Ensino-aprendizagem de análise combinatória por meio da resolução de problemas no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/231301 |
Resumo: | O presente trabalho analisa as principais mudanças na prática pedagógica e o processo de formação dos conceitos ao implementarmos a Resolução de Problemas como metodologia de ensino-aprendizagem de Análise Combinatória no Ensino Médio. Realizamos uma série de cinco encontros presenciais com um grupo de dez alunos de uma turma de segundo ano do Ensino Médio do Colégio Adventista do Partenon, em Porto Alegre. Como referencial teórico, utilizamos a Resolução de Problemas fundamentada em Polya, Onuchic e Allevato, Pozo e Echeverria, e Vianna. Para nortear a aplicação da metodologia de ensino-aprendizagem, seguimos o roteiro proposto pelo GTERP - Grupo de Trabalho e Estudo em Resolução de Problemas, da UNESP – Rio Claro. A metodologia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso de natureza qualitativa. Analisamos o papel do professor ao orientar os alunos na resolução dos problemas seguindo, além da própria experiência, os passos para a resolução de um problema propostos por Polya. Uma de nossas conclusões é que a Resolução de Problemas propicia um ambiente no qual os conceitos da Análise Combinatória se desenvolvem de maneira mais natural do que no método tradicional, favorecendo o desenvolvimento de estratégias para a solução de problemas, minimizando o “uso automático” de fórmulas. |
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Santos, João Carlos Motta dosSant'Ana, Alvino Alves2021-10-27T04:26:11Z2021http://hdl.handle.net/10183/231301001132275O presente trabalho analisa as principais mudanças na prática pedagógica e o processo de formação dos conceitos ao implementarmos a Resolução de Problemas como metodologia de ensino-aprendizagem de Análise Combinatória no Ensino Médio. Realizamos uma série de cinco encontros presenciais com um grupo de dez alunos de uma turma de segundo ano do Ensino Médio do Colégio Adventista do Partenon, em Porto Alegre. Como referencial teórico, utilizamos a Resolução de Problemas fundamentada em Polya, Onuchic e Allevato, Pozo e Echeverria, e Vianna. Para nortear a aplicação da metodologia de ensino-aprendizagem, seguimos o roteiro proposto pelo GTERP - Grupo de Trabalho e Estudo em Resolução de Problemas, da UNESP – Rio Claro. A metodologia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso de natureza qualitativa. Analisamos o papel do professor ao orientar os alunos na resolução dos problemas seguindo, além da própria experiência, os passos para a resolução de um problema propostos por Polya. Uma de nossas conclusões é que a Resolução de Problemas propicia um ambiente no qual os conceitos da Análise Combinatória se desenvolvem de maneira mais natural do que no método tradicional, favorecendo o desenvolvimento de estratégias para a solução de problemas, minimizando o “uso automático” de fórmulas.The present work analyzes the main changes in the pedagogical practice and the process of formation of the concepts when we implement the Problem Solving as teaching-learning methodology of Combinatorics in High School. We conducted a series of five face-to-face meetings with a group of ten students from a second-year high school class at Colégio Adventista do Partenon, in Porto Alegre. As a theoretical framework, we use Problem Solving based on Polya, Onuchic and Allevato, Pozo and Echeverria, and Vianna. To guide the application of the teaching-learning methodology, we follow the script proposed by GTERP - Problem Solving Work and Study Group, from UNESP - Rio Claro. The research methodology used was a qualitative case study. We also analyze the role of the teacher in guiding students in solving problems, following, in addition to their own experience, the steps to solve a problem proposed by Polya. One of our conclusions is that Problem Solving provides an environment in which the concepts of Combinatorics develop more naturally than in the traditional method, favoring the development of strategies for solving problems, minimizing the “automatic use” of formulas.application/pdfporEnsino-aprendizagemResolução de problemasAnálise combinatóriaTeaching-learningProblem solvingCombinatoricsCase studyGTERPEnsino-aprendizagem de análise combinatória por meio da resolução de problemas no Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2021Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132275.pdf.txt001132275.pdf.txtExtracted Texttext/plain164554http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231301/2/001132275.pdf.txt1610ec033d1b873bf6588fe4cf36d8ffMD52ORIGINAL001132275.pdfTexto completoapplication/pdf9963673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231301/1/001132275.pdfac4eb99ad1179ebc2d9fa0ea2498a697MD5110183/2313012021-11-20 05:57:14.026915oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231301Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:57:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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