Verbo tomar : polissemia e papéis temáticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117498 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo estudar os diferentes significados do verbo tomar em português e os papéis temáticos que ele atribui. Para isso fez-se necessário uma investigação sobre o processo polissêmico, a valência verbal, os papéis temáticos verbais e sobre os sentidos que o verbo apresenta. O estudo foi baseado nas propostas de LYONS (1981), DAMASCENO (2006), CANÇADO (2008) e de PERINI (2008, 2010). A pesquisa reforça a importância de se trabalhar com a polissemia no ensino de língua portuguesa. Considerando que há muitos verbos polissêmicos na nossa língua e que seus sentidos, na maioria das vezes, não são trabalhados na escola, limitandose, quase sempre, ao ensino de regência e conjugação verbal será proposta uma atividade prática sobre o verbo tomar que poderá ser aplicada em sala de aula. |
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