Arte e geometria : emoção versus razão uma experiência de aprendizagem no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Paulo Roberto Rocha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148607
Resumo: Este trabalho tem como objetivo demonstrar como duas diferentes áreas de conhecimento, Arte e Geometria, aparentemente separadas pela clássica dicotomia Razão X Emoção, têm muito mais em comum do que pontos de divergência. A Arte e a Geometria podem convergir e ampliar a aprendizagem dos alunos, e, nesse sentido, pretende-se mostrar que, com frequência, encontra-se o uso intuitivo ou intencional de conceitos geométricos realizados pelos artistas na execução de suas obras, prioritariamente, na busca de harmonia e equilíbrio, em uma referência estética que enfatiza a boa forma. A convergência entre arte e geometria pode ser utilizada para o desenvolvimento da expressão criadora do aluno na escola regular em práticas de sala de aula, como é demonstrado a partir de experiências realizadas no estágio de docência supervisionado. O texto se desenvolve confirmando que é possível obter a participação dos alunos através de atividades estimulantes e envolvedoras, tal como as que foram propostas no estágio docente. Com exercícios planejados e preparados a partir de obras de artistas como M.C. Escher, Beatriz Milhazes, Adriana Varejão e do Grupo Coletivo Muda, o ensino de artes pode enveredar pela Geometria e resultar em um exercício de percepção, criatividade e contemplação tornando-se instrumento que poderá ser utilizado pelo professor de artes para o desenvolvimento da aprendizagem artística, bem como para o resgate do prazer de aprender Arte na escola.
id UFRGS-2_11f08e2e962712db93fb8699783b0f7e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148607
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Paulo Roberto RochaBarreto, Umbelina Maria Duarte2016-09-28T02:15:44Z2016http://hdl.handle.net/10183/148607001003133Este trabalho tem como objetivo demonstrar como duas diferentes áreas de conhecimento, Arte e Geometria, aparentemente separadas pela clássica dicotomia Razão X Emoção, têm muito mais em comum do que pontos de divergência. A Arte e a Geometria podem convergir e ampliar a aprendizagem dos alunos, e, nesse sentido, pretende-se mostrar que, com frequência, encontra-se o uso intuitivo ou intencional de conceitos geométricos realizados pelos artistas na execução de suas obras, prioritariamente, na busca de harmonia e equilíbrio, em uma referência estética que enfatiza a boa forma. A convergência entre arte e geometria pode ser utilizada para o desenvolvimento da expressão criadora do aluno na escola regular em práticas de sala de aula, como é demonstrado a partir de experiências realizadas no estágio de docência supervisionado. O texto se desenvolve confirmando que é possível obter a participação dos alunos através de atividades estimulantes e envolvedoras, tal como as que foram propostas no estágio docente. Com exercícios planejados e preparados a partir de obras de artistas como M.C. Escher, Beatriz Milhazes, Adriana Varejão e do Grupo Coletivo Muda, o ensino de artes pode enveredar pela Geometria e resultar em um exercício de percepção, criatividade e contemplação tornando-se instrumento que poderá ser utilizado pelo professor de artes para o desenvolvimento da aprendizagem artística, bem como para o resgate do prazer de aprender Arte na escola.application/pdfporArteGeometriaEducaçãoAprendizagemPercepçãoArte e geometria : emoção versus razão uma experiência de aprendizagem no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2016Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001003133.pdf001003133.pdfTexto completoapplication/pdf6786410http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148607/1/001003133.pdf2fad88d3e280eeae24ea88ede4a755a9MD51TEXT001003133.pdf.txt001003133.pdf.txtExtracted Texttext/plain71211http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148607/2/001003133.pdf.txt5d6f7e8251a39128b2731ed262a29911MD52THUMBNAIL001003133.pdf.jpg001003133.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148607/3/001003133.pdf.jpg3c41158e2590b9b85f7f9d73e28b0afcMD5310183/1486072018-10-29 08:59:47.683oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148607Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:59:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arte e geometria : emoção versus razão uma experiência de aprendizagem no ensino fundamental
title Arte e geometria : emoção versus razão uma experiência de aprendizagem no ensino fundamental
spellingShingle Arte e geometria : emoção versus razão uma experiência de aprendizagem no ensino fundamental
Pereira, Paulo Roberto Rocha
Arte
Geometria
Educação
Aprendizagem
Percepção
title_short Arte e geometria : emoção versus razão uma experiência de aprendizagem no ensino fundamental
title_full Arte e geometria : emoção versus razão uma experiência de aprendizagem no ensino fundamental
title_fullStr Arte e geometria : emoção versus razão uma experiência de aprendizagem no ensino fundamental
title_full_unstemmed Arte e geometria : emoção versus razão uma experiência de aprendizagem no ensino fundamental
title_sort Arte e geometria : emoção versus razão uma experiência de aprendizagem no ensino fundamental
author Pereira, Paulo Roberto Rocha
author_facet Pereira, Paulo Roberto Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Paulo Roberto Rocha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barreto, Umbelina Maria Duarte
contributor_str_mv Barreto, Umbelina Maria Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Geometria
Educação
Aprendizagem
Percepção
topic Arte
Geometria
Educação
Aprendizagem
Percepção
description Este trabalho tem como objetivo demonstrar como duas diferentes áreas de conhecimento, Arte e Geometria, aparentemente separadas pela clássica dicotomia Razão X Emoção, têm muito mais em comum do que pontos de divergência. A Arte e a Geometria podem convergir e ampliar a aprendizagem dos alunos, e, nesse sentido, pretende-se mostrar que, com frequência, encontra-se o uso intuitivo ou intencional de conceitos geométricos realizados pelos artistas na execução de suas obras, prioritariamente, na busca de harmonia e equilíbrio, em uma referência estética que enfatiza a boa forma. A convergência entre arte e geometria pode ser utilizada para o desenvolvimento da expressão criadora do aluno na escola regular em práticas de sala de aula, como é demonstrado a partir de experiências realizadas no estágio de docência supervisionado. O texto se desenvolve confirmando que é possível obter a participação dos alunos através de atividades estimulantes e envolvedoras, tal como as que foram propostas no estágio docente. Com exercícios planejados e preparados a partir de obras de artistas como M.C. Escher, Beatriz Milhazes, Adriana Varejão e do Grupo Coletivo Muda, o ensino de artes pode enveredar pela Geometria e resultar em um exercício de percepção, criatividade e contemplação tornando-se instrumento que poderá ser utilizado pelo professor de artes para o desenvolvimento da aprendizagem artística, bem como para o resgate do prazer de aprender Arte na escola.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-28T02:15:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148607
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001003133
url http://hdl.handle.net/10183/148607
identifier_str_mv 001003133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148607/1/001003133.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148607/2/001003133.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148607/3/001003133.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2fad88d3e280eeae24ea88ede4a755a9
5d6f7e8251a39128b2731ed262a29911
3c41158e2590b9b85f7f9d73e28b0afc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224518611501056