Acreditação hospitalar : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/205176 |
Resumo: | Este artigo aborda a qualidade e acreditação hospitalar através do Manual das Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares, desenvolvido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O objetivo geral deste trabalho é avaliar o processo de acreditação, identificando dificuldades e benefícios advindos da implantação deste Manual. Após a realização de uma revisão bibliográfica sobre qualidade em hospitais e normas da qualidade aplicáveis a hospitais, é feita uma análise crítica teórica do Manual das Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares. Tal análise crítica inclui um estudo comparativo entre os requisitos do Manual e da norma NBR ISO 9001/2000. A seguir, a análise teórica é complementada através de um estudo de caso contemplando a implantação do Manual junto a um hospital de grande porte. Finalmente, são apresentadas as conclusões, baseadas tanto no estudo teórico como no estudo prático. |
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Antunes, Felipe LacerdaRibeiro, Jose Luis Duarte2020-01-31T04:12:32Z20051676-1901http://hdl.handle.net/10183/205176000573552Este artigo aborda a qualidade e acreditação hospitalar através do Manual das Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares, desenvolvido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O objetivo geral deste trabalho é avaliar o processo de acreditação, identificando dificuldades e benefícios advindos da implantação deste Manual. Após a realização de uma revisão bibliográfica sobre qualidade em hospitais e normas da qualidade aplicáveis a hospitais, é feita uma análise crítica teórica do Manual das Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares. Tal análise crítica inclui um estudo comparativo entre os requisitos do Manual e da norma NBR ISO 9001/2000. A seguir, a análise teórica é complementada através de um estudo de caso contemplando a implantação do Manual junto a um hospital de grande porte. Finalmente, são apresentadas as conclusões, baseadas tanto no estudo teórico como no estudo prático.The subject of this work is quality and accreditation in health care sector. The instrument evaluated is the Manual das Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares (Manual of Hospitals Organizations), developed by the Organização Nacional de Acreditação (ONA) (Brazilian’s Nacional Organization for Accreditation). The general objective of this work is the evaluation of the accreditation process, identifying main difficulties and advantages from the Manual’s implementation. After the realization of a bibliographical review about quality in hospitals and quality standards applied to hospitals, a theorical review of the Manual das Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares is conducted. The review includes a comparative study between the requirements of the Manual and of the standard NBR ISO 9001/2000. Afterwards, the review is complemented by a case study of the Manual’s implementation in a large hospital. Finally, the conclusions based in the theorical and practical review are presented.application/pdfporRevista produção online : revista científica eletrônica de engenharia de produção. Florianópolis. Vol. 5, n. 1 (mar. 2005), 27 p.HospitaisAcreditaçãoPrestação de serviçosGestão de qualidadeQualityAccreditationHospitalsStandardizationAcreditação hospitalar : um estudo de casoAccreditation in health care sector: a case studyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000573552.pdf.txt000573552.pdf.txtExtracted Texttext/plain59496http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205176/2/000573552.pdf.txt606135a4d62d0fb4463bc0ef8c584b84MD52ORIGINAL000573552.pdfTexto completoapplication/pdf607667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205176/1/000573552.pdff66fdbe9bbee89c3f68ef97465ad7bc0MD5110183/2051762020-02-01 05:14:16.81561oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205176Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-01T07:14:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Este artigo aborda a qualidade e acreditação hospitalar através do Manual das Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares, desenvolvido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O objetivo geral deste trabalho é avaliar o processo de acreditação, identificando dificuldades e benefícios advindos da implantação deste Manual. Após a realização de uma revisão bibliográfica sobre qualidade em hospitais e normas da qualidade aplicáveis a hospitais, é feita uma análise crítica teórica do Manual das Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares. Tal análise crítica inclui um estudo comparativo entre os requisitos do Manual e da norma NBR ISO 9001/2000. A seguir, a análise teórica é complementada através de um estudo de caso contemplando a implantação do Manual junto a um hospital de grande porte. Finalmente, são apresentadas as conclusões, baseadas tanto no estudo teórico como no estudo prático. |
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