Instâncias formativas curriculares e extra-curriculares e a formação na Licenciatura em Educação Física : narrativa da trajetória de um estudante-professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/279645 |
Resumo: | Este estudo, de natureza biográfico-narrativa, tem como objetivo narrar e compreender as experiências construídas ao longo do percurso formativo do curso de Licenciatura em Educação Física do autor. Os relatos e análises apresentados foram possíveis a partir das memórias evocadas acerca da minha trajetória, assim como com a utilização dos diários de campo, das anotações, de materiais postados no Moodle das disciplinas cursadas na graduação, examinados com o intuito de compreender as experiências atravessadas em cada instância. Além disso, à medida que o estudo vai se desenvolvendo, pude revisar e aprender diferentes realidades enfrentadas no cotidiano do docente, devido às condições socioeconômicas, à infraestrutura das escolas, às dificuldades de recursos para administrar as aulas. Tais aprendizagens me permitiram compreender melhor como essas práticas foram se desdobrando ao longo da minha trajetória, a fim de aproximar-me do entendimento do docente que me constituo. |
id |
UFRGS-2_0ea9ab909bf8ad21cce39e3eded4597a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279645 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vargas, Arthur Calovi OliveiraWittizorecki, Elisandro Schultz2024-10-03T06:54:21Z2024http://hdl.handle.net/10183/279645001212039Este estudo, de natureza biográfico-narrativa, tem como objetivo narrar e compreender as experiências construídas ao longo do percurso formativo do curso de Licenciatura em Educação Física do autor. Os relatos e análises apresentados foram possíveis a partir das memórias evocadas acerca da minha trajetória, assim como com a utilização dos diários de campo, das anotações, de materiais postados no Moodle das disciplinas cursadas na graduação, examinados com o intuito de compreender as experiências atravessadas em cada instância. Além disso, à medida que o estudo vai se desenvolvendo, pude revisar e aprender diferentes realidades enfrentadas no cotidiano do docente, devido às condições socioeconômicas, à infraestrutura das escolas, às dificuldades de recursos para administrar as aulas. Tais aprendizagens me permitiram compreender melhor como essas práticas foram se desdobrando ao longo da minha trajetória, a fim de aproximar-me do entendimento do docente que me constituo.This study, of a biographical-narrative nature, aims to narrate and understand the experiences built along the formative path of the author's degree course in Physical Education. The reports and analyses presented were possible from the memories evoked about my trajectory, as well as with the use of field diaries, notes, materials posted in the Moodle of the disciplines taken at graduation, examined in order to understand the experiences crossed in each instance. In addition, as the study developed, I was able to review and learn different realities faced in the daily life of the teacher, due to the socioeconomic conditions, the infrastructure of the schools, the difficulties of resources to manage the classes. Such learnings allowed me to better understand how these practices were unfolding throughout my trajectory, in order to get closer to the understanding of the teacher who constitutes myself.application/pdfporEducação física escolarDocênciaSchool physical educationTeachersInstâncias formativas curriculares e extra-curriculares e a formação na Licenciatura em Educação Física : narrativa da trajetória de um estudante-professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2024Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001212039.pdf.txt001212039.pdf.txtExtracted Texttext/plain115358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279645/2/001212039.pdf.txt18e29f7bbefb5c2b70cfd7d63317e51aMD52ORIGINAL001212039.pdfTexto completoapplication/pdf317984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279645/1/001212039.pdf2123bdd77d2c50dea4146acc04ada91cMD5110183/2796452024-10-04 06:44:22.10536oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279645Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-04T09:44:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Instâncias formativas curriculares e extra-curriculares e a formação na Licenciatura em Educação Física : narrativa da trajetória de um estudante-professor |
title |
Instâncias formativas curriculares e extra-curriculares e a formação na Licenciatura em Educação Física : narrativa da trajetória de um estudante-professor |
spellingShingle |
Instâncias formativas curriculares e extra-curriculares e a formação na Licenciatura em Educação Física : narrativa da trajetória de um estudante-professor Vargas, Arthur Calovi Oliveira Educação física escolar Docência School physical education Teachers |
title_short |
Instâncias formativas curriculares e extra-curriculares e a formação na Licenciatura em Educação Física : narrativa da trajetória de um estudante-professor |
title_full |
Instâncias formativas curriculares e extra-curriculares e a formação na Licenciatura em Educação Física : narrativa da trajetória de um estudante-professor |
title_fullStr |
Instâncias formativas curriculares e extra-curriculares e a formação na Licenciatura em Educação Física : narrativa da trajetória de um estudante-professor |
title_full_unstemmed |
Instâncias formativas curriculares e extra-curriculares e a formação na Licenciatura em Educação Física : narrativa da trajetória de um estudante-professor |
title_sort |
Instâncias formativas curriculares e extra-curriculares e a formação na Licenciatura em Educação Física : narrativa da trajetória de um estudante-professor |
author |
Vargas, Arthur Calovi Oliveira |
author_facet |
Vargas, Arthur Calovi Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vargas, Arthur Calovi Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wittizorecki, Elisandro Schultz |
contributor_str_mv |
Wittizorecki, Elisandro Schultz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Docência |
topic |
Educação física escolar Docência School physical education Teachers |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School physical education Teachers |
description |
Este estudo, de natureza biográfico-narrativa, tem como objetivo narrar e compreender as experiências construídas ao longo do percurso formativo do curso de Licenciatura em Educação Física do autor. Os relatos e análises apresentados foram possíveis a partir das memórias evocadas acerca da minha trajetória, assim como com a utilização dos diários de campo, das anotações, de materiais postados no Moodle das disciplinas cursadas na graduação, examinados com o intuito de compreender as experiências atravessadas em cada instância. Além disso, à medida que o estudo vai se desenvolvendo, pude revisar e aprender diferentes realidades enfrentadas no cotidiano do docente, devido às condições socioeconômicas, à infraestrutura das escolas, às dificuldades de recursos para administrar as aulas. Tais aprendizagens me permitiram compreender melhor como essas práticas foram se desdobrando ao longo da minha trajetória, a fim de aproximar-me do entendimento do docente que me constituo. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-10-03T06:54:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/279645 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001212039 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/279645 |
identifier_str_mv |
001212039 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279645/2/001212039.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279645/1/001212039.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
18e29f7bbefb5c2b70cfd7d63317e51a 2123bdd77d2c50dea4146acc04ada91c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447374103838720 |