Debite um analfabeto no seu cartão : a solidariedade como estratégia para alfabetizar a população e desresponsabilizar o Estado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/214769 |
Resumo: | Adotar analfabetos. multiplicar sujeitos solidários e empresariar o analfabetismo foram consideradas neste artigo como práticas "solidárias", cujos efeitos esperados são a redução do analfabetismo e o aumento da responsabilidade da sociedade civil na solução dos problemas sociais do país. Tal argumento foi construído por meio do estudo de uma parcela dos discursos do Programa Alfabetização Solidária (PASJ, criado em 1997, como uma política nacional para erradicação do analfabetismo no Brasil. A pesquisa contou com os estudos de governamento e governa mentalidade inspirados em Michel Foucault e com a análise de um conjunto de publicações doPAS, editadas periodicamente (1997-2002] com ampla circulação nacional. A pesquisa possibilitou aguçar o olhar para a multiplicidade dos usos da solidariedade nas últimas décadas. Com isso, ao se enredar na racionalidade neoliberal, a solidariedade constitui-se em uma estratégia que, ao mesmo tempo, promove a alfabetização de jovens e adultos e pode potencializar a desresponsabilizaçóo do Estado em relação aos direitos sociais. |
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Traversini, Clarice Salete2020-11-10T04:12:23Z20060102-4698http://hdl.handle.net/10183/214769000586568Adotar analfabetos. multiplicar sujeitos solidários e empresariar o analfabetismo foram consideradas neste artigo como práticas "solidárias", cujos efeitos esperados são a redução do analfabetismo e o aumento da responsabilidade da sociedade civil na solução dos problemas sociais do país. Tal argumento foi construído por meio do estudo de uma parcela dos discursos do Programa Alfabetização Solidária (PASJ, criado em 1997, como uma política nacional para erradicação do analfabetismo no Brasil. A pesquisa contou com os estudos de governamento e governa mentalidade inspirados em Michel Foucault e com a análise de um conjunto de publicações doPAS, editadas periodicamente (1997-2002] com ampla circulação nacional. A pesquisa possibilitou aguçar o olhar para a multiplicidade dos usos da solidariedade nas últimas décadas. Com isso, ao se enredar na racionalidade neoliberal, a solidariedade constitui-se em uma estratégia que, ao mesmo tempo, promove a alfabetização de jovens e adultos e pode potencializar a desresponsabilizaçóo do Estado em relação aos direitos sociais.The adoption of illiterates, the multiplication of solidary subjects, and the management of illiteracy have been considered in this research as "solidary" practices whose expected effects are illiteracy reduction and increased civil responsibility for the solution of the country's social problems. Such an argument was constructed by means of a study of some of the discourses of Programa Alfabetizaçóo Solidária (PAS), founded in 1997 as a national policy to eradicate illiteracy in Brazil. lhe research considered studies of governmentality carried out by Michel Foulcault as well as the analysis of PAS sources which were periodically published (1997- 2000) with a wide national circulation. This research has altowed for a sharp look at the multiplicity of uses of solidarity over the last decades. By intertwining itself with the neoliberal rationality, solidarity was constituted as a strategy to foster literacy of youths and adults at the same time it might potentiate the State's exemption from this responsibility.application/pdfporEducação em revista (Belo Horizonte). N. 43 (jun. 2006), p. 73-93SolidariedadePrograma Alfabetização SolidáriaEducaçãoEducação de jovens e adultosAlfabetizaçãoGovernamentalidadeLiteracy of youths and adultsGovernmentalityDebite um analfabeto no seu cartão : a solidariedade como estratégia para alfabetizar a população e desresponsabilizar o EstadoCharge an illiterate person to your credit card : solidarity as a strategy to teach reading and writing and free the State of this responsibilityinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000586568.pdf.txt000586568.pdf.txtExtracted Texttext/plain56187http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214769/2/000586568.pdf.txtaaeff45eeb8dcf4a203feb7c63f9174fMD52ORIGINAL000586568.pdfTexto completoapplication/pdf697981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214769/1/000586568.pdfe798e5e2eb74304f5bf9d6fa1cd524f0MD5110183/2147692021-09-19 04:29:25.239085oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214769Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:29:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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