O uso de Youtubers negros como influenciadores da opinião pública no mercado da beleza
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/178540 |
Resumo: | O aumento do protagonismo dos negros na TV brasileira, assim como as marcas que buscaram negras para protagonizarem suas campanhas publicitárias, foram aspectos mobilizadores deste estudo. A pesquisa teve como objetivo geral analisar se a opinião pública é influenciada por Youtubers negras no mercado de beleza, auxiliando no planejamento de comunicação das marcas. A pesquisa utilizou como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e a técnica de análise de conteúdo. Por meio da pesquisa bibliográfica, são apresentados conceitos da opinião pública e sua formação, opinião pública e relações públicas, a relação de Youtubers e a opinião pública, planejamento de comunicação de marca, levantamentos sobre comunicação, marca e o mercado de beleza e o histórico da comunicação de marca e o negro. Como técnica de análise, realizou-se, por meio da leitura flutuante, o levantamento das Youtubers negras com o maior número de seguidores e que tivessem o seu conteúdo relacionado ao mercado de beleza. A partir disso, foram analisados vídeos e comentários. De forma geral, concluiu-se que não há formação de opinião pública nos vídeos analisados, de acordo com Da Viá, assim como não há uma preocupação das marcas em incluir o negro no planejamento de comunicação, nem mesmo quando os produtos atendem a essa população. |
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Brondani, Marina da FontouraNunes, Ana Karin2018-05-18T02:28:06Z2017http://hdl.handle.net/10183/178540001062930O aumento do protagonismo dos negros na TV brasileira, assim como as marcas que buscaram negras para protagonizarem suas campanhas publicitárias, foram aspectos mobilizadores deste estudo. A pesquisa teve como objetivo geral analisar se a opinião pública é influenciada por Youtubers negras no mercado de beleza, auxiliando no planejamento de comunicação das marcas. A pesquisa utilizou como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e a técnica de análise de conteúdo. Por meio da pesquisa bibliográfica, são apresentados conceitos da opinião pública e sua formação, opinião pública e relações públicas, a relação de Youtubers e a opinião pública, planejamento de comunicação de marca, levantamentos sobre comunicação, marca e o mercado de beleza e o histórico da comunicação de marca e o negro. Como técnica de análise, realizou-se, por meio da leitura flutuante, o levantamento das Youtubers negras com o maior número de seguidores e que tivessem o seu conteúdo relacionado ao mercado de beleza. A partir disso, foram analisados vídeos e comentários. De forma geral, concluiu-se que não há formação de opinião pública nos vídeos analisados, de acordo com Da Viá, assim como não há uma preocupação das marcas em incluir o negro no planejamento de comunicação, nem mesmo quando os produtos atendem a essa população.The increase of the protagonism of black people in Brazilian TV, as well as the brands that looked for black women to carry out their publicity campaigns, were mobilizing aspects of this study. The research had a general objective to analyze if the public opinion is influenced by black Youtubers in the beauty market, helping in the planning of communication of the brands. The research used as methodological procedure the bibliographic research and the technique of content analysis. Through the bibliographical research, concepts of public opinion and its formation, public opinion and public relations, the relationship of Youtubers and public opinion, planning of communication of brands, surveys on communication, brand and the beauty market and the history of brand communication and black people are presented. As a technique of analysis, the survey of the black Youtubers with the largest number of followers and that had their content related to the beauty market was carried out through fluctuating reading. From this, videos and comments were analyzed. In general, it was concluded that there is no formation of public opinion in the videos analyzed, just as there is no concern of brands to include black people in communication planning, not even when the products serve this population.application/pdfporOpinião públicaMulher negraPublic opinionBlack YoutubersBeauty marketPublic relationsO uso de Youtubers negros como influenciadores da opinião pública no mercado da belezainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062930.pdf001062930.pdfTexto completoapplication/pdf1839903http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178540/1/001062930.pdfb485c4367dfb3cf7f77a3cbac2957fa0MD51TEXT001062930.pdf.txt001062930.pdf.txtExtracted Texttext/plain134398http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178540/2/001062930.pdf.txt504d17f6668e900414fdeadd9cd7b365MD5210183/1785402018-06-07 02:33:15.988657oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178540Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-07T05:33:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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