Avaliação da segurança contra incêndios em escolas públicas e privadas do estado do Paraná e do estado do Rio Grande do Sul através da análise da medida brigada de incêndio e dos exercícios simulados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218480 |
Resumo: | Na sociedade moderna, um dos lugares-chave para transmitir conhecimento e cultura é a escola. Para a segurança contra incêndios, a educação também é o principal veículo de informação. Desta forma, o objetivo deste trabalho é diagnosticar falhas educacionais e de estrutura em escolas da rede pública e da rede privada dos estados do Paraná e Rio Grande do Sul a respeito da medida Brigada de Incêndio e exercícios simulados. Brigadas de incêndio e exercícios simulados em edificações educacionais são necessárias e essenciais à segurança dos alunos, professores e funcionários. Dessa forma, um questionário foi elaborado para ser respondido pelos responsáveis ou pela equipe de emergência de 15 instituições a respeito da comissão de emergência do local, da existência ou não de exercícios simulados e da forma e frequência com que são realizados estes procedimentos. Foi possível concluir que, para a amostra, de modo geral, as instituições possuem um plano de prevenção e combate a incêndios vigente e atualizado. Além disso, pôde-se perceber que os exercícios simulados estão mais presentes nas escolas públicas amostradas, porém as ações de conscientização são mais elaboradas e diversificadas no meio privado. |
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Rauber, RenanAlmeida, Jacinto Manuel Antunes de2021-03-06T04:52:37Z2020http://hdl.handle.net/10183/218480001121976Na sociedade moderna, um dos lugares-chave para transmitir conhecimento e cultura é a escola. Para a segurança contra incêndios, a educação também é o principal veículo de informação. Desta forma, o objetivo deste trabalho é diagnosticar falhas educacionais e de estrutura em escolas da rede pública e da rede privada dos estados do Paraná e Rio Grande do Sul a respeito da medida Brigada de Incêndio e exercícios simulados. Brigadas de incêndio e exercícios simulados em edificações educacionais são necessárias e essenciais à segurança dos alunos, professores e funcionários. Dessa forma, um questionário foi elaborado para ser respondido pelos responsáveis ou pela equipe de emergência de 15 instituições a respeito da comissão de emergência do local, da existência ou não de exercícios simulados e da forma e frequência com que são realizados estes procedimentos. Foi possível concluir que, para a amostra, de modo geral, as instituições possuem um plano de prevenção e combate a incêndios vigente e atualizado. Além disso, pôde-se perceber que os exercícios simulados estão mais presentes nas escolas públicas amostradas, porém as ações de conscientização são mais elaboradas e diversificadas no meio privado.In our modern society, one of the key locations to disseminate knowledge and culture is at school. As for fire security and prevention, education is also the main source of information. With this in mind, the objective of this work is to diagnose educational and structural flaws in public and private schools from Paraná and Rio Grande do Sul states in regard to the implemented fire brigade measures and simulated exercises. Fire brigades and simulated exercises in educational buildings are needed and essential to the safety of students, teachers and staff. For that, a questionnaire was elaborated and provided to the staff of 15 institutions in charge of such institutions or emergency crews. The questionnaire included questions about the school’s emergency committee, the existence or absence of simulated exercises and the way and frequency in which these procedures were performed. It was concluded for the sample that, overall, the institutions possess active and up-to-date prevention and firefighting plans. Moreover, it was observed that the simulated exercises are more frequent in public schools of the sample, whereas private schools have more elaborated and diversified awareness activities than public institutions.application/pdfporEngenharia civilIncêndiosSegurançaEdifícios escolaresFirefighting safety in schoolsFire brigadesFire evacuation planSimulated exerciseAvaliação da segurança contra incêndios em escolas públicas e privadas do estado do Paraná e do estado do Rio Grande do Sul através da análise da medida brigada de incêndio e dos exercícios simuladosEvaluation of fire safety in public and private schools in the state of Paraná and the state of Rio Grande do Sul through the analysis of the fire fighting measure and simulated exercises info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RSespecializaçãoCurso de Especialização em Engenharia de Segurança Contra Incêndiosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121976.pdf.txt001121976.pdf.txtExtracted Texttext/plain46007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218480/2/001121976.pdf.txt2554a6abd6f91e95d566a6db4a430f00MD52ORIGINAL001121976.pdfTexto completoapplication/pdf625490http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218480/1/001121976.pdff6adab64bde15759cbaef3a80bfaf95cMD5110183/2184802021-05-07 05:03:54.871012oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218480Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-05-07T08:03:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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