Estudo dos programas de ensino de língua portuguesa e literatura brasileira no 2. grau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Rosa Maria Hessel
Data de Publicação: 1980
Outros Autores: Tesser, Nayr, Graeff, Telisa Furlanetto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234423
Resumo: Esta investigação tem como objetivo o exame dos programas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do segundo grau e a avaliação do nível dos professores da referida disciplina no que diz respeito a conhecimentos básicos de Lingüística e Teoria da Literatura. Tendo como área de abrangência o município de Porto Alegre - RS, a pesquisa se valeu de dois instrumentos: um questionário preenchido pelo professor e o programa fornecido pelo mesmo. Coletados os dados em 59 das 64 escolas de segundo grau em efetivo funcionamento, num total de 155 questionários com programas correspondentes, foram preenchidas as tabelas previstas e procedeu-se a um tratamento estatístico. A análise estatística não demonstrou que a maioria dos programas fosse seqüencialmente desorganizada nem que contivesse irrelevâncias que comprometessem o seu nível, embora a percentagem de tais ocorrências fosse ligeiramente superior a 50%. Também não se pôde provar uma correlação significativa entre o nível de preparo do professor e o nível de programa que adota, demonstrando que possivelmente seus conhecimentos teóricos não são transponados para a prática docente. Embora tais hipóteses não fossem provadas, o exame dos programas revelou uma extraordinária desigualdade entre os mesmos, no que diz respeito a conteúdo, terminologia e orientação.
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