Desafios do trabalho escolar e do currículo na escola pública : interfaces com o efeito do território periférico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Graziella Souza dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Moreira, Simone Costa, Gandin, Luis Armando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218567
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise dos processos educacionais e curriculares, complexos e contraditórios, vividos por escolas públicas situadas em periferias urbanas em territórios marcados pela vulnerabilidade e segregação social. As reflexões aqui elencadas surgem a partir de duas teses de doutorado (SANTOS, 2017; MOREIRA, 2017) que se dedicaram a examinar a dinâmica e as tensões que envolvem os processos curriculares e o trabalho escolar nestes contextos. No decorrer do texto apresentam-se as noções de periferias urbanas, efeito do território, currículo e trabalho escolar na sua relação complexa com o cotidiano escolar de escolas públicas na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Os dados e as análises das pesquisas evidenciam que o espaço social onde estas instituições se situam, entre outros fatores, imprime certas características aos processos curriculares e ao trabalho escolar que merecem ser examinadas. Tais achados relatados no decorrer do texto permitem ainda uma incursão panorâmica no cotidiano destas escolas, expondo a potência e as complexidades das relações ali vividas na construção do trabalho pedagógico. Estima-se com este trabalho colaborar com a produção do conhecimento e com as reflexões e debates de educadores (as) e pesquisadores (as) que têm se dedicado aos processos escolares protagonizados em escolas públicas
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