Análise de uma asa de aeronave rádio controlada utilizando diferentes critérios de falha de compósitos laminados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zagonel, Lianna Cristina Zôe
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274045
Resumo: Tendo em vista que a aplicação de materiais compósitos na indústria aeroespacial vem crescendo cada vez mais devido às vantagens que estes apresentam sobre materiais convencionais, e sabendo que dentro do atual estado da arte ainda não há um consenso há respeito da precisão das teorias aplicadas para predição das falhas desse tipo de material, é razoável que se levantem dúvidas em torno da garantia de segurança de estruturas feitas dos mais variados compósitos. Assim, o objetivo do presente trabalho consiste em utilizar o software comercial ANSYS® para realizar uma análise de elementos finitos por meio da aplicação dos critérios de falha mais conhecidos atualmente para prever as falhas de uma asa de aeromodelo feita de fibras de carbono unidirecionais (UD) impregnadas com uma resina epóxi. Os critérios de falha considerados neste estudo foram os de Tsai- Hill, Tsai-Wu, Tensão Máxima, Deformação Máxima, Hashin, Puck e LaRC03. Os resultados mostraram que dentre eles, o critério de Deformação Máxima indicou maior índice de falha e os critérios Tensão Máxima, Puck e LaRC03 se mostraram mais indicados como base para o desenvolvimento de melhorias na estrutura.
id UFRGS-2_10eace9f9b565142bfd235b505a52b47
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274045
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zagonel, Lianna Cristina ZôeVassoler, Jakson Manfredini2024-03-22T05:06:05Z2024http://hdl.handle.net/10183/274045001197961Tendo em vista que a aplicação de materiais compósitos na indústria aeroespacial vem crescendo cada vez mais devido às vantagens que estes apresentam sobre materiais convencionais, e sabendo que dentro do atual estado da arte ainda não há um consenso há respeito da precisão das teorias aplicadas para predição das falhas desse tipo de material, é razoável que se levantem dúvidas em torno da garantia de segurança de estruturas feitas dos mais variados compósitos. Assim, o objetivo do presente trabalho consiste em utilizar o software comercial ANSYS® para realizar uma análise de elementos finitos por meio da aplicação dos critérios de falha mais conhecidos atualmente para prever as falhas de uma asa de aeromodelo feita de fibras de carbono unidirecionais (UD) impregnadas com uma resina epóxi. Os critérios de falha considerados neste estudo foram os de Tsai- Hill, Tsai-Wu, Tensão Máxima, Deformação Máxima, Hashin, Puck e LaRC03. Os resultados mostraram que dentre eles, o critério de Deformação Máxima indicou maior índice de falha e os critérios Tensão Máxima, Puck e LaRC03 se mostraram mais indicados como base para o desenvolvimento de melhorias na estrutura.Considering that the application of composite materials in the aerospace industry has been growing steadily due to the advantages they offer over conventional materials, and recognizing that within the current state of the art there is still no consensus regarding the accuracy of theories applied to predict failures in this type of material, it is reasonable to raise doubts about the safety assurance of structures made from various composites. Thus, the objective of this present work is to use the commercial software ANSYS® to perform a finite element analysis by applying the most well-known failure criteria currently available to predict failures in a model airplane wing made of unidirectional (UD) carbon fibers impregnated with epoxy resin. The failure criteria considered in this study were Tsai-Hill, Tsai-Wu, Maximum Stress, Maximum Strain, Hashin, Puck and LaRC03. The results showed that among them, the Maximum Deformation criteria indicated a higher failure rate and the Maximum Stress, Puck and LaRC03 criteria were more suitable as a basis for developing improvements in the structure.application/pdfporCompósitosCritérios de falhaSoftwareComposite MaterialsFailure CriteriaANSYSAnálise de uma asa de aeronave rádio controlada utilizando diferentes critérios de falha de compósitos laminadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPorto Alegre, BR-RS2024Engenharia Físicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001197961.pdf.txt001197961.pdf.txtExtracted Texttext/plain122747http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274045/2/001197961.pdf.txt55ae54027c648d215d6f5ca2e256a050MD52ORIGINAL001197961.pdfTexto completoapplication/pdf10674495http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274045/1/001197961.pdf5e25cb1f8ade428dd37f5019a526d611MD5110183/2740452024-03-23 05:00:22.793563oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274045Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-23T08:00:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de uma asa de aeronave rádio controlada utilizando diferentes critérios de falha de compósitos laminados
title Análise de uma asa de aeronave rádio controlada utilizando diferentes critérios de falha de compósitos laminados
spellingShingle Análise de uma asa de aeronave rádio controlada utilizando diferentes critérios de falha de compósitos laminados
Zagonel, Lianna Cristina Zôe
Compósitos
Critérios de falha
Software
Composite Materials
Failure Criteria
ANSYS
title_short Análise de uma asa de aeronave rádio controlada utilizando diferentes critérios de falha de compósitos laminados
title_full Análise de uma asa de aeronave rádio controlada utilizando diferentes critérios de falha de compósitos laminados
title_fullStr Análise de uma asa de aeronave rádio controlada utilizando diferentes critérios de falha de compósitos laminados
title_full_unstemmed Análise de uma asa de aeronave rádio controlada utilizando diferentes critérios de falha de compósitos laminados
title_sort Análise de uma asa de aeronave rádio controlada utilizando diferentes critérios de falha de compósitos laminados
author Zagonel, Lianna Cristina Zôe
author_facet Zagonel, Lianna Cristina Zôe
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zagonel, Lianna Cristina Zôe
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vassoler, Jakson Manfredini
contributor_str_mv Vassoler, Jakson Manfredini
dc.subject.por.fl_str_mv Compósitos
Critérios de falha
Software
topic Compósitos
Critérios de falha
Software
Composite Materials
Failure Criteria
ANSYS
dc.subject.eng.fl_str_mv Composite Materials
Failure Criteria
ANSYS
description Tendo em vista que a aplicação de materiais compósitos na indústria aeroespacial vem crescendo cada vez mais devido às vantagens que estes apresentam sobre materiais convencionais, e sabendo que dentro do atual estado da arte ainda não há um consenso há respeito da precisão das teorias aplicadas para predição das falhas desse tipo de material, é razoável que se levantem dúvidas em torno da garantia de segurança de estruturas feitas dos mais variados compósitos. Assim, o objetivo do presente trabalho consiste em utilizar o software comercial ANSYS® para realizar uma análise de elementos finitos por meio da aplicação dos critérios de falha mais conhecidos atualmente para prever as falhas de uma asa de aeromodelo feita de fibras de carbono unidirecionais (UD) impregnadas com uma resina epóxi. Os critérios de falha considerados neste estudo foram os de Tsai- Hill, Tsai-Wu, Tensão Máxima, Deformação Máxima, Hashin, Puck e LaRC03. Os resultados mostraram que dentre eles, o critério de Deformação Máxima indicou maior índice de falha e os critérios Tensão Máxima, Puck e LaRC03 se mostraram mais indicados como base para o desenvolvimento de melhorias na estrutura.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-22T05:06:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/274045
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001197961
url http://hdl.handle.net/10183/274045
identifier_str_mv 001197961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274045/2/001197961.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274045/1/001197961.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 55ae54027c648d215d6f5ca2e256a050
5e25cb1f8ade428dd37f5019a526d611
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224679780777984