Autoria na escola : a escrita de lendas urbanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Silvani Soares
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95019
Resumo: No presente trabalho, busco aproximar, sob os pressupostos teóricos da Análise do Discurso, as noções de autoria e ensino a partir da verificação de alguns indícios de autoria presentes em textos escolares. O corpus para essa análise foi selecionado entre textos produzidos por alunos de uma escola pública regular de Porto Alegre, durante meu período de estágio de docência, através do projeto Leitura e produção de Lendas Urbanas. Em um primeiro momento são discutidas as contribuições que a Análise do Discurso oferece para a reflexão sobre a noção da autoria. Em seguida, são exploradas as relações entre as práticas de ensino atuais e a emergência da autoria no tocante ao projeto de ensino. Conclui-se a discussão por meio da verificação desses indícios e das condições para a assunção da autoria nas aulas de escrita.
id UFRGS-2_10c506f6a3a251a4c7616bfe8cee8881
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95019
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Teixeira, Silvani SoaresSturm, Ingrid Nancy2014-05-07T02:04:52Z2013http://hdl.handle.net/10183/95019000916190No presente trabalho, busco aproximar, sob os pressupostos teóricos da Análise do Discurso, as noções de autoria e ensino a partir da verificação de alguns indícios de autoria presentes em textos escolares. O corpus para essa análise foi selecionado entre textos produzidos por alunos de uma escola pública regular de Porto Alegre, durante meu período de estágio de docência, através do projeto Leitura e produção de Lendas Urbanas. Em um primeiro momento são discutidas as contribuições que a Análise do Discurso oferece para a reflexão sobre a noção da autoria. Em seguida, são exploradas as relações entre as práticas de ensino atuais e a emergência da autoria no tocante ao projeto de ensino. Conclui-se a discussão por meio da verificação desses indícios e das condições para a assunção da autoria nas aulas de escrita.In the present paper I seek to draw closer, under the theoretical assumptions of the Discourse Analysis, notions of authorship and teaching based on the examinations of authorship evidence present in school essays. The corpus for this analysis was selected among essays written by students of a regular public school of Porto Alegre during my teaching internship through the Reading and writing of Urban Legends project. In a first moment, the Discourse Analysis‟ contributions towards the discussion of the notion of authorship are brought into focus. Next, the relations between current teaching practice and the emerging of authorship regarding the teaching project are explored. Finally, the discussion brought forth through the examinations of theses evidences and the conditions to incorporate authorship in the writing classes concludes this paper.application/pdfporDiscursoEnsinoLenda urbanaAutoriaDiscourseTeachingUrban legendAuthorshipAutoria na escola : a escrita de lendas urbanasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2013Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000916190.pdf000916190.pdfTexto completoapplication/pdf365445http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95019/1/000916190.pdf1b926002f2622307005d39730933bee4MD51TEXT000916190.pdf.txt000916190.pdf.txtExtracted Texttext/plain86423http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95019/2/000916190.pdf.txtc32c27e5d6d44f348428b889d01d9173MD52THUMBNAIL000916190.pdf.jpg000916190.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg936http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95019/3/000916190.pdf.jpg181a848e156c02dc5834fe6c401fe54eMD5310183/950192022-08-06 04:42:37.835905oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95019Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:42:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autoria na escola : a escrita de lendas urbanas
title Autoria na escola : a escrita de lendas urbanas
spellingShingle Autoria na escola : a escrita de lendas urbanas
Teixeira, Silvani Soares
Discurso
Ensino
Lenda urbana
Autoria
Discourse
Teaching
Urban legend
Authorship
title_short Autoria na escola : a escrita de lendas urbanas
title_full Autoria na escola : a escrita de lendas urbanas
title_fullStr Autoria na escola : a escrita de lendas urbanas
title_full_unstemmed Autoria na escola : a escrita de lendas urbanas
title_sort Autoria na escola : a escrita de lendas urbanas
author Teixeira, Silvani Soares
author_facet Teixeira, Silvani Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Silvani Soares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sturm, Ingrid Nancy
contributor_str_mv Sturm, Ingrid Nancy
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso
Ensino
Lenda urbana
Autoria
topic Discurso
Ensino
Lenda urbana
Autoria
Discourse
Teaching
Urban legend
Authorship
dc.subject.eng.fl_str_mv Discourse
Teaching
Urban legend
Authorship
description No presente trabalho, busco aproximar, sob os pressupostos teóricos da Análise do Discurso, as noções de autoria e ensino a partir da verificação de alguns indícios de autoria presentes em textos escolares. O corpus para essa análise foi selecionado entre textos produzidos por alunos de uma escola pública regular de Porto Alegre, durante meu período de estágio de docência, através do projeto Leitura e produção de Lendas Urbanas. Em um primeiro momento são discutidas as contribuições que a Análise do Discurso oferece para a reflexão sobre a noção da autoria. Em seguida, são exploradas as relações entre as práticas de ensino atuais e a emergência da autoria no tocante ao projeto de ensino. Conclui-se a discussão por meio da verificação desses indícios e das condições para a assunção da autoria nas aulas de escrita.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-07T02:04:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95019
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000916190
url http://hdl.handle.net/10183/95019
identifier_str_mv 000916190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95019/1/000916190.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95019/2/000916190.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95019/3/000916190.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b926002f2622307005d39730933bee4
c32c27e5d6d44f348428b889d01d9173
181a848e156c02dc5834fe6c401fe54e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224463960768512