Desafios do trabalho escolar e do currículo na escola pública : interfaces com o efeito do território periférico
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218567 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma análise dos processos educacionais e curriculares, complexos e contraditórios, vividos por escolas públicas situadas em periferias urbanas em territórios marcados pela vulnerabilidade e segregação social. As reflexões aqui elencadas surgem a partir de duas teses de doutorado (SANTOS, 2017; MOREIRA, 2017) que se dedicaram a examinar a dinâmica e as tensões que envolvem os processos curriculares e o trabalho escolar nestes contextos. No decorrer do texto apresentam-se as noções de periferias urbanas, efeito do território, currículo e trabalho escolar na sua relação complexa com o cotidiano escolar de escolas públicas na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Os dados e as análises das pesquisas evidenciam que o espaço social onde estas instituições se situam, entre outros fatores, imprime certas características aos processos curriculares e ao trabalho escolar que merecem ser examinadas. Tais achados relatados no decorrer do texto permitem ainda uma incursão panorâmica no cotidiano destas escolas, expondo a potência e as complexidades das relações ali vividas na construção do trabalho pedagógico. Estima-se com este trabalho colaborar com a produção do conhecimento e com as reflexões e debates de educadores (as) e pesquisadores (as) que têm se dedicado aos processos escolares protagonizados em escolas públicas |
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Santos, Graziella Souza dosMoreira, Simone CostaGandin, Luis Armando2021-03-10T04:23:01Z20181645-1384http://hdl.handle.net/10183/218567001122373O presente trabalho apresenta uma análise dos processos educacionais e curriculares, complexos e contraditórios, vividos por escolas públicas situadas em periferias urbanas em territórios marcados pela vulnerabilidade e segregação social. As reflexões aqui elencadas surgem a partir de duas teses de doutorado (SANTOS, 2017; MOREIRA, 2017) que se dedicaram a examinar a dinâmica e as tensões que envolvem os processos curriculares e o trabalho escolar nestes contextos. No decorrer do texto apresentam-se as noções de periferias urbanas, efeito do território, currículo e trabalho escolar na sua relação complexa com o cotidiano escolar de escolas públicas na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Os dados e as análises das pesquisas evidenciam que o espaço social onde estas instituições se situam, entre outros fatores, imprime certas características aos processos curriculares e ao trabalho escolar que merecem ser examinadas. Tais achados relatados no decorrer do texto permitem ainda uma incursão panorâmica no cotidiano destas escolas, expondo a potência e as complexidades das relações ali vividas na construção do trabalho pedagógico. Estima-se com este trabalho colaborar com a produção do conhecimento e com as reflexões e debates de educadores (as) e pesquisadores (as) que têm se dedicado aos processos escolares protagonizados em escolas públicasThe present work presents an analysis of the educational and curricular processes, complex and contradictory, experienced by public schools located in urban peripheries, in territories marked by vulnerability and social segregation. The reflections listed here emerge from two doctoral researches (SANTOS, 2017; MOREIRA, 2017) that have been dedicated to examining the dynamics and tensions that involve the curricular processes and the school work in these contexts. In the course of the text, the notions of urban peripheries, territorial effect, curriculum and school work are presented in their complex relationship with the school daily life of public schools in the Municipal Education Network of Porto Alegre. The data and analyzes of the researches show that the social space where these institutions are located, among other factors, gives certain characteristics to the curricular processes and the school work that deserve to be examined. These findings, reported throughout the text, offer a panoramic exploration into the daily life of these schools, exposing the potency and complexities of the relationships lived there in the construction of pedagogical work. It is estimated that this work collaborates with the production of knowledge and with the reflections and debates of educators and researchers who have been dedicated to the school processes performed in public school.application/pdfporCurrículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Vol. 18, n. 3 (set./dez. 2018), p. 760-784Escola públicaPeriferiaCurrículoPublic schoolsUrban PeripheriesTerritorial EffectSchool curriculumSchool workDesafios do trabalho escolar e do currículo na escola pública : interfaces com o efeito do território periféricoEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122373.pdf.txt001122373.pdf.txtExtracted Texttext/plain85066http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218567/2/001122373.pdf.txtaed311c9f7654c8d44d037195aa866d7MD52ORIGINAL001122373.pdfTexto completoapplication/pdf396644http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218567/1/001122373.pdf5420ca040d841f95a6f4bb096a31126dMD5110183/2185672021-05-07 05:11:57.369256oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218567Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T08:11:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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