Crianças e adolescentes transgêneros brasileiros : atributos associados à qualidade de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Fernanda Karla
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Reis, Roberta Alvarenga, Saadeh, Alexandre, Demétrio, Fran, Rodrigues, Ivaneide Leal Ataide, Galera, Sueli Aparecida Frari, Santos, Cláudia Benedita dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219265
Resumo: Objetivo: descrever atributos associados à Qualidade de Vida de crianças e adolescentes transgêneros brasileiros segundo sua própria percepção. Método: estudo descritivo, realizado com 32 participantes entre oito e 18 anos, entrevistados ou que participaram de grupos focais. Os depoimentos foram transcritos, agrupados com auxílio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, versão 0.7 alpha 2 e descritos segundo a definição da Qualidade de Vida pela Organização Mundial da Saúde no que concerne às dimensões mental, física e social. Resultados: foi possível identificar o núcleo familiar como o principal meio de suporte social das crianças e adolescentes transgêneros. Entretanto, a vivência de preconceito e discriminação foram atributos negativos associados à Qualidade de Vida. Conclusão: os depoimentos indicam que a vida das crianças e adolescentes transgêneros é impactada por fatores sociais, físicos e mentais em virtude do estigma e discriminação vivenciados. Espera-se com esse estudo contribuir para a formulação de políticas públicas relacionadas às crianças e adolescentes transgêneros e ampliar a discussão sobre deveres e direitos dos cidadãos frente à transexualidade.
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Entretanto, a vivência de preconceito e discriminação foram atributos negativos associados à Qualidade de Vida. Conclusão: os depoimentos indicam que a vida das crianças e adolescentes transgêneros é impactada por fatores sociais, físicos e mentais em virtude do estigma e discriminação vivenciados. Espera-se com esse estudo contribuir para a formulação de políticas públicas relacionadas às crianças e adolescentes transgêneros e ampliar a discussão sobre deveres e direitos dos cidadãos frente à transexualidade.Objective: to describe attributes associated with the Quality of Life of Brazilian transgender children and adolescents according to their own perception. Method: descriptive study conducted with 32 participants between eight and 18 years old, who were either interviewed or participated in focus groups. The statements were transcribed, grouped with the aid of the Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires software, version 0.7 alpha 2 and described according to the definition of Quality of Life by the World Health Organization concerning to the mental, physical, and social dimensions. Results: it was possible to identify the family nucleus as the main social support for transgender children and adolescents. However, the experience of prejudice and discrimination were negative attributes associated with Quality of Life. Conclusion: the statements indicate that lives of transgender children and adolescents are impacted by social, physical, and mental factors due to the stigma and discrimination experienced. It is expected to contribute to the formulation of public policies related to transgender children and adolescents and expand the discussion on the citizens’ duties and rights in relation to transsexuality.Objetivo: describir los atributos asociados a la Calidad de Vida de niños y adolescentes transgénero brasileños, de acuerdo con su percepción. Método: estudio descriptivo, realizado con 32 participantes entre 8 y 18 años, entrevistados o que participaron en grupos focales. Los testimonios se transcribieron y clasificaron con el soporte del software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, versão 0.7 alpha 2 y fueron descriptos de acuerdo con la definición de Calidad de Vida de la Organización Mundial de la Salud en lo concerniente a las dimensiones mental, física y social. Resultados: fue posible identificar al núcleo familiar como el principal medio de soporte social para niños y adolescentes transgénero. Sin embargo, haber vivido experiencias de prejuicio y discriminación fueron atributos negativos asociados con la Calidad de Vida. Conclusión: los testimonios indican que la vida de los niños y adolescentes transgénero se ve afectada por factores sociales, físicos y mentales debido al estigma y la discriminación que experimentan. Se espera que este estudio contribuya a la formulación de políticas públicas relacionadas con los niños y adolescentes transgénero y amplíe la discusión sobre los deberes y derechos de los ciudadanos en relación a la transexualidad.application/pdfporRevista latino-americana de enfermagem. Ribeirão Preto. Vol. 28 (2020), p. 1-13, e3351CriançaAdolescenteQualidade de vidaTransexualidadePessoas transgêneroChildAdolescentQuality of LifeTranssexualismTransgender PersonsNiñoCalidad de VidaTransexualidadPersonas TransgéneroCrianças e adolescentes transgêneros brasileiros : atributos associados à qualidade de vidaBrazilian transgender children and adolescents : attributes associated with quality of lifeNiños y adolescentes transgénero brasileños : atributos asociados a la calidad de vidainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119932.pdf.txt001119932.pdf.txtExtracted Texttext/plain58795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219265/4/001119932.pdf.txtca351f1ef6311b501744d3b80c29c0c5MD54001119932-02.pdf.txt001119932-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain57174http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219265/5/001119932-02.pdf.txta0016ccbb2c5312490a30c09fb086abcMD55001119932-03.pdf.txt001119932-03.pdf.txtExtracted Texttext/plain60375http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219265/6/001119932-03.pdf.txtb75ca365e2841c1a29f1f6e919081472MD56ORIGINAL001119932.pdfTexto completoapplication/pdf710333http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219265/1/001119932.pdf537aa0d26ac448fce91a044cd34e5bf3MD51001119932-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf698409http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219265/2/001119932-02.pdf6eeccb0ded2a23c6e0a6b78a3f6b2fafMD52001119932-03.pdfTexto completo (espanhol)application/pdf706091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219265/3/001119932-03.pdfeae7c8fcc052fa42620a3e84df6e4652MD5310183/2192652021-05-07 04:40:37.314521oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219265Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-05-07T07:40:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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