Memória e imagética na prática violonística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spinelli, Jonathan Tesch
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Regina Antunes Teixeira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258987
Resumo: Esta pesquisa investigou a potencial relação entre habilidades de memorização na prática violonística em função das habilidades imagéticas. Nove violonistas foram submetidos a testes de memorização com privação de feedback sensorial de três condições experimentais: motora (remoção do feedback sonoro), aural (remoção do feedback motor) e visual (remoção dos feedbacks motor e aural). Condições de controle foram também testadas. Os participantes foram instruídos a imaginarem o feedback ausente. Após dez repetições dos trechos musicais construídos especialmente para os testes, os violonistas tocavam o que memorizaram em condições habituais de performance. O desempenho na memorização dos trechos estudados nas condições motora e visual foi inferior àquele obtido nas condições aural e controle, o que indicou a importância da presença do feedback sonoro durante o estudo de peças novas para o processo de memorização. Relacionando esses desempenhos com as habilidades de imagética aural dos participantes, notou-se que aqueles com maiores habilidades de imagética não foram prejudicados pela ausência dos feedbacks nas tarefas de memorização, mantendo o desempenho em todas as condições testadas. Estes dados sugerem a importância da habilidade de imagética aural e corrobora com a ideia de que os músicos podem se beneficiar dela para o processo de memorização.
id UFRGS-2_105c364a4f9d6bb6b55c5ff0e5eef0b8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258987
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Spinelli, Jonathan TeschSantos, Regina Antunes Teixeira dos2023-06-13T03:27:30Z20190103-7412http://hdl.handle.net/10183/258987001114984Esta pesquisa investigou a potencial relação entre habilidades de memorização na prática violonística em função das habilidades imagéticas. Nove violonistas foram submetidos a testes de memorização com privação de feedback sensorial de três condições experimentais: motora (remoção do feedback sonoro), aural (remoção do feedback motor) e visual (remoção dos feedbacks motor e aural). Condições de controle foram também testadas. Os participantes foram instruídos a imaginarem o feedback ausente. Após dez repetições dos trechos musicais construídos especialmente para os testes, os violonistas tocavam o que memorizaram em condições habituais de performance. O desempenho na memorização dos trechos estudados nas condições motora e visual foi inferior àquele obtido nas condições aural e controle, o que indicou a importância da presença do feedback sonoro durante o estudo de peças novas para o processo de memorização. Relacionando esses desempenhos com as habilidades de imagética aural dos participantes, notou-se que aqueles com maiores habilidades de imagética não foram prejudicados pela ausência dos feedbacks nas tarefas de memorização, mantendo o desempenho em todas as condições testadas. Estes dados sugerem a importância da habilidade de imagética aural e corrobora com a ideia de que os músicos podem se beneficiar dela para o processo de memorização.This research investigated the potential relationship between memorization and imagery skills (mental practice virtually promoting a real sensory experience) while practicing the guitar. Nine guitarists were submitted to memory tests with sensory feedback deprivation, namely motor (auditory feedback absent), auditory (motor feedback absent) and visual (both motor and auditory feedback absent). Control conditions were also tested. Participants were instructed to imagine absent feedback. After playing music excerpts specifically composed for the tests ten times, the guitarists played what they had memorized as they would usually do when preparing for a performance. Memorization of the music studied under motor and visual conditions was less effective than the performance under auditory and control conditions, suggesting the importance of sound feedback for effective memorization while practicing a new piece. When comparing these results to participant auditory imagery skills, the results showed that subjects with stronger imagery skills were less affected by the absence of feedback during the memorization process, being able to maintain performance levels under all test conditions. These data suggest the importance of auditory imagery skills and corroborates the idea that musicians can benefit from this skill during the process of memorizationapplication/pdfporOpus : Revista da Associacao Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Musica. Porto Alegre. Vol. 25, n. 3 (set./dez. 2019), p. 1-29Imagética musicalMemóriaPercepção musicalGuitar practiceImageryMemoryMusic perceptionMental practiceMemória e imagética na prática violonísticaMemory and imagery in guitar practice info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114984.pdf.txt001114984.pdf.txtExtracted Texttext/plain88648http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258987/2/001114984.pdf.txtf8302882015f6452db9d5eba8bab5820MD52ORIGINAL001114984.pdfTexto completoapplication/pdf4256369http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258987/1/001114984.pdf947a9936df8f1e2921a022fa09c3e651MD5110183/2589872023-06-14 03:29:28.006oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258987Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-14T06:29:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Memória e imagética na prática violonística
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Memory and imagery in guitar practice
title Memória e imagética na prática violonística
spellingShingle Memória e imagética na prática violonística
Spinelli, Jonathan Tesch
Imagética musical
Memória
Percepção musical
Guitar practice
Imagery
Memory
Music perception
Mental practice
title_short Memória e imagética na prática violonística
title_full Memória e imagética na prática violonística
title_fullStr Memória e imagética na prática violonística
title_full_unstemmed Memória e imagética na prática violonística
title_sort Memória e imagética na prática violonística
author Spinelli, Jonathan Tesch
author_facet Spinelli, Jonathan Tesch
Santos, Regina Antunes Teixeira dos
author_role author
author2 Santos, Regina Antunes Teixeira dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spinelli, Jonathan Tesch
Santos, Regina Antunes Teixeira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Imagética musical
Memória
Percepção musical
topic Imagética musical
Memória
Percepção musical
Guitar practice
Imagery
Memory
Music perception
Mental practice
dc.subject.eng.fl_str_mv Guitar practice
Imagery
Memory
Music perception
Mental practice
description Esta pesquisa investigou a potencial relação entre habilidades de memorização na prática violonística em função das habilidades imagéticas. Nove violonistas foram submetidos a testes de memorização com privação de feedback sensorial de três condições experimentais: motora (remoção do feedback sonoro), aural (remoção do feedback motor) e visual (remoção dos feedbacks motor e aural). Condições de controle foram também testadas. Os participantes foram instruídos a imaginarem o feedback ausente. Após dez repetições dos trechos musicais construídos especialmente para os testes, os violonistas tocavam o que memorizaram em condições habituais de performance. O desempenho na memorização dos trechos estudados nas condições motora e visual foi inferior àquele obtido nas condições aural e controle, o que indicou a importância da presença do feedback sonoro durante o estudo de peças novas para o processo de memorização. Relacionando esses desempenhos com as habilidades de imagética aural dos participantes, notou-se que aqueles com maiores habilidades de imagética não foram prejudicados pela ausência dos feedbacks nas tarefas de memorização, mantendo o desempenho em todas as condições testadas. Estes dados sugerem a importância da habilidade de imagética aural e corrobora com a ideia de que os músicos podem se beneficiar dela para o processo de memorização.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-13T03:27:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/258987
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-7412
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001114984
identifier_str_mv 0103-7412
001114984
url http://hdl.handle.net/10183/258987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Opus : Revista da Associacao Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Musica. Porto Alegre. Vol. 25, n. 3 (set./dez. 2019), p. 1-29
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258987/2/001114984.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258987/1/001114984.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f8302882015f6452db9d5eba8bab5820
947a9936df8f1e2921a022fa09c3e651
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447828450770944