Memória e imagética na prática violonística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/258987 |
Resumo: | Esta pesquisa investigou a potencial relação entre habilidades de memorização na prática violonística em função das habilidades imagéticas. Nove violonistas foram submetidos a testes de memorização com privação de feedback sensorial de três condições experimentais: motora (remoção do feedback sonoro), aural (remoção do feedback motor) e visual (remoção dos feedbacks motor e aural). Condições de controle foram também testadas. Os participantes foram instruídos a imaginarem o feedback ausente. Após dez repetições dos trechos musicais construídos especialmente para os testes, os violonistas tocavam o que memorizaram em condições habituais de performance. O desempenho na memorização dos trechos estudados nas condições motora e visual foi inferior àquele obtido nas condições aural e controle, o que indicou a importância da presença do feedback sonoro durante o estudo de peças novas para o processo de memorização. Relacionando esses desempenhos com as habilidades de imagética aural dos participantes, notou-se que aqueles com maiores habilidades de imagética não foram prejudicados pela ausência dos feedbacks nas tarefas de memorização, mantendo o desempenho em todas as condições testadas. Estes dados sugerem a importância da habilidade de imagética aural e corrobora com a ideia de que os músicos podem se beneficiar dela para o processo de memorização. |
id |
UFRGS-2_105c364a4f9d6bb6b55c5ff0e5eef0b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258987 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Spinelli, Jonathan TeschSantos, Regina Antunes Teixeira dos2023-06-13T03:27:30Z20190103-7412http://hdl.handle.net/10183/258987001114984Esta pesquisa investigou a potencial relação entre habilidades de memorização na prática violonística em função das habilidades imagéticas. Nove violonistas foram submetidos a testes de memorização com privação de feedback sensorial de três condições experimentais: motora (remoção do feedback sonoro), aural (remoção do feedback motor) e visual (remoção dos feedbacks motor e aural). Condições de controle foram também testadas. Os participantes foram instruídos a imaginarem o feedback ausente. Após dez repetições dos trechos musicais construídos especialmente para os testes, os violonistas tocavam o que memorizaram em condições habituais de performance. O desempenho na memorização dos trechos estudados nas condições motora e visual foi inferior àquele obtido nas condições aural e controle, o que indicou a importância da presença do feedback sonoro durante o estudo de peças novas para o processo de memorização. Relacionando esses desempenhos com as habilidades de imagética aural dos participantes, notou-se que aqueles com maiores habilidades de imagética não foram prejudicados pela ausência dos feedbacks nas tarefas de memorização, mantendo o desempenho em todas as condições testadas. Estes dados sugerem a importância da habilidade de imagética aural e corrobora com a ideia de que os músicos podem se beneficiar dela para o processo de memorização.This research investigated the potential relationship between memorization and imagery skills (mental practice virtually promoting a real sensory experience) while practicing the guitar. Nine guitarists were submitted to memory tests with sensory feedback deprivation, namely motor (auditory feedback absent), auditory (motor feedback absent) and visual (both motor and auditory feedback absent). Control conditions were also tested. Participants were instructed to imagine absent feedback. After playing music excerpts specifically composed for the tests ten times, the guitarists played what they had memorized as they would usually do when preparing for a performance. Memorization of the music studied under motor and visual conditions was less effective than the performance under auditory and control conditions, suggesting the importance of sound feedback for effective memorization while practicing a new piece. When comparing these results to participant auditory imagery skills, the results showed that subjects with stronger imagery skills were less affected by the absence of feedback during the memorization process, being able to maintain performance levels under all test conditions. These data suggest the importance of auditory imagery skills and corroborates the idea that musicians can benefit from this skill during the process of memorizationapplication/pdfporOpus : Revista da Associacao Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Musica. Porto Alegre. Vol. 25, n. 3 (set./dez. 2019), p. 1-29Imagética musicalMemóriaPercepção musicalGuitar practiceImageryMemoryMusic perceptionMental practiceMemória e imagética na prática violonísticaMemory and imagery in guitar practice info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114984.pdf.txt001114984.pdf.txtExtracted Texttext/plain88648http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258987/2/001114984.pdf.txtf8302882015f6452db9d5eba8bab5820MD52ORIGINAL001114984.pdfTexto completoapplication/pdf4256369http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258987/1/001114984.pdf947a9936df8f1e2921a022fa09c3e651MD5110183/2589872023-06-14 03:29:28.006oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258987Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-14T06:29:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Memória e imagética na prática violonística |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Memory and imagery in guitar practice |
title |
Memória e imagética na prática violonística |
spellingShingle |
Memória e imagética na prática violonística Spinelli, Jonathan Tesch Imagética musical Memória Percepção musical Guitar practice Imagery Memory Music perception Mental practice |
title_short |
Memória e imagética na prática violonística |
title_full |
Memória e imagética na prática violonística |
title_fullStr |
Memória e imagética na prática violonística |
title_full_unstemmed |
Memória e imagética na prática violonística |
title_sort |
Memória e imagética na prática violonística |
author |
Spinelli, Jonathan Tesch |
author_facet |
Spinelli, Jonathan Tesch Santos, Regina Antunes Teixeira dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Regina Antunes Teixeira dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Spinelli, Jonathan Tesch Santos, Regina Antunes Teixeira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagética musical Memória Percepção musical |
topic |
Imagética musical Memória Percepção musical Guitar practice Imagery Memory Music perception Mental practice |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Guitar practice Imagery Memory Music perception Mental practice |
description |
Esta pesquisa investigou a potencial relação entre habilidades de memorização na prática violonística em função das habilidades imagéticas. Nove violonistas foram submetidos a testes de memorização com privação de feedback sensorial de três condições experimentais: motora (remoção do feedback sonoro), aural (remoção do feedback motor) e visual (remoção dos feedbacks motor e aural). Condições de controle foram também testadas. Os participantes foram instruídos a imaginarem o feedback ausente. Após dez repetições dos trechos musicais construídos especialmente para os testes, os violonistas tocavam o que memorizaram em condições habituais de performance. O desempenho na memorização dos trechos estudados nas condições motora e visual foi inferior àquele obtido nas condições aural e controle, o que indicou a importância da presença do feedback sonoro durante o estudo de peças novas para o processo de memorização. Relacionando esses desempenhos com as habilidades de imagética aural dos participantes, notou-se que aqueles com maiores habilidades de imagética não foram prejudicados pela ausência dos feedbacks nas tarefas de memorização, mantendo o desempenho em todas as condições testadas. Estes dados sugerem a importância da habilidade de imagética aural e corrobora com a ideia de que os músicos podem se beneficiar dela para o processo de memorização. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-13T03:27:30Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/258987 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-7412 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001114984 |
identifier_str_mv |
0103-7412 001114984 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/258987 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Opus : Revista da Associacao Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Musica. Porto Alegre. Vol. 25, n. 3 (set./dez. 2019), p. 1-29 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258987/2/001114984.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258987/1/001114984.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f8302882015f6452db9d5eba8bab5820 947a9936df8f1e2921a022fa09c3e651 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447828450770944 |