Troços, tarecos e burundangas : o processo de criação dos trajes do cangaço para os brincantes do Paralelo 30

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bauermann, Laura
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/79476
Resumo: Troços, Tarecos e Burundangas aborda o processo de construção do traje de cangaceiro desenvolvido para o Projeto de Extensão Grupo de Brincantes do Paralelo 30 – Folclore e Cultura Popular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no ano de 2011. O trabalho tem como objetivo investigar os diferentes aspectos compreendidos na concepção da vestimenta. A ação de revisitar o processo de criação possibilita ao Grupo de Brincantes refletir sobre a sua prática. O trabalho contribui também por tornar o processo de concepção da indumentária acessível ao leitor. A pesquisa iniciou por um referencial teórico acerca dos temas: cangaço, dança popular, indumentárias, cultura e educação. Este estudo foi articulado com o meu relato sobre o processo e com as perspectivas de outros participantes do projeto de extensão, coletadas por meio de entrevistas. O trabalho tem caráter qualitativo e foi realizado sob uma perspectiva transdisciplinar. Tal postura também permeia os fazeres do grupo, que se preocupa em abranger a complexidade da cultura popular e que cria a partir dos diversos elementos que atravessam os movimentos dos dançantes. Da articulação entre as diversas perspectivas sobre o processo emergiram reflexões acerca das estratégias criadas pelo grupo para confeccionar o traje, do processo de individuação de cada brincante em contato com o seu traje, da relação entre o traje e o brincante em cena, e do processo enquanto ação educativa. Assim, a pesquisa foca nas interações que constituem o processo criativo, entendendo que este segue acontecendo, e que outras tantas relações podem ser percebidas.
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