A dimensão ética da interdisciplinaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115084 |
Resumo: | A interdisciplinaridade constitui hoje um desafio para as práticas de investigação e de formação pedagógica. Enquanto problema epistemológico, a interdisciplinaridade passou a ser discutida muito recentemente no âmbito acadêmico, em razão do processo de especialização e de fragmentação do conhecimento, que aos poucos foi produzindo uma compreensão cada vez mais detalhada e profunda, mas cada vez menos ampla da realidade, impossibilitando, assim, a criação de uma visão de conjunto e uma compreensão abrangente de mundo. No entanto, pouca atenção tem sido dada às precondições que tornam possível a efetivação da interdisciplinaridade no campo da pesquisa e da formação pedagógica. Por isso, trata-se de analisar aqui as bases éticas sobre as quais se assenta a prática da interdisciplinaridade tanto na investigação científica quanto na formação humana. |
id |
UFRGS-2_0ed8cc1ebaa5805a91b19cbcd55b5f14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115084 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bombassaro, Luiz Carlos2015-04-09T01:58:08Z20140104-4311http://hdl.handle.net/10183/115084000955030A interdisciplinaridade constitui hoje um desafio para as práticas de investigação e de formação pedagógica. Enquanto problema epistemológico, a interdisciplinaridade passou a ser discutida muito recentemente no âmbito acadêmico, em razão do processo de especialização e de fragmentação do conhecimento, que aos poucos foi produzindo uma compreensão cada vez mais detalhada e profunda, mas cada vez menos ampla da realidade, impossibilitando, assim, a criação de uma visão de conjunto e uma compreensão abrangente de mundo. No entanto, pouca atenção tem sido dada às precondições que tornam possível a efetivação da interdisciplinaridade no campo da pesquisa e da formação pedagógica. Por isso, trata-se de analisar aqui as bases éticas sobre as quais se assenta a prática da interdisciplinaridade tanto na investigação científica quanto na formação humana.Interdisciplinarity constitutes a challenge to today’s investigative practices and pedagogic training. As an epistemological problem, interdisciplinarity has been discussed recently in academic context, due to the process of specialization and fragmentation of knowledge. This situation has slowly been producing a deeper and more detailed understanding, but one ever more distant from reality, making it impossible to acquire an overall, as well as an extended, comprehension of the world. However, not much attention has been given to the preconditions that have made possible the effectuation of interdisciplinarity in the research field and pedagogic training. Therefore, the issue here is to analyze the ethical basis on which interdisciplinary practice is built, in both scientific research and human development.application/pdfporRoteiro (Joaçaba). Joaçaba, SC. Vol. 39, nesp. (2014), p. 39-48.InterdisciplinaridadeEpistemologia genéticaÉticaInterdisciplinarityEpistemologyEthicsEducationA dimensão ética da interdisciplinaridadeThe ethical dimension of interdisciplinarity info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000955030.pdf000955030.pdfTexto completoapplication/pdf474653http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115084/1/000955030.pdf77a3bd7d4dd1cdf4b6687fff370c5ee0MD51TEXT000955030.pdf.txt000955030.pdf.txtExtracted Texttext/plain25314http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115084/2/000955030.pdf.txta670f17516af0b122e494c0db502aafbMD52THUMBNAIL000955030.pdf.jpg000955030.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1850http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115084/3/000955030.pdf.jpg7eb995d4b7664e472843d5200172298aMD5310183/1150842020-06-05 03:48:46.941632oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115084Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-06-05T06:48:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A dimensão ética da interdisciplinaridade |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The ethical dimension of interdisciplinarity |
title |
A dimensão ética da interdisciplinaridade |
spellingShingle |
A dimensão ética da interdisciplinaridade Bombassaro, Luiz Carlos Interdisciplinaridade Epistemologia genética Ética Interdisciplinarity Epistemology Ethics Education |
title_short |
A dimensão ética da interdisciplinaridade |
title_full |
A dimensão ética da interdisciplinaridade |
title_fullStr |
A dimensão ética da interdisciplinaridade |
title_full_unstemmed |
A dimensão ética da interdisciplinaridade |
title_sort |
A dimensão ética da interdisciplinaridade |
author |
Bombassaro, Luiz Carlos |
author_facet |
Bombassaro, Luiz Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bombassaro, Luiz Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Epistemologia genética Ética |
topic |
Interdisciplinaridade Epistemologia genética Ética Interdisciplinarity Epistemology Ethics Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Interdisciplinarity Epistemology Ethics Education |
description |
A interdisciplinaridade constitui hoje um desafio para as práticas de investigação e de formação pedagógica. Enquanto problema epistemológico, a interdisciplinaridade passou a ser discutida muito recentemente no âmbito acadêmico, em razão do processo de especialização e de fragmentação do conhecimento, que aos poucos foi produzindo uma compreensão cada vez mais detalhada e profunda, mas cada vez menos ampla da realidade, impossibilitando, assim, a criação de uma visão de conjunto e uma compreensão abrangente de mundo. No entanto, pouca atenção tem sido dada às precondições que tornam possível a efetivação da interdisciplinaridade no campo da pesquisa e da formação pedagógica. Por isso, trata-se de analisar aqui as bases éticas sobre as quais se assenta a prática da interdisciplinaridade tanto na investigação científica quanto na formação humana. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-09T01:58:08Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115084 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-4311 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000955030 |
identifier_str_mv |
0104-4311 000955030 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba). Joaçaba, SC. Vol. 39, nesp. (2014), p. 39-48. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115084/1/000955030.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115084/2/000955030.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115084/3/000955030.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
77a3bd7d4dd1cdf4b6687fff370c5ee0 a670f17516af0b122e494c0db502aafb 7eb995d4b7664e472843d5200172298a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792790301209788416 |