Análise da queda do atrito de materiais de fricção em intervalos de parada de ensaios de frenagem.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/198271 |
Resumo: | Um fenômeno frequentemente observado nos experimentos relacionados à Tribologia consiste na queda brusca dos valores médios do coeficiente de atrito em intervalos de parada de máquina (tribômetro). Esse fenômeno pode distorcer os dados médios de atrito e comprometer os resultados e conclusões da pesquisa. Pouco se sabe sobre esse fenômeno e os parâmetros que interferem em sua ocorrência e intensidade. Para compreender melhor a natureza do problema e as variáveis envolvidas, foi analisado o comportamento tribológico de dois materiais de fricção comerciais em diferentes condições de temperatura (100 e 300 °C) e tempo de parada de máquina (30, 120 e 240s). Para tal, foi utilizado o tribômetro do Laboratório de Tribologia (LATRIB) da UFRGS, que permitiu realizar o estudo sob as condições de interesse estabelecidas. Os valores do coeficiente de atrito em função do número de frenagens foram organizados em forma de gráficos e o efeito do intervalo de parada do tribômetro foi devidamente analisado através de ferramentas gráficas e matemáticas. Os dados levantados mostraram que maiores variações no atrito ocorrem em temperaturas em torno de 300°C e em tempos de parada de máquina maiores ou iguais a 120s. A intensidade do efeito difere de um material para outro, mas as tendências permanecem semelhantes. |
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Viveiros, Marcelo RodriguesNeis, Patric Daniel2019-08-23T02:29:27Z2019http://hdl.handle.net/10183/198271001098933Um fenômeno frequentemente observado nos experimentos relacionados à Tribologia consiste na queda brusca dos valores médios do coeficiente de atrito em intervalos de parada de máquina (tribômetro). Esse fenômeno pode distorcer os dados médios de atrito e comprometer os resultados e conclusões da pesquisa. Pouco se sabe sobre esse fenômeno e os parâmetros que interferem em sua ocorrência e intensidade. Para compreender melhor a natureza do problema e as variáveis envolvidas, foi analisado o comportamento tribológico de dois materiais de fricção comerciais em diferentes condições de temperatura (100 e 300 °C) e tempo de parada de máquina (30, 120 e 240s). Para tal, foi utilizado o tribômetro do Laboratório de Tribologia (LATRIB) da UFRGS, que permitiu realizar o estudo sob as condições de interesse estabelecidas. Os valores do coeficiente de atrito em função do número de frenagens foram organizados em forma de gráficos e o efeito do intervalo de parada do tribômetro foi devidamente analisado através de ferramentas gráficas e matemáticas. Os dados levantados mostraram que maiores variações no atrito ocorrem em temperaturas em torno de 300°C e em tempos de parada de máquina maiores ou iguais a 120s. A intensidade do efeito difere de um material para outro, mas as tendências permanecem semelhantes.A phenomenon frequently observed in the experiments related to Tribology consists of the sharp decrease of the average values of the coefficient of friction in machine stop intervals (tribometer). This phenomenon can affect the average friction data and compromise the results and conclusions of the research. There is little knowledge about this phenomenon and the parameters that interfere in its occurrence and intensity. To comprehend better the nature of the problem and the variables involved, the tribological behavior of two commercial friction materials under different temperature (100 and 300 °C) and machine stop intervals (30, 120 and 240s) conditions was analyzed. For doing that, the tribometer of the Tribology Laboratory (LATRIB) of UFRGS was used, which allowed the study to be carried out under the established conditions of interest. The values of the coefficient of friction as a function of the number of braking stops were organized as graphs and the machine stop effect was analyzed through graphical and mathematical tools. The collected data showed that higher friction variations occur at temperatures around 300 °C and at machine stop times greater than or equal to 120s. The intensity of the effect differs from one material to another, but the trends remain similar.application/pdfporTribologiaFricçãoEnsaios de frenagemTribologyFriction decreaseFriction materialAnálise da queda do atrito de materiais de fricção em intervalos de parada de ensaios de frenagem.Analysis of the friction fall in friction materials in stopping intervals of braking tests info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2019Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098933.pdf.txt001098933.pdf.txtExtracted Texttext/plain42420http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198271/2/001098933.pdf.txt12e120ff7676bd810f72afdc212c2a5fMD52ORIGINAL001098933.pdfTexto completoapplication/pdf1310547http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198271/1/001098933.pdfefdbfffcb851d170b9c2f14536dbbb05MD5110183/1982712019-08-24 02:30:40.488901oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198271Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-24T05:30:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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