A pedagogia libertadora como superação da pedagogia colonial-missionária na Guiné-Bissau
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/238524 |
Resumo: | Este trabalho discute a educação libertadora na Guiné-Bissau, segundo as perspectivas de Amílcar Cabral e Paulo Freire, na relação com a pedagogia colonialmissionária praticada pelo colonialismo na África, considerando as características da dominação portuguesa na Guiné-Bissau, durante o período colonial. A reflexão se sustenta em um estudo de caráter exploratório apoiado em pesquisa bibliográfica. Com base na revisão de dados históricos da educação na África, em geral, e na Guiné-Bissau, em particular, considera-se importante resgatar elementos da “educação militante” praticada nas “zonas libertadas”, no período de luta pela emancipação nacional para contribuir com práticas pedagógicas que busquem a superação da herança colonial ainda presente no atual modelo educacional guineense. |
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Cá, Vanito Ianium VieiraCaregnato, Célia Elizabete2022-05-12T04:52:50Z2019http://hdl.handle.net/10183/238524001113487Este trabalho discute a educação libertadora na Guiné-Bissau, segundo as perspectivas de Amílcar Cabral e Paulo Freire, na relação com a pedagogia colonialmissionária praticada pelo colonialismo na África, considerando as características da dominação portuguesa na Guiné-Bissau, durante o período colonial. A reflexão se sustenta em um estudo de caráter exploratório apoiado em pesquisa bibliográfica. Com base na revisão de dados históricos da educação na África, em geral, e na Guiné-Bissau, em particular, considera-se importante resgatar elementos da “educação militante” praticada nas “zonas libertadas”, no período de luta pela emancipação nacional para contribuir com práticas pedagógicas que busquem a superação da herança colonial ainda presente no atual modelo educacional guineense.The objective of this paper is to discuss liberating education in Guinea-Bissau, according to the perspectives of Amílcar Cabral and Paulo Freire, in relation to the colonial-missionary pedagogy practiced by European colonialism in Africa, considering the characteristics of Portuguese domination in Guinea-Bissau during the colonial period. The reflection is based on an exploratory study supported by bibliographic research. Based on the review of historical data on education in Africa, in general, and in Guinea-Bissau, in particular, it is considered important to rescue elements of "militant education" practiced in the "liberated zones" in the period of the struggle for national emancipation to contribute with pedagogical practices that seek to overcome the colonial heritage still present in the current Guinean educational model.application/pdfporEducação libertadoraPedagogiaPráticas pedagógicasColonialismo : ÁfricaÁfricaGuiné-BissauColonial-missionary pedagogyLiberating pedagogyGuineaBissauenA pedagogia libertadora como superação da pedagogia colonial-missionária na Guiné-Bissauinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2019Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113487.pdf.txt001113487.pdf.txtExtracted Texttext/plain68967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238524/2/001113487.pdf.txtc14cdf173c7d058af532adcdbd6f64a5MD52ORIGINAL001113487.pdfTexto completoapplication/pdf293742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238524/1/001113487.pdfc8bf06134d86d307fd5ffcf8e6dc5cbcMD5110183/2385242022-05-13 04:54:21.913429oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238524Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-13T07:54:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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