O compromisso social da universidade brasileira no processo de integração com o ensino de 1. grau : algumas reflexões sobre a democratização do saber e do poder
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Data de Publicação: | 1985 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/258294 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma tentativa de reflexão sobre o processo de desenvolvimento de um Programa de Integração da Universidade com o 1º Grau. Trata-se de um esforço de equacionar alguns questionamentos, embora aparentemente insolúveis no campo restrito da ação educativa-frente à estrutura sócio-econômica vigente, tais como o papel do Estado como mediador, o papel da Universidade crítica, a relação entre saber popular e erudito e entre cultura e educação. Como uma proposta de reflexão, o artigo se insere num determinado momento histórico e, como tal, deve ser interpretado. |
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Medeiros, Marilú Fontoura de2023-05-18T03:56:19Z19850100-3143http://hdl.handle.net/10183/258294000065773O presente artigo apresenta uma tentativa de reflexão sobre o processo de desenvolvimento de um Programa de Integração da Universidade com o 1º Grau. Trata-se de um esforço de equacionar alguns questionamentos, embora aparentemente insolúveis no campo restrito da ação educativa-frente à estrutura sócio-econômica vigente, tais como o papel do Estado como mediador, o papel da Universidade crítica, a relação entre saber popular e erudito e entre cultura e educação. Como uma proposta de reflexão, o artigo se insere num determinado momento histórico e, como tal, deve ser interpretado.The Social Committment of the Brazilian University in the process of its integration with elementary schools: some reflexions about democratization of knowledge and power. This article tries to stimulate some reflections in relation to one specific Program, that is, "The Program of integration between University and Public Elementary Schools" in Brazil. It represents an effort to delineate a few problemas - through apparently insoluble in the specific field of educationnal action - within the context of current socioeconomic structure. Such questions are the role of state as mediator, the role of a criticaI Univeisity, the relation between popular knowledge and erudite knowledge, and between culture and education. As a proposition for reflection, the article is inserted in a determined historical moment and it must be interpreted as such.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 10, n. 3 (set./dez. 1985), p. 85-103UniversidadeEnsino de primeiro grauO compromisso social da universidade brasileira no processo de integração com o ensino de 1. grau : algumas reflexões sobre a democratização do saber e do poderinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000065773.pdf.txt000065773.pdf.txtExtracted Texttext/plain43822http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258294/2/000065773.pdf.txtb80610fbabc1ce3f455d991a6d6b5ca5MD52ORIGINAL000065773.pdfTexto completoapplication/pdf378812http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258294/1/000065773.pdf44f0b39814d2b56d4a7e958f28bb54bbMD5110183/2582942023-05-19 03:48:41.528477oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258294Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-19T06:48:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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