O mercado de crédito no Brasil durante a pandemia de COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haussen, Luiza Zimmer
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256009
Resumo: O propósito geral do presente estudo consiste em investigar o impacto da pandemia de COVID- 19 no mercado de crédito brasileiro. Com tal finalidade, foram comparados o saldo, a concessão, a taxa de juros, a taxa de inadimplência e o indicador de custo de crédito das cinco principais modalidades de crédito para pessoa física e pessoa jurídica ao longo de dois períodos: pré-COVID-19 (abril de 2019 a março de 2020); e COVID (abril de 2020 a março de 2021). O método utilizado para essa análise foi coletar dados de 24 meses e aplicar os testes t-Student e Mann-Whitney para comparar os períodos e observar se ocorreram variações estatisticamente significantes nos indicadores de crédito para cada uma das modalidades estudadas. Os resultados apontaram que a média e a mediana dos indicadores de crédito sofreram alterações expressivas para a maioria das modalidades entre os períodos pré-COVID e COVID, sugerindo que a pandemia afetou o mercado de crédito brasileiro.
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