O mercado de crédito no Brasil durante a pandemia de COVID-19
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256009 |
Resumo: | O propósito geral do presente estudo consiste em investigar o impacto da pandemia de COVID- 19 no mercado de crédito brasileiro. Com tal finalidade, foram comparados o saldo, a concessão, a taxa de juros, a taxa de inadimplência e o indicador de custo de crédito das cinco principais modalidades de crédito para pessoa física e pessoa jurídica ao longo de dois períodos: pré-COVID-19 (abril de 2019 a março de 2020); e COVID (abril de 2020 a março de 2021). O método utilizado para essa análise foi coletar dados de 24 meses e aplicar os testes t-Student e Mann-Whitney para comparar os períodos e observar se ocorreram variações estatisticamente significantes nos indicadores de crédito para cada uma das modalidades estudadas. Os resultados apontaram que a média e a mediana dos indicadores de crédito sofreram alterações expressivas para a maioria das modalidades entre os períodos pré-COVID e COVID, sugerindo que a pandemia afetou o mercado de crédito brasileiro. |
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Haussen, Luiza ZimmerCaixe, Daniel Ferreira2023-03-18T03:32:38Z2022http://hdl.handle.net/10183/256009001160559O propósito geral do presente estudo consiste em investigar o impacto da pandemia de COVID- 19 no mercado de crédito brasileiro. Com tal finalidade, foram comparados o saldo, a concessão, a taxa de juros, a taxa de inadimplência e o indicador de custo de crédito das cinco principais modalidades de crédito para pessoa física e pessoa jurídica ao longo de dois períodos: pré-COVID-19 (abril de 2019 a março de 2020); e COVID (abril de 2020 a março de 2021). O método utilizado para essa análise foi coletar dados de 24 meses e aplicar os testes t-Student e Mann-Whitney para comparar os períodos e observar se ocorreram variações estatisticamente significantes nos indicadores de crédito para cada uma das modalidades estudadas. Os resultados apontaram que a média e a mediana dos indicadores de crédito sofreram alterações expressivas para a maioria das modalidades entre os períodos pré-COVID e COVID, sugerindo que a pandemia afetou o mercado de crédito brasileiro.The main purpose of this study is to investigate the impact of the COVID-19 pandemic in the Brazilian credit market. Thus, the study compared the balance of loans, credit concessions, interest rates, delinquency rates, and the credit cost indicator (metric from the Brazilian Central Bank) of the five main categories of credit available for individuals and legal entities during the period that preceded COVID-19 (April 2019 to March 2020) and a period during COVID (April 2020 to March 2021). The methodological strategy for this analysis consisted of collecting data from 24 months and applying two statistical tests - t-Student and Mann-Whitney – to compare the periods and observe whether there were significant statistic variations for these credit indicators in each category studied. The results suggest that the average and median of the credit indicators had significant variations in most of the analyzed categories between the pre-COVID and COVID periods, suggesting that the pandemic has affected the Brazilian credit market.application/pdfporCréditoEmpréstimoFinanciamentoCOVID-19Crise financeiraAdministração financeiraCredit marketsFinancial crisisPandemicIndividualsLegal entitiesO mercado de crédito no Brasil durante a pandemia de COVID-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2021/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001160559.pdf.txt001160559.pdf.txtExtracted Texttext/plain84564http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256009/2/001160559.pdf.txt25595b0be4451ebc5bbc7a966793b81eMD52ORIGINAL001160559.pdfTexto completoapplication/pdf434507http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256009/1/001160559.pdf2cc95832effc6162eef44b698501c82dMD5110183/2560092023-03-19 03:35:12.790661oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256009Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-19T06:35:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O propósito geral do presente estudo consiste em investigar o impacto da pandemia de COVID- 19 no mercado de crédito brasileiro. Com tal finalidade, foram comparados o saldo, a concessão, a taxa de juros, a taxa de inadimplência e o indicador de custo de crédito das cinco principais modalidades de crédito para pessoa física e pessoa jurídica ao longo de dois períodos: pré-COVID-19 (abril de 2019 a março de 2020); e COVID (abril de 2020 a março de 2021). O método utilizado para essa análise foi coletar dados de 24 meses e aplicar os testes t-Student e Mann-Whitney para comparar os períodos e observar se ocorreram variações estatisticamente significantes nos indicadores de crédito para cada uma das modalidades estudadas. Os resultados apontaram que a média e a mediana dos indicadores de crédito sofreram alterações expressivas para a maioria das modalidades entre os períodos pré-COVID e COVID, sugerindo que a pandemia afetou o mercado de crédito brasileiro. |
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