Casos e exemplos na prática escolar de reflexão linguística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/132631 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo o estabelecimento de uma distinção entre dois conceitos implicados na prática escolar de reflexão linguística – a oposição entre caso e exemplo. Faremos a delimitação teórica desses conceitos, assim como desenvolveremos a análise de algumas propostas de trabalho, com aspectos linguísticos de textos presentes em livros didáticos de Língua Portuguesa, a fim de propor uma descrição mais precisa dos conceitos aqui trabalhados. Argumentamos que a escolha pela reflexão em torno de casos em detrimento à tendência a apresentar exemplos é um passo essencial rumo ao estabelecimento, nas práticas nas aulas de língua portuguesa, de um procedimento de reflexão linguística como vem sendo proposto por inúmeros estudos em Linguística Aplicada. |
id |
UFRGS-2_0f8ee4d4cfc86396a53dadeaaaad87e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132631 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gil, Maitê MoraesSimões, Luciene Juliano2016-02-04T02:04:28Z20151676-0786http://hdl.handle.net/10183/132631000982856Este artigo tem como objetivo o estabelecimento de uma distinção entre dois conceitos implicados na prática escolar de reflexão linguística – a oposição entre caso e exemplo. Faremos a delimitação teórica desses conceitos, assim como desenvolveremos a análise de algumas propostas de trabalho, com aspectos linguísticos de textos presentes em livros didáticos de Língua Portuguesa, a fim de propor uma descrição mais precisa dos conceitos aqui trabalhados. Argumentamos que a escolha pela reflexão em torno de casos em detrimento à tendência a apresentar exemplos é um passo essencial rumo ao estabelecimento, nas práticas nas aulas de língua portuguesa, de um procedimento de reflexão linguística como vem sendo proposto por inúmeros estudos em Linguística Aplicada.This paper aims to establish a distinction between two concepts involved in the school practice of linguistic reflection - the opposition between case and example. First, the theoretical definition of these concepts is presented. Then, the analysis of a few proposals of work on linguistic aspects found in Portuguese language textbooks is done in order to advance a more precise definition of the concepts developed in this paper. We argue that the choice of basing linguistic reflection on cases rather than on presenting examples is an essential step towards the establishment of linguistic reflection in Portuguese language classes - as it has been proposed by many studies in Applied Linguistics.application/pdfporRevista brasileira de lingüística aplicada. Belo Horizonte, MG. Vol. 15, n. 1 (2015), f. 261-279Material didáticoEnsino de língua portuguesaLinguística aplicadaLinguistic reflectionPortuguese language teachingTextbookCasos e exemplos na prática escolar de reflexão linguísticaCases and examples in the school practice of linguistic reflection info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982856.pdf000982856.pdfTexto completoapplication/pdf523885http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132631/1/000982856.pdf09c52247a1f0fdb7aec5835b3a201b9bMD51TEXT000982856.pdf.txt000982856.pdf.txtExtracted Texttext/plain50213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132631/2/000982856.pdf.txtebf4cdfa950cd143bd691934646cb209MD52THUMBNAIL000982856.pdf.jpg000982856.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1688http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132631/3/000982856.pdf.jpg5eb16eab452364897a9cc47d3d389dfdMD5310183/1326312018-10-26 09:41:29.326oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132631Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:41:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Casos e exemplos na prática escolar de reflexão linguística |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Cases and examples in the school practice of linguistic reflection |
title |
Casos e exemplos na prática escolar de reflexão linguística |
spellingShingle |
Casos e exemplos na prática escolar de reflexão linguística Gil, Maitê Moraes Material didático Ensino de língua portuguesa Linguística aplicada Linguistic reflection Portuguese language teaching Textbook |
title_short |
Casos e exemplos na prática escolar de reflexão linguística |
title_full |
Casos e exemplos na prática escolar de reflexão linguística |
title_fullStr |
Casos e exemplos na prática escolar de reflexão linguística |
title_full_unstemmed |
Casos e exemplos na prática escolar de reflexão linguística |
title_sort |
Casos e exemplos na prática escolar de reflexão linguística |
author |
Gil, Maitê Moraes |
author_facet |
Gil, Maitê Moraes Simões, Luciene Juliano |
author_role |
author |
author2 |
Simões, Luciene Juliano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Maitê Moraes Simões, Luciene Juliano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Material didático Ensino de língua portuguesa Linguística aplicada |
topic |
Material didático Ensino de língua portuguesa Linguística aplicada Linguistic reflection Portuguese language teaching Textbook |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Linguistic reflection Portuguese language teaching Textbook |
description |
Este artigo tem como objetivo o estabelecimento de uma distinção entre dois conceitos implicados na prática escolar de reflexão linguística – a oposição entre caso e exemplo. Faremos a delimitação teórica desses conceitos, assim como desenvolveremos a análise de algumas propostas de trabalho, com aspectos linguísticos de textos presentes em livros didáticos de Língua Portuguesa, a fim de propor uma descrição mais precisa dos conceitos aqui trabalhados. Argumentamos que a escolha pela reflexão em torno de casos em detrimento à tendência a apresentar exemplos é um passo essencial rumo ao estabelecimento, nas práticas nas aulas de língua portuguesa, de um procedimento de reflexão linguística como vem sendo proposto por inúmeros estudos em Linguística Aplicada. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-02-04T02:04:28Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/132631 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1676-0786 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000982856 |
identifier_str_mv |
1676-0786 000982856 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/132631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de lingüística aplicada. Belo Horizonte, MG. Vol. 15, n. 1 (2015), f. 261-279 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132631/1/000982856.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132631/2/000982856.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132631/3/000982856.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
09c52247a1f0fdb7aec5835b3a201b9b ebf4cdfa950cd143bd691934646cb209 5eb16eab452364897a9cc47d3d389dfd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224894403313664 |