Autoria na escola : a escrita de lendas urbanas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95019 |
Resumo: | No presente trabalho, busco aproximar, sob os pressupostos teóricos da Análise do Discurso, as noções de autoria e ensino a partir da verificação de alguns indícios de autoria presentes em textos escolares. O corpus para essa análise foi selecionado entre textos produzidos por alunos de uma escola pública regular de Porto Alegre, durante meu período de estágio de docência, através do projeto Leitura e produção de Lendas Urbanas. Em um primeiro momento são discutidas as contribuições que a Análise do Discurso oferece para a reflexão sobre a noção da autoria. Em seguida, são exploradas as relações entre as práticas de ensino atuais e a emergência da autoria no tocante ao projeto de ensino. Conclui-se a discussão por meio da verificação desses indícios e das condições para a assunção da autoria nas aulas de escrita. |
id |
UFRGS-2_10c506f6a3a251a4c7616bfe8cee8881 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95019 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Teixeira, Silvani SoaresSturm, Ingrid Nancy2014-05-07T02:04:52Z2013http://hdl.handle.net/10183/95019000916190No presente trabalho, busco aproximar, sob os pressupostos teóricos da Análise do Discurso, as noções de autoria e ensino a partir da verificação de alguns indícios de autoria presentes em textos escolares. O corpus para essa análise foi selecionado entre textos produzidos por alunos de uma escola pública regular de Porto Alegre, durante meu período de estágio de docência, através do projeto Leitura e produção de Lendas Urbanas. Em um primeiro momento são discutidas as contribuições que a Análise do Discurso oferece para a reflexão sobre a noção da autoria. Em seguida, são exploradas as relações entre as práticas de ensino atuais e a emergência da autoria no tocante ao projeto de ensino. Conclui-se a discussão por meio da verificação desses indícios e das condições para a assunção da autoria nas aulas de escrita.In the present paper I seek to draw closer, under the theoretical assumptions of the Discourse Analysis, notions of authorship and teaching based on the examinations of authorship evidence present in school essays. The corpus for this analysis was selected among essays written by students of a regular public school of Porto Alegre during my teaching internship through the Reading and writing of Urban Legends project. In a first moment, the Discourse Analysis‟ contributions towards the discussion of the notion of authorship are brought into focus. Next, the relations between current teaching practice and the emerging of authorship regarding the teaching project are explored. Finally, the discussion brought forth through the examinations of theses evidences and the conditions to incorporate authorship in the writing classes concludes this paper.application/pdfporDiscursoEnsinoLenda urbanaAutoriaDiscourseTeachingUrban legendAuthorshipAutoria na escola : a escrita de lendas urbanasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2013Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000916190.pdf000916190.pdfTexto completoapplication/pdf365445http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95019/1/000916190.pdf1b926002f2622307005d39730933bee4MD51TEXT000916190.pdf.txt000916190.pdf.txtExtracted Texttext/plain86423http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95019/2/000916190.pdf.txtc32c27e5d6d44f348428b889d01d9173MD52THUMBNAIL000916190.pdf.jpg000916190.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg936http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95019/3/000916190.pdf.jpg181a848e156c02dc5834fe6c401fe54eMD5310183/950192022-08-06 04:42:37.835905oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95019Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:42:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Autoria na escola : a escrita de lendas urbanas |
title |
Autoria na escola : a escrita de lendas urbanas |
spellingShingle |
Autoria na escola : a escrita de lendas urbanas Teixeira, Silvani Soares Discurso Ensino Lenda urbana Autoria Discourse Teaching Urban legend Authorship |
title_short |
Autoria na escola : a escrita de lendas urbanas |
title_full |
Autoria na escola : a escrita de lendas urbanas |
title_fullStr |
Autoria na escola : a escrita de lendas urbanas |
title_full_unstemmed |
Autoria na escola : a escrita de lendas urbanas |
title_sort |
Autoria na escola : a escrita de lendas urbanas |
author |
Teixeira, Silvani Soares |
author_facet |
Teixeira, Silvani Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Silvani Soares |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sturm, Ingrid Nancy |
contributor_str_mv |
Sturm, Ingrid Nancy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso Ensino Lenda urbana Autoria |
topic |
Discurso Ensino Lenda urbana Autoria Discourse Teaching Urban legend Authorship |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Discourse Teaching Urban legend Authorship |
description |
No presente trabalho, busco aproximar, sob os pressupostos teóricos da Análise do Discurso, as noções de autoria e ensino a partir da verificação de alguns indícios de autoria presentes em textos escolares. O corpus para essa análise foi selecionado entre textos produzidos por alunos de uma escola pública regular de Porto Alegre, durante meu período de estágio de docência, através do projeto Leitura e produção de Lendas Urbanas. Em um primeiro momento são discutidas as contribuições que a Análise do Discurso oferece para a reflexão sobre a noção da autoria. Em seguida, são exploradas as relações entre as práticas de ensino atuais e a emergência da autoria no tocante ao projeto de ensino. Conclui-se a discussão por meio da verificação desses indícios e das condições para a assunção da autoria nas aulas de escrita. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-07T02:04:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95019 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000916190 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95019 |
identifier_str_mv |
000916190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95019/1/000916190.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95019/2/000916190.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95019/3/000916190.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1b926002f2622307005d39730933bee4 c32c27e5d6d44f348428b889d01d9173 181a848e156c02dc5834fe6c401fe54e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447125067038720 |