados da pesquisa foram categorizados de acordo com as recorrências nas falas dos alunos entrevistados, culminando nos tópicos: Tocar é melhor do que escutar?; Música boa: o que é isso?; O que observo quando escuto uma música? e Uma aula de piano pode ensinar as alegrias da música? Considerando as análises pode-se inferir que é de suma importância que os alunos tenham participação nas aulas de piano planejando juntamente com o professor as ações músico-pedagógicas com aulas que reflitam o contato com suas experiências reais em música, garantindo, assim, motivação para aprendizagem, um dos aspectos essenciais para sua formação profissional.application/pdfporArteEnsinoMúsicaTocar é muito melhor do que escutar! : aprendizagens musicais a partir de motivações oriundas do contexto cultural de alunos de pianoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008especializaçãoCurso de Especialização em Pedagogia da Arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000689106.pdf000689106.pdfTexto completoapplication/pdf935152http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15698/1/000689106.pdfc47cbb29475cf6303540306bf0d230dcMD51TEXT000689106.pdf.txt000689106.pdf.txtExtracted Texttext/plain171184http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15698/2/000689106.pdf.txtcb3c1f95876cc12fd924ff4ed51200abMD52THUMBNAIL000689106.pdf.jpg000689106.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15698/3/000689106.pdf.jpgc71f839ae4a673e80cbf360d5d57e9c3MD5310183/156982018-10-08 08:40:34.753oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15698Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:40:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tocar é muito melhor do que escutar! : aprendizagens musicais a partir de motivações oriundas do contexto cultural de alunos de piano |
title |
Tocar é muito melhor do que escutar! : aprendizagens musicais a partir de motivações oriundas do contexto cultural de alunos de piano |
spellingShingle |
Tocar é muito melhor do que escutar! : aprendizagens musicais a partir de motivações oriundas do contexto cultural de alunos de piano Flach, Gisele Andrea Arte Ensino Música |
title_short |
Tocar é muito melhor do que escutar! : aprendizagens musicais a partir de motivações oriundas do contexto cultural de alunos de piano |
title_full |
Tocar é muito melhor do que escutar! : aprendizagens musicais a partir de motivações oriundas do contexto cultural de alunos de piano |
title_fullStr |
Tocar é muito melhor do que escutar! : aprendizagens musicais a partir de motivações oriundas do contexto cultural de alunos de piano |
title_full_unstemmed |
Tocar é muito melhor do que escutar! : aprendizagens musicais a partir de motivações oriundas do contexto cultural de alunos de piano |
title_sort |
Tocar é muito melhor do que escutar! : aprendizagens musicais a partir de motivações oriundas do contexto cultural de alunos de piano |
author |
Flach, Gisele Andrea |
author_facet |
Flach, Gisele Andrea |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flach, Gisele Andrea |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Garbin, Elisabete Maria |
contributor_str_mv |
Garbin, Elisabete Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Ensino Música |
topic |
Arte Ensino Música |
description |
Esta pesquisa busca mostrar e analisar como as músicas trazidas do cotidiano de alunos de piano contribuem para o aprendizado e prática do instrumento. O estudo foi baseado em relatos de alunos e ex-alunos de piano que vivenciaram uma prática musical voltada para o repertório de seu cotidiano. A fim de contribuir e motivar o aprendizado e execução do referido instrumento musical, a professora, confecciou partituras para piano a partir de músicas e gravações sugeridas pelos alunos, tais como temas de filme, temas de novelas, músicas de bandas internacionais e nacionais como Aerosmith, Linkin Park, Bon Jovi, The Beatles, The Doors, Metallica e Jota Quest, dentre outros. O estudo está ancorado no campo dos Estudos Culturais, e trabalha com os conceitos de cultura(s), discurso, identidades musicais, música da mídia dentre outros. Os achados da pesquisa foram categorizados de acordo com as recorrências nas falas dos alunos entrevistados, culminando nos tópicos: Tocar é melhor do que escutar?; Música boa: o que é isso?; O que observo quando escuto uma música? e Uma aula de piano pode ensinar as alegrias da música? Considerando as análises pode-se inferir que é de suma importância que os alunos tenham participação nas aulas de piano planejando juntamente com o professor as ações músico-pedagógicas com aulas que reflitam o contato com suas experiências reais em música, garantindo, assim, motivação para aprendizagem, um dos aspectos essenciais para sua formação profissional. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-04-29T04:12:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/15698 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000689106 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/15698 |
identifier_str_mv |
000689106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15698/1/000689106.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15698/2/000689106.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15698/3/000689106.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c47cbb29475cf6303540306bf0d230dc cb3c1f95876cc12fd924ff4ed51200ab c71f839ae4a673e80cbf360d5d57e9c3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447028250968064 |