Efeito de um programa de pilates nos níveis de aptidão física em alunos do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/187420 |
Resumo: | O Método Pilates é um programa de treinamento físico e mental, criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates (1880-1967), no início do século XX. Seu método proporciona ganho de força muscular, resistência, velocidade, agilidade, equilíbrio, flexibilidade, coordenação motora, alinhamento e correção postural. Contempla à realidade de praticantes de qualquer idade, sexo ou nível de aptidão e não tem contraindicações. Desta maneira podemos utilizar este método como ferramenta pedagógica na educação física escolar, contribuindo para a aptidão física dos escolares. Neste sentido pretende-se verificar os possíveis efeitos de um programa de Pilates solo nos níveis de aptidão física em escolares. Esta pesquisa constitui-se como um estudo semi-experimental, sem grupo controle de análise quantitativa, com amostra de conveniência, composta por 15 estudantes do ensino médio, com idades entre 16 e 19 anos. Para a coleta de dados desta pesquisa, foi utilizada a bateria de testes do Proesp-Br, sendo eles: força-resistência abdominal, flexibilidade, perímetro da cintura, força explosiva de membros inferiores, força explosiva de membros superiores. Após a aplicação das aulas de Pilates os resultados indicam uma melhora significativa (p<0.05) média de 4,00±3,96 centímetros de flexibilidade, 6,40±5,06 abdominais por minuto, 14,73±12,55 centímetros salto horizontal e 42,86±25,34 centímetros no arremesso. Não foram verificados resultados significativos para os valores médios do perímetro da cintura (p=0,82). Os resultados permitem concluir que um programa de Pilates solo, com duração de 15 sessões possibilitou um aumento nos indicadores de aptidão física de estudantes de 16 a 19 anos de idade. Nesse sentindo, o Pilates mostra-se com um importante meio de prevenção e manutenção de indicadores de saúde para os jovens. |
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Fim, VivianeGaya, Anelise Reis2018-12-27T04:05:13Z2018http://hdl.handle.net/10183/187420001082829O Método Pilates é um programa de treinamento físico e mental, criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates (1880-1967), no início do século XX. Seu método proporciona ganho de força muscular, resistência, velocidade, agilidade, equilíbrio, flexibilidade, coordenação motora, alinhamento e correção postural. Contempla à realidade de praticantes de qualquer idade, sexo ou nível de aptidão e não tem contraindicações. Desta maneira podemos utilizar este método como ferramenta pedagógica na educação física escolar, contribuindo para a aptidão física dos escolares. Neste sentido pretende-se verificar os possíveis efeitos de um programa de Pilates solo nos níveis de aptidão física em escolares. Esta pesquisa constitui-se como um estudo semi-experimental, sem grupo controle de análise quantitativa, com amostra de conveniência, composta por 15 estudantes do ensino médio, com idades entre 16 e 19 anos. Para a coleta de dados desta pesquisa, foi utilizada a bateria de testes do Proesp-Br, sendo eles: força-resistência abdominal, flexibilidade, perímetro da cintura, força explosiva de membros inferiores, força explosiva de membros superiores. Após a aplicação das aulas de Pilates os resultados indicam uma melhora significativa (p<0.05) média de 4,00±3,96 centímetros de flexibilidade, 6,40±5,06 abdominais por minuto, 14,73±12,55 centímetros salto horizontal e 42,86±25,34 centímetros no arremesso. Não foram verificados resultados significativos para os valores médios do perímetro da cintura (p=0,82). Os resultados permitem concluir que um programa de Pilates solo, com duração de 15 sessões possibilitou um aumento nos indicadores de aptidão física de estudantes de 16 a 19 anos de idade. Nesse sentindo, o Pilates mostra-se com um importante meio de prevenção e manutenção de indicadores de saúde para os jovens.The Pilates Method is a program of physical and mental training, created by the German Joseph Hubertus Pilates (1880-1967), in the early twentieth century. Its method provides gain of muscle strength, endurance, speed, agility, balance, flexibility, motor coordination, alignment and postural correction. It contemplates the reality of practitioners of any age, sex or level of fitness and has no contraindications. In this way we can use this method as a pedagogical tool in school physical education, contributing to the physical fitness of the students. In this sense, we intend to verify the possible effects of a Pilates solo program on physical fitness levels in schoolchildren. This research consisted of a semi-experimental study, with no control group of quantitative analysis, with convenience sample, composed of 15 high school students, aged between 16 and 19 years. To collect data from this research, the test battery of Proesp-Br was used, being: abdominal strength-resistance, flexibility, waist circumference, explosive strength of lower limbs, explosive strength of upper limbs. After the application of the Pilates classes, the results indicated a significant improvement (p <0.05) of 4.00 ± 3.96 cm of flexibility, 6.40 ± 5.06 abdomens per minute, 14.73 ± 12.55 centimeters horizontal jump and 42.86 ± 25.34 centimeters in pitch. No significant results were found for the mean values of the waist circumference (p = 0.82). The results allow to conclude that a solo Pilates program, lasting 15 sessions, allowed an increase in the physical fitness indicators of students from 16 to 19 years of age. In this sense, Pilates is an important means of prevention and maintenance of health indicators for young people.application/pdfporPilatesAptidão físicaEnsino médioPilatesPhysical aptitudeEfeito de um programa de pilates nos níveis de aptidão física em alunos do Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2018Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001082829.pdf.txt001082829.pdf.txtExtracted Texttext/plain78595http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187420/2/001082829.pdf.txt6a5985220bde6465d569ec6f7188372fMD52ORIGINAL001082829.pdfTexto completoapplication/pdf946302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187420/1/001082829.pdf9d597b17b8dd44f0b09e99ea27ad6603MD5110183/1874202019-10-19 03:56:22.75105oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187420Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-19T06:56:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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