Instâncias formativas curriculares e extra-curriculares e a formação na Licenciatura em Educação Física : narrativa da trajetória de um estudante-professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Arthur Calovi Oliveira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/279645
Resumo: Este estudo, de natureza biográfico-narrativa, tem como objetivo narrar e compreender as experiências construídas ao longo do percurso formativo do curso de Licenciatura em Educação Física do autor. Os relatos e análises apresentados foram possíveis a partir das memórias evocadas acerca da minha trajetória, assim como com a utilização dos diários de campo, das anotações, de materiais postados no Moodle das disciplinas cursadas na graduação, examinados com o intuito de compreender as experiências atravessadas em cada instância. Além disso, à medida que o estudo vai se desenvolvendo, pude revisar e aprender diferentes realidades enfrentadas no cotidiano do docente, devido às condições socioeconômicas, à infraestrutura das escolas, às dificuldades de recursos para administrar as aulas. Tais aprendizagens me permitiram compreender melhor como essas práticas foram se desdobrando ao longo da minha trajetória, a fim de aproximar-me do entendimento do docente que me constituo.
id UFRGS-2_0ea9ab909bf8ad21cce39e3eded4597a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279645
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vargas, Arthur Calovi OliveiraWittizorecki, Elisandro Schultz2024-10-03T06:54:21Z2024http://hdl.handle.net/10183/279645001212039Este estudo, de natureza biográfico-narrativa, tem como objetivo narrar e compreender as experiências construídas ao longo do percurso formativo do curso de Licenciatura em Educação Física do autor. Os relatos e análises apresentados foram possíveis a partir das memórias evocadas acerca da minha trajetória, assim como com a utilização dos diários de campo, das anotações, de materiais postados no Moodle das disciplinas cursadas na graduação, examinados com o intuito de compreender as experiências atravessadas em cada instância. Além disso, à medida que o estudo vai se desenvolvendo, pude revisar e aprender diferentes realidades enfrentadas no cotidiano do docente, devido às condições socioeconômicas, à infraestrutura das escolas, às dificuldades de recursos para administrar as aulas. Tais aprendizagens me permitiram compreender melhor como essas práticas foram se desdobrando ao longo da minha trajetória, a fim de aproximar-me do entendimento do docente que me constituo.This study, of a biographical-narrative nature, aims to narrate and understand the experiences built along the formative path of the author's degree course in Physical Education. The reports and analyses presented were possible from the memories evoked about my trajectory, as well as with the use of field diaries, notes, materials posted in the Moodle of the disciplines taken at graduation, examined in order to understand the experiences crossed in each instance. In addition, as the study developed, I was able to review and learn different realities faced in the daily life of the teacher, due to the socioeconomic conditions, the infrastructure of the schools, the difficulties of resources to manage the classes. Such learnings allowed me to better understand how these practices were unfolding throughout my trajectory, in order to get closer to the understanding of the teacher who constitutes myself.application/pdfporEducação física escolarDocênciaSchool physical educationTeachersInstâncias formativas curriculares e extra-curriculares e a formação na Licenciatura em Educação Física : narrativa da trajetória de um estudante-professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2024Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001212039.pdf.txt001212039.pdf.txtExtracted Texttext/plain115358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279645/2/001212039.pdf.txt18e29f7bbefb5c2b70cfd7d63317e51aMD52ORIGINAL001212039.pdfTexto completoapplication/pdf317984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279645/1/001212039.pdf2123bdd77d2c50dea4146acc04ada91cMD5110183/2796452024-10-04 06:44:22.10536oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279645Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-04T09:44:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Instâncias formativas curriculares e extra-curriculares e a formação na Licenciatura em Educação Física : narrativa da trajetória de um estudante-professor
title Instâncias formativas curriculares e extra-curriculares e a formação na Licenciatura em Educação Física : narrativa da trajetória de um estudante-professor
spellingShingle Instâncias formativas curriculares e extra-curriculares e a formação na Licenciatura em Educação Física : narrativa da trajetória de um estudante-professor
Vargas, Arthur Calovi Oliveira
Educação física escolar
Docência
School physical education
Teachers
title_short Instâncias formativas curriculares e extra-curriculares e a formação na Licenciatura em Educação Física : narrativa da trajetória de um estudante-professor
title_full Instâncias formativas curriculares e extra-curriculares e a formação na Licenciatura em Educação Física : narrativa da trajetória de um estudante-professor
title_fullStr Instâncias formativas curriculares e extra-curriculares e a formação na Licenciatura em Educação Física : narrativa da trajetória de um estudante-professor
title_full_unstemmed Instâncias formativas curriculares e extra-curriculares e a formação na Licenciatura em Educação Física : narrativa da trajetória de um estudante-professor
title_sort Instâncias formativas curriculares e extra-curriculares e a formação na Licenciatura em Educação Física : narrativa da trajetória de um estudante-professor
author Vargas, Arthur Calovi Oliveira
author_facet Vargas, Arthur Calovi Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Arthur Calovi Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wittizorecki, Elisandro Schultz
contributor_str_mv Wittizorecki, Elisandro Schultz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Docência
topic Educação física escolar
Docência
School physical education
Teachers
dc.subject.eng.fl_str_mv School physical education
Teachers
description Este estudo, de natureza biográfico-narrativa, tem como objetivo narrar e compreender as experiências construídas ao longo do percurso formativo do curso de Licenciatura em Educação Física do autor. Os relatos e análises apresentados foram possíveis a partir das memórias evocadas acerca da minha trajetória, assim como com a utilização dos diários de campo, das anotações, de materiais postados no Moodle das disciplinas cursadas na graduação, examinados com o intuito de compreender as experiências atravessadas em cada instância. Além disso, à medida que o estudo vai se desenvolvendo, pude revisar e aprender diferentes realidades enfrentadas no cotidiano do docente, devido às condições socioeconômicas, à infraestrutura das escolas, às dificuldades de recursos para administrar as aulas. Tais aprendizagens me permitiram compreender melhor como essas práticas foram se desdobrando ao longo da minha trajetória, a fim de aproximar-me do entendimento do docente que me constituo.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-10-03T06:54:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/279645
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001212039
url http://hdl.handle.net/10183/279645
identifier_str_mv 001212039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279645/2/001212039.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279645/1/001212039.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 18e29f7bbefb5c2b70cfd7d63317e51a
2123bdd77d2c50dea4146acc04ada91c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447374103838720