Aproximações com objetos : conexões entre arte, ensino e cotidiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Fernanda Porto
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/216662
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a experiência dos estágios de docência realizados no curso de Licenciatura em Artes Visuais. Aborda o estudo do uso de objetos do cotidiano na arte e também a utilização desse tema em aulas de Ensino Fundamental e Médio. Destaca os ready mades e objets trouvé, e as notáveis contribuições à História da Arte de artistas como Marcel Duchamp, Salvador Dali, Man Ray e Joseph Kosuth. Nessa direção, esses estudos promovem aproximações de conteúdos pesquisados com as propostas para as aulas de estágios através da apresentação de produções contemporâneas dos artistas Nelson Leirner, Jac Leirner e Sandro Ka. Mostra também as produções dos alunos e as transformações de suas percepções e conhecimentos sobre a arte que utiliza objetos prontos. Conclui pontuando os novos questionamentos que surgiram com a atividade de pesquisa, ressaltando o envolvimento e as transformações ocorridas em sala-de-aula, sinalizando uma das formas de legitimação do conteúdo de arte na escola. Os principais autores utilizados na pesquisa são: Paulo Freire, Raimundo Martins e Irene Tourinho, entre outros.
id UFRGS-2_0f77c29795611ce2e20e87cb8c04c9d2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216662
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Campos, Fernanda PortoVitelli, Celso2020-12-17T04:11:30Z2020http://hdl.handle.net/10183/216662001120632Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a experiência dos estágios de docência realizados no curso de Licenciatura em Artes Visuais. Aborda o estudo do uso de objetos do cotidiano na arte e também a utilização desse tema em aulas de Ensino Fundamental e Médio. Destaca os ready mades e objets trouvé, e as notáveis contribuições à História da Arte de artistas como Marcel Duchamp, Salvador Dali, Man Ray e Joseph Kosuth. Nessa direção, esses estudos promovem aproximações de conteúdos pesquisados com as propostas para as aulas de estágios através da apresentação de produções contemporâneas dos artistas Nelson Leirner, Jac Leirner e Sandro Ka. Mostra também as produções dos alunos e as transformações de suas percepções e conhecimentos sobre a arte que utiliza objetos prontos. Conclui pontuando os novos questionamentos que surgiram com a atividade de pesquisa, ressaltando o envolvimento e as transformações ocorridas em sala-de-aula, sinalizando uma das formas de legitimação do conteúdo de arte na escola. Os principais autores utilizados na pesquisa são: Paulo Freire, Raimundo Martins e Irene Tourinho, entre outros.application/pdfporEnsino de artesArteObjetos artísticosCotidianoAproximações com objetos : conexões entre arte, ensino e cotidianoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2020Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001120632.pdf.txt001120632.pdf.txtExtracted Texttext/plain68503http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216662/2/001120632.pdf.txt5d323b296a58288414149dd73ecce19eMD52ORIGINAL001120632.pdfTexto completoapplication/pdf6298818http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216662/1/001120632.pdf25c2a3c436a1b1d596cef05fe7c9140bMD5110183/2166622020-12-18 05:14:05.184356oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216662Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-12-18T07:14:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aproximações com objetos : conexões entre arte, ensino e cotidiano
title Aproximações com objetos : conexões entre arte, ensino e cotidiano
spellingShingle Aproximações com objetos : conexões entre arte, ensino e cotidiano
Campos, Fernanda Porto
Ensino de artes
Arte
Objetos artísticos
Cotidiano
title_short Aproximações com objetos : conexões entre arte, ensino e cotidiano
title_full Aproximações com objetos : conexões entre arte, ensino e cotidiano
title_fullStr Aproximações com objetos : conexões entre arte, ensino e cotidiano
title_full_unstemmed Aproximações com objetos : conexões entre arte, ensino e cotidiano
title_sort Aproximações com objetos : conexões entre arte, ensino e cotidiano
author Campos, Fernanda Porto
author_facet Campos, Fernanda Porto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Fernanda Porto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vitelli, Celso
contributor_str_mv Vitelli, Celso
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de artes
Arte
Objetos artísticos
Cotidiano
topic Ensino de artes
Arte
Objetos artísticos
Cotidiano
description Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a experiência dos estágios de docência realizados no curso de Licenciatura em Artes Visuais. Aborda o estudo do uso de objetos do cotidiano na arte e também a utilização desse tema em aulas de Ensino Fundamental e Médio. Destaca os ready mades e objets trouvé, e as notáveis contribuições à História da Arte de artistas como Marcel Duchamp, Salvador Dali, Man Ray e Joseph Kosuth. Nessa direção, esses estudos promovem aproximações de conteúdos pesquisados com as propostas para as aulas de estágios através da apresentação de produções contemporâneas dos artistas Nelson Leirner, Jac Leirner e Sandro Ka. Mostra também as produções dos alunos e as transformações de suas percepções e conhecimentos sobre a arte que utiliza objetos prontos. Conclui pontuando os novos questionamentos que surgiram com a atividade de pesquisa, ressaltando o envolvimento e as transformações ocorridas em sala-de-aula, sinalizando uma das formas de legitimação do conteúdo de arte na escola. Os principais autores utilizados na pesquisa são: Paulo Freire, Raimundo Martins e Irene Tourinho, entre outros.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-17T04:11:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/216662
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001120632
url http://hdl.handle.net/10183/216662
identifier_str_mv 001120632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216662/2/001120632.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216662/1/001120632.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d323b296a58288414149dd73ecce19e
25c2a3c436a1b1d596cef05fe7c9140b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224600118362112