A dimensão ética da interdisciplinaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bombassaro, Luiz Carlos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115084
Resumo: A interdisciplinaridade constitui hoje um desafio para as práticas de investigação e de formação pedagógica. Enquanto problema epistemológico, a interdisciplinaridade passou a ser discutida muito recentemente no âmbito acadêmico, em razão do processo de especialização e de fragmentação do conhecimento, que aos poucos foi produzindo uma compreensão cada vez mais detalhada e profunda, mas cada vez menos ampla da realidade, impossibilitando, assim, a criação de uma visão de conjunto e uma compreensão abrangente de mundo. No entanto, pouca atenção tem sido dada às precondições que tornam possível a efetivação da interdisciplinaridade no campo da pesquisa e da formação pedagógica. Por isso, trata-se de analisar aqui as bases éticas sobre as quais se assenta a prática da interdisciplinaridade tanto na investigação científica quanto na formação humana.
id UFRGS-2_0ed8cc1ebaa5805a91b19cbcd55b5f14
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115084
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bombassaro, Luiz Carlos2015-04-09T01:58:08Z20140104-4311http://hdl.handle.net/10183/115084000955030A interdisciplinaridade constitui hoje um desafio para as práticas de investigação e de formação pedagógica. Enquanto problema epistemológico, a interdisciplinaridade passou a ser discutida muito recentemente no âmbito acadêmico, em razão do processo de especialização e de fragmentação do conhecimento, que aos poucos foi produzindo uma compreensão cada vez mais detalhada e profunda, mas cada vez menos ampla da realidade, impossibilitando, assim, a criação de uma visão de conjunto e uma compreensão abrangente de mundo. No entanto, pouca atenção tem sido dada às precondições que tornam possível a efetivação da interdisciplinaridade no campo da pesquisa e da formação pedagógica. Por isso, trata-se de analisar aqui as bases éticas sobre as quais se assenta a prática da interdisciplinaridade tanto na investigação científica quanto na formação humana.Interdisciplinarity constitutes a challenge to today’s investigative practices and pedagogic training. As an epistemological problem, interdisciplinarity has been discussed recently in academic context, due to the process of specialization and fragmentation of knowledge. This situation has slowly been producing a deeper and more detailed understanding, but one ever more distant from reality, making it impossible to acquire an overall, as well as an extended, comprehension of the world. However, not much attention has been given to the preconditions that have made possible the effectuation of interdisciplinarity in the research field and pedagogic training. Therefore, the issue here is to analyze the ethical basis on which interdisciplinary practice is built, in both scientific research and human development.application/pdfporRoteiro (Joaçaba). Joaçaba, SC. Vol. 39, nesp. (2014), p. 39-48.InterdisciplinaridadeEpistemologia genéticaÉticaInterdisciplinarityEpistemologyEthicsEducationA dimensão ética da interdisciplinaridadeThe ethical dimension of interdisciplinarity info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000955030.pdf000955030.pdfTexto completoapplication/pdf474653http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115084/1/000955030.pdf77a3bd7d4dd1cdf4b6687fff370c5ee0MD51TEXT000955030.pdf.txt000955030.pdf.txtExtracted Texttext/plain25314http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115084/2/000955030.pdf.txta670f17516af0b122e494c0db502aafbMD52THUMBNAIL000955030.pdf.jpg000955030.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1850http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115084/3/000955030.pdf.jpg7eb995d4b7664e472843d5200172298aMD5310183/1150842020-06-05 03:48:46.941632oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115084Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-06-05T06:48:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A dimensão ética da interdisciplinaridade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The ethical dimension of interdisciplinarity
title A dimensão ética da interdisciplinaridade
spellingShingle A dimensão ética da interdisciplinaridade
Bombassaro, Luiz Carlos
Interdisciplinaridade
Epistemologia genética
Ética
Interdisciplinarity
Epistemology
Ethics
Education
title_short A dimensão ética da interdisciplinaridade
title_full A dimensão ética da interdisciplinaridade
title_fullStr A dimensão ética da interdisciplinaridade
title_full_unstemmed A dimensão ética da interdisciplinaridade
title_sort A dimensão ética da interdisciplinaridade
author Bombassaro, Luiz Carlos
author_facet Bombassaro, Luiz Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bombassaro, Luiz Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Epistemologia genética
Ética
topic Interdisciplinaridade
Epistemologia genética
Ética
Interdisciplinarity
Epistemology
Ethics
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Interdisciplinarity
Epistemology
Ethics
Education
description A interdisciplinaridade constitui hoje um desafio para as práticas de investigação e de formação pedagógica. Enquanto problema epistemológico, a interdisciplinaridade passou a ser discutida muito recentemente no âmbito acadêmico, em razão do processo de especialização e de fragmentação do conhecimento, que aos poucos foi produzindo uma compreensão cada vez mais detalhada e profunda, mas cada vez menos ampla da realidade, impossibilitando, assim, a criação de uma visão de conjunto e uma compreensão abrangente de mundo. No entanto, pouca atenção tem sido dada às precondições que tornam possível a efetivação da interdisciplinaridade no campo da pesquisa e da formação pedagógica. Por isso, trata-se de analisar aqui as bases éticas sobre as quais se assenta a prática da interdisciplinaridade tanto na investigação científica quanto na formação humana.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-09T01:58:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115084
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-4311
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000955030
identifier_str_mv 0104-4311
000955030
url http://hdl.handle.net/10183/115084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba). Joaçaba, SC. Vol. 39, nesp. (2014), p. 39-48.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115084/1/000955030.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115084/2/000955030.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115084/3/000955030.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 77a3bd7d4dd1cdf4b6687fff370c5ee0
a670f17516af0b122e494c0db502aafb
7eb995d4b7664e472843d5200172298a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790301209788416