Arte e geometria : emoção versus razão uma experiência de aprendizagem no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/148607 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo demonstrar como duas diferentes áreas de conhecimento, Arte e Geometria, aparentemente separadas pela clássica dicotomia Razão X Emoção, têm muito mais em comum do que pontos de divergência. A Arte e a Geometria podem convergir e ampliar a aprendizagem dos alunos, e, nesse sentido, pretende-se mostrar que, com frequência, encontra-se o uso intuitivo ou intencional de conceitos geométricos realizados pelos artistas na execução de suas obras, prioritariamente, na busca de harmonia e equilíbrio, em uma referência estética que enfatiza a boa forma. A convergência entre arte e geometria pode ser utilizada para o desenvolvimento da expressão criadora do aluno na escola regular em práticas de sala de aula, como é demonstrado a partir de experiências realizadas no estágio de docência supervisionado. O texto se desenvolve confirmando que é possível obter a participação dos alunos através de atividades estimulantes e envolvedoras, tal como as que foram propostas no estágio docente. Com exercícios planejados e preparados a partir de obras de artistas como M.C. Escher, Beatriz Milhazes, Adriana Varejão e do Grupo Coletivo Muda, o ensino de artes pode enveredar pela Geometria e resultar em um exercício de percepção, criatividade e contemplação tornando-se instrumento que poderá ser utilizado pelo professor de artes para o desenvolvimento da aprendizagem artística, bem como para o resgate do prazer de aprender Arte na escola. |
id |
UFRGS-2_11f08e2e962712db93fb8699783b0f7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148607 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Paulo Roberto RochaBarreto, Umbelina Maria Duarte2016-09-28T02:15:44Z2016http://hdl.handle.net/10183/148607001003133Este trabalho tem como objetivo demonstrar como duas diferentes áreas de conhecimento, Arte e Geometria, aparentemente separadas pela clássica dicotomia Razão X Emoção, têm muito mais em comum do que pontos de divergência. A Arte e a Geometria podem convergir e ampliar a aprendizagem dos alunos, e, nesse sentido, pretende-se mostrar que, com frequência, encontra-se o uso intuitivo ou intencional de conceitos geométricos realizados pelos artistas na execução de suas obras, prioritariamente, na busca de harmonia e equilíbrio, em uma referência estética que enfatiza a boa forma. A convergência entre arte e geometria pode ser utilizada para o desenvolvimento da expressão criadora do aluno na escola regular em práticas de sala de aula, como é demonstrado a partir de experiências realizadas no estágio de docência supervisionado. O texto se desenvolve confirmando que é possível obter a participação dos alunos através de atividades estimulantes e envolvedoras, tal como as que foram propostas no estágio docente. Com exercícios planejados e preparados a partir de obras de artistas como M.C. Escher, Beatriz Milhazes, Adriana Varejão e do Grupo Coletivo Muda, o ensino de artes pode enveredar pela Geometria e resultar em um exercício de percepção, criatividade e contemplação tornando-se instrumento que poderá ser utilizado pelo professor de artes para o desenvolvimento da aprendizagem artística, bem como para o resgate do prazer de aprender Arte na escola.application/pdfporArteGeometriaEducaçãoAprendizagemPercepçãoArte e geometria : emoção versus razão uma experiência de aprendizagem no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2016Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001003133.pdf001003133.pdfTexto completoapplication/pdf6786410http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148607/1/001003133.pdf2fad88d3e280eeae24ea88ede4a755a9MD51TEXT001003133.pdf.txt001003133.pdf.txtExtracted Texttext/plain71211http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148607/2/001003133.pdf.txt5d6f7e8251a39128b2731ed262a29911MD52THUMBNAIL001003133.pdf.jpg001003133.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148607/3/001003133.pdf.jpg3c41158e2590b9b85f7f9d73e28b0afcMD5310183/1486072018-10-29 08:59:47.683oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148607Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:59:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Arte e geometria : emoção versus razão uma experiência de aprendizagem no ensino fundamental |
title |
Arte e geometria : emoção versus razão uma experiência de aprendizagem no ensino fundamental |
spellingShingle |
Arte e geometria : emoção versus razão uma experiência de aprendizagem no ensino fundamental Pereira, Paulo Roberto Rocha Arte Geometria Educação Aprendizagem Percepção |
title_short |
Arte e geometria : emoção versus razão uma experiência de aprendizagem no ensino fundamental |
title_full |
Arte e geometria : emoção versus razão uma experiência de aprendizagem no ensino fundamental |
title_fullStr |
Arte e geometria : emoção versus razão uma experiência de aprendizagem no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Arte e geometria : emoção versus razão uma experiência de aprendizagem no ensino fundamental |
title_sort |
Arte e geometria : emoção versus razão uma experiência de aprendizagem no ensino fundamental |
author |
Pereira, Paulo Roberto Rocha |
author_facet |
Pereira, Paulo Roberto Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Paulo Roberto Rocha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barreto, Umbelina Maria Duarte |
contributor_str_mv |
Barreto, Umbelina Maria Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Geometria Educação Aprendizagem Percepção |
topic |
Arte Geometria Educação Aprendizagem Percepção |
description |
Este trabalho tem como objetivo demonstrar como duas diferentes áreas de conhecimento, Arte e Geometria, aparentemente separadas pela clássica dicotomia Razão X Emoção, têm muito mais em comum do que pontos de divergência. A Arte e a Geometria podem convergir e ampliar a aprendizagem dos alunos, e, nesse sentido, pretende-se mostrar que, com frequência, encontra-se o uso intuitivo ou intencional de conceitos geométricos realizados pelos artistas na execução de suas obras, prioritariamente, na busca de harmonia e equilíbrio, em uma referência estética que enfatiza a boa forma. A convergência entre arte e geometria pode ser utilizada para o desenvolvimento da expressão criadora do aluno na escola regular em práticas de sala de aula, como é demonstrado a partir de experiências realizadas no estágio de docência supervisionado. O texto se desenvolve confirmando que é possível obter a participação dos alunos através de atividades estimulantes e envolvedoras, tal como as que foram propostas no estágio docente. Com exercícios planejados e preparados a partir de obras de artistas como M.C. Escher, Beatriz Milhazes, Adriana Varejão e do Grupo Coletivo Muda, o ensino de artes pode enveredar pela Geometria e resultar em um exercício de percepção, criatividade e contemplação tornando-se instrumento que poderá ser utilizado pelo professor de artes para o desenvolvimento da aprendizagem artística, bem como para o resgate do prazer de aprender Arte na escola. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-28T02:15:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/148607 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001003133 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/148607 |
identifier_str_mv |
001003133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148607/1/001003133.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148607/2/001003133.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148607/3/001003133.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2fad88d3e280eeae24ea88ede4a755a9 5d6f7e8251a39128b2731ed262a29911 3c41158e2590b9b85f7f9d73e28b0afc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224518611501056 |