Proposta de educação ambiental: a educação ambiental integral no ambiente escolar e seus pressupostos éticos e sociais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/156592 |
Resumo: | Partindo do pressuposto de que uma nova ética socioambiental se faz necessária e da necessidade de uma lógica ecocêntrica, esta pesquisa objetivou através da lei 9795/99 do Plano Nacional de Educação Ambiental propor novas práticas de educação do meio ambiente nas escolas. A proposta desta pesquisa visa a complementação e a integração de práticas sustentáveis como a implantação de pontos de coleta seletiva nas escolas, comercialização dos resíduos sólidos, compostagem dos resíduos orgânicos e a implementação de hortas escolares. As aplicações dos recursos obtidos nestas atividades podem ser convertidas em equipamentos que proporcionem qualidade de vida aos discentes, bem como melhorias na estrutura predial e arquitetônica das escolas visando à ecoeficiência energética. Tal projeto apoia-se na ação prática e na formação de multiplicadores lembrando que a Educação Ambiental é tratada como tema transversal, cabível nas mais diversas disciplinas. |
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