Um olhar transversal para as danças do mundo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/116120 |
Resumo: | Este artigo propõe uma reflexão sobre a transversalidade como um novo olhar para a dança atual, a partir da perspectiva pós-colonialista, que pressupõe que todas as danças são igualmente potentes artisticamente. Apresenta como exemplo o espetáculo “Puz/zle” do amplamente reconhecido coreógrafo Sidi Larbi Cherkaoui, que utiliza-se desta temática em sua concepção, para então abordar a experiência de composição da coreografia “El Charque”, uma hibridização de dança do ventre e dança contemporânea a partir da assimilação da poética de Eva Schul. |
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Moraes, AndréaDantas, Monica Fagundes2015-05-12T02:00:40Z20142317-5737http://hdl.handle.net/10183/116120000947811Este artigo propõe uma reflexão sobre a transversalidade como um novo olhar para a dança atual, a partir da perspectiva pós-colonialista, que pressupõe que todas as danças são igualmente potentes artisticamente. Apresenta como exemplo o espetáculo “Puz/zle” do amplamente reconhecido coreógrafo Sidi Larbi Cherkaoui, que utiliza-se desta temática em sua concepção, para então abordar a experiência de composição da coreografia “El Charque”, uma hibridização de dança do ventre e dança contemporânea a partir da assimilação da poética de Eva Schul.This paper proposes a reflection on the “transversality” as a new glance at the contemporary dance, from the post-colonial perspective, which assumes that all dances are equally potent artistically. It presents as an exemple the show “Puz/zle” by the widely recognized choreographer Sidi Larbi Cherkaoui, which uses up this theme in their design. It also addresses the choreographic composition “El Charque” which hybridizes belly dance and contemporary dance from the assimilation of Eva Schul poetics.application/pdfporConceição: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Cena. Campinas. Vol. 3, n. 1 (jan./jun. 2014), p. 53-62Dança do ventrePost-colonialHybridizationBelly danceUm olhar transversal para as danças do mundoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000947811.pdf000947811.pdfTexto completoapplication/pdf78219http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116120/1/000947811.pdf03b90e0a02bd9800ff07e03d600b5b74MD51TEXT000947811.pdf.txt000947811.pdf.txtExtracted Texttext/plain24201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116120/2/000947811.pdf.txt2067413b28bd83f0a77eb59452268dfaMD52THUMBNAIL000947811.pdf.jpg000947811.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1400http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116120/3/000947811.pdf.jpg5118c0775a8b41c84a9cc58feeeb7c5cMD5310183/1161202021-10-04 04:23:06.302816oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116120Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-04T07:23:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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