Casos e exemplos na prática escolar de reflexão linguística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Maitê Moraes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Simões, Luciene Juliano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/132631
Resumo: Este artigo tem como objetivo o estabelecimento de uma distinção entre dois conceitos implicados na prática escolar de reflexão linguística – a oposição entre caso e exemplo. Faremos a delimitação teórica desses conceitos, assim como desenvolveremos a análise de algumas propostas de trabalho, com aspectos linguísticos de textos presentes em livros didáticos de Língua Portuguesa, a fim de propor uma descrição mais precisa dos conceitos aqui trabalhados. Argumentamos que a escolha pela reflexão em torno de casos em detrimento à tendência a apresentar exemplos é um passo essencial rumo ao estabelecimento, nas práticas nas aulas de língua portuguesa, de um procedimento de reflexão linguística como vem sendo proposto por inúmeros estudos em Linguística Aplicada.
id UFRGS-2_0f8ee4d4cfc86396a53dadeaaaad87e6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132631
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gil, Maitê MoraesSimões, Luciene Juliano2016-02-04T02:04:28Z20151676-0786http://hdl.handle.net/10183/132631000982856Este artigo tem como objetivo o estabelecimento de uma distinção entre dois conceitos implicados na prática escolar de reflexão linguística – a oposição entre caso e exemplo. Faremos a delimitação teórica desses conceitos, assim como desenvolveremos a análise de algumas propostas de trabalho, com aspectos linguísticos de textos presentes em livros didáticos de Língua Portuguesa, a fim de propor uma descrição mais precisa dos conceitos aqui trabalhados. Argumentamos que a escolha pela reflexão em torno de casos em detrimento à tendência a apresentar exemplos é um passo essencial rumo ao estabelecimento, nas práticas nas aulas de língua portuguesa, de um procedimento de reflexão linguística como vem sendo proposto por inúmeros estudos em Linguística Aplicada.This paper aims to establish a distinction between two concepts involved in the school practice of linguistic reflection - the opposition between case and example. First, the theoretical definition of these concepts is presented. Then, the analysis of a few proposals of work on linguistic aspects found in Portuguese language textbooks is done in order to advance a more precise definition of the concepts developed in this paper. We argue that the choice of basing linguistic reflection on cases rather than on presenting examples is an essential step towards the establishment of linguistic reflection in Portuguese language classes - as it has been proposed by many studies in Applied Linguistics.application/pdfporRevista brasileira de lingüística aplicada. Belo Horizonte, MG. Vol. 15, n. 1 (2015), f. 261-279Material didáticoEnsino de língua portuguesaLinguística aplicadaLinguistic reflectionPortuguese language teachingTextbookCasos e exemplos na prática escolar de reflexão linguísticaCases and examples in the school practice of linguistic reflection info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982856.pdf000982856.pdfTexto completoapplication/pdf523885http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132631/1/000982856.pdf09c52247a1f0fdb7aec5835b3a201b9bMD51TEXT000982856.pdf.txt000982856.pdf.txtExtracted Texttext/plain50213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132631/2/000982856.pdf.txtebf4cdfa950cd143bd691934646cb209MD52THUMBNAIL000982856.pdf.jpg000982856.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1688http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132631/3/000982856.pdf.jpg5eb16eab452364897a9cc47d3d389dfdMD5310183/1326312018-10-26 09:41:29.326oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132631Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:41:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Casos e exemplos na prática escolar de reflexão linguística
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Cases and examples in the school practice of linguistic reflection
title Casos e exemplos na prática escolar de reflexão linguística
spellingShingle Casos e exemplos na prática escolar de reflexão linguística
Gil, Maitê Moraes
Material didático
Ensino de língua portuguesa
Linguística aplicada
Linguistic reflection
Portuguese language teaching
Textbook
title_short Casos e exemplos na prática escolar de reflexão linguística
title_full Casos e exemplos na prática escolar de reflexão linguística
title_fullStr Casos e exemplos na prática escolar de reflexão linguística
title_full_unstemmed Casos e exemplos na prática escolar de reflexão linguística
title_sort Casos e exemplos na prática escolar de reflexão linguística
author Gil, Maitê Moraes
author_facet Gil, Maitê Moraes
Simões, Luciene Juliano
author_role author
author2 Simões, Luciene Juliano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Maitê Moraes
Simões, Luciene Juliano
dc.subject.por.fl_str_mv Material didático
Ensino de língua portuguesa
Linguística aplicada
topic Material didático
Ensino de língua portuguesa
Linguística aplicada
Linguistic reflection
Portuguese language teaching
Textbook
dc.subject.eng.fl_str_mv Linguistic reflection
Portuguese language teaching
Textbook
description Este artigo tem como objetivo o estabelecimento de uma distinção entre dois conceitos implicados na prática escolar de reflexão linguística – a oposição entre caso e exemplo. Faremos a delimitação teórica desses conceitos, assim como desenvolveremos a análise de algumas propostas de trabalho, com aspectos linguísticos de textos presentes em livros didáticos de Língua Portuguesa, a fim de propor uma descrição mais precisa dos conceitos aqui trabalhados. Argumentamos que a escolha pela reflexão em torno de casos em detrimento à tendência a apresentar exemplos é um passo essencial rumo ao estabelecimento, nas práticas nas aulas de língua portuguesa, de um procedimento de reflexão linguística como vem sendo proposto por inúmeros estudos em Linguística Aplicada.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-04T02:04:28Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/132631
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1676-0786
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982856
identifier_str_mv 1676-0786
000982856
url http://hdl.handle.net/10183/132631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de lingüística aplicada. Belo Horizonte, MG. Vol. 15, n. 1 (2015), f. 261-279
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132631/1/000982856.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132631/2/000982856.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132631/3/000982856.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 09c52247a1f0fdb7aec5835b3a201b9b
ebf4cdfa950cd143bd691934646cb209
5eb16eab452364897a9cc47d3d389dfd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224894403313664