Medievalismo nas aulas de História : como o medievalismo pode servir para o entendimento da alteridade nas aulas de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Matheus Duarte
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224881
Resumo: O presente trabalho apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em História pretende entender como seria possível levar os produtos da cultura pop, gerados a partir do (neo)medievalismo (constante ato de recriar a Idade Média), para as salas de aula, com o proposito gerar momentos que tornem possível a aprendizagem de conceitos. O principal conceito abordado é a alteridade, e para entender o mesmo, pretende-se demonstrar diversos choques de cultura para demonstrar como julgar o outro por um viés etnocêntrico pode gerar preconceitos e conflitos. Aprender com o outro, e com a diferença, através do (neo)medievalismo pode também proporcionar a aprendizagem de conceitos históricos, e no trabalho presente, os conceitos serão de Guerra Santa e de Orientalismo.
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