O uso de Youtubers negros como influenciadores da opinião pública no mercado da beleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brondani, Marina da Fontoura
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/178540
Resumo: O aumento do protagonismo dos negros na TV brasileira, assim como as marcas que buscaram negras para protagonizarem suas campanhas publicitárias, foram aspectos mobilizadores deste estudo. A pesquisa teve como objetivo geral analisar se a opinião pública é influenciada por Youtubers negras no mercado de beleza, auxiliando no planejamento de comunicação das marcas. A pesquisa utilizou como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e a técnica de análise de conteúdo. Por meio da pesquisa bibliográfica, são apresentados conceitos da opinião pública e sua formação, opinião pública e relações públicas, a relação de Youtubers e a opinião pública, planejamento de comunicação de marca, levantamentos sobre comunicação, marca e o mercado de beleza e o histórico da comunicação de marca e o negro. Como técnica de análise, realizou-se, por meio da leitura flutuante, o levantamento das Youtubers negras com o maior número de seguidores e que tivessem o seu conteúdo relacionado ao mercado de beleza. A partir disso, foram analisados vídeos e comentários. De forma geral, concluiu-se que não há formação de opinião pública nos vídeos analisados, de acordo com Da Viá, assim como não há uma preocupação das marcas em incluir o negro no planejamento de comunicação, nem mesmo quando os produtos atendem a essa população.
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