Aproximações com objetos : conexões entre arte, ensino e cotidiano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/216662 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a experiência dos estágios de docência realizados no curso de Licenciatura em Artes Visuais. Aborda o estudo do uso de objetos do cotidiano na arte e também a utilização desse tema em aulas de Ensino Fundamental e Médio. Destaca os ready mades e objets trouvé, e as notáveis contribuições à História da Arte de artistas como Marcel Duchamp, Salvador Dali, Man Ray e Joseph Kosuth. Nessa direção, esses estudos promovem aproximações de conteúdos pesquisados com as propostas para as aulas de estágios através da apresentação de produções contemporâneas dos artistas Nelson Leirner, Jac Leirner e Sandro Ka. Mostra também as produções dos alunos e as transformações de suas percepções e conhecimentos sobre a arte que utiliza objetos prontos. Conclui pontuando os novos questionamentos que surgiram com a atividade de pesquisa, ressaltando o envolvimento e as transformações ocorridas em sala-de-aula, sinalizando uma das formas de legitimação do conteúdo de arte na escola. Os principais autores utilizados na pesquisa são: Paulo Freire, Raimundo Martins e Irene Tourinho, entre outros. |
id |
UFRGS-2_0f77c29795611ce2e20e87cb8c04c9d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216662 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Campos, Fernanda PortoVitelli, Celso2020-12-17T04:11:30Z2020http://hdl.handle.net/10183/216662001120632Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a experiência dos estágios de docência realizados no curso de Licenciatura em Artes Visuais. Aborda o estudo do uso de objetos do cotidiano na arte e também a utilização desse tema em aulas de Ensino Fundamental e Médio. Destaca os ready mades e objets trouvé, e as notáveis contribuições à História da Arte de artistas como Marcel Duchamp, Salvador Dali, Man Ray e Joseph Kosuth. Nessa direção, esses estudos promovem aproximações de conteúdos pesquisados com as propostas para as aulas de estágios através da apresentação de produções contemporâneas dos artistas Nelson Leirner, Jac Leirner e Sandro Ka. Mostra também as produções dos alunos e as transformações de suas percepções e conhecimentos sobre a arte que utiliza objetos prontos. Conclui pontuando os novos questionamentos que surgiram com a atividade de pesquisa, ressaltando o envolvimento e as transformações ocorridas em sala-de-aula, sinalizando uma das formas de legitimação do conteúdo de arte na escola. Os principais autores utilizados na pesquisa são: Paulo Freire, Raimundo Martins e Irene Tourinho, entre outros.application/pdfporEnsino de artesArteObjetos artísticosCotidianoAproximações com objetos : conexões entre arte, ensino e cotidianoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2020Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001120632.pdf.txt001120632.pdf.txtExtracted Texttext/plain68503http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216662/2/001120632.pdf.txt5d323b296a58288414149dd73ecce19eMD52ORIGINAL001120632.pdfTexto completoapplication/pdf6298818http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216662/1/001120632.pdf25c2a3c436a1b1d596cef05fe7c9140bMD5110183/2166622020-12-18 05:14:05.184356oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216662Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-12-18T07:14:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aproximações com objetos : conexões entre arte, ensino e cotidiano |
title |
Aproximações com objetos : conexões entre arte, ensino e cotidiano |
spellingShingle |
Aproximações com objetos : conexões entre arte, ensino e cotidiano Campos, Fernanda Porto Ensino de artes Arte Objetos artísticos Cotidiano |
title_short |
Aproximações com objetos : conexões entre arte, ensino e cotidiano |
title_full |
Aproximações com objetos : conexões entre arte, ensino e cotidiano |
title_fullStr |
Aproximações com objetos : conexões entre arte, ensino e cotidiano |
title_full_unstemmed |
Aproximações com objetos : conexões entre arte, ensino e cotidiano |
title_sort |
Aproximações com objetos : conexões entre arte, ensino e cotidiano |
author |
Campos, Fernanda Porto |
author_facet |
Campos, Fernanda Porto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Fernanda Porto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vitelli, Celso |
contributor_str_mv |
Vitelli, Celso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de artes Arte Objetos artísticos Cotidiano |
topic |
Ensino de artes Arte Objetos artísticos Cotidiano |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a experiência dos estágios de docência realizados no curso de Licenciatura em Artes Visuais. Aborda o estudo do uso de objetos do cotidiano na arte e também a utilização desse tema em aulas de Ensino Fundamental e Médio. Destaca os ready mades e objets trouvé, e as notáveis contribuições à História da Arte de artistas como Marcel Duchamp, Salvador Dali, Man Ray e Joseph Kosuth. Nessa direção, esses estudos promovem aproximações de conteúdos pesquisados com as propostas para as aulas de estágios através da apresentação de produções contemporâneas dos artistas Nelson Leirner, Jac Leirner e Sandro Ka. Mostra também as produções dos alunos e as transformações de suas percepções e conhecimentos sobre a arte que utiliza objetos prontos. Conclui pontuando os novos questionamentos que surgiram com a atividade de pesquisa, ressaltando o envolvimento e as transformações ocorridas em sala-de-aula, sinalizando uma das formas de legitimação do conteúdo de arte na escola. Os principais autores utilizados na pesquisa são: Paulo Freire, Raimundo Martins e Irene Tourinho, entre outros. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-17T04:11:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/216662 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001120632 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/216662 |
identifier_str_mv |
001120632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216662/2/001120632.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216662/1/001120632.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5d323b296a58288414149dd73ecce19e 25c2a3c436a1b1d596cef05fe7c9140b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447269251481600 |