Proposta de educação ambiental: a educação ambiental integral no ambiente escolar e seus pressupostos éticos e sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonacina, Fabrício Ramires
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/156592
Resumo: Partindo do pressuposto de que uma nova ética socioambiental se faz necessária e da necessidade de uma lógica ecocêntrica, esta pesquisa objetivou através da lei 9795/99 do Plano Nacional de Educação Ambiental propor novas práticas de educação do meio ambiente nas escolas. A proposta desta pesquisa visa a complementação e a integração de práticas sustentáveis como a implantação de pontos de coleta seletiva nas escolas, comercialização dos resíduos sólidos, compostagem dos resíduos orgânicos e a implementação de hortas escolares. As aplicações dos recursos obtidos nestas atividades podem ser convertidas em equipamentos que proporcionem qualidade de vida aos discentes, bem como melhorias na estrutura predial e arquitetônica das escolas visando à ecoeficiência energética. Tal projeto apoia-se na ação prática e na formação de multiplicadores lembrando que a Educação Ambiental é tratada como tema transversal, cabível nas mais diversas disciplinas.
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