Radicais greco-latinos : uma proposta de ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/60706 |
Resumo: | A presente pesquisa tem por finalidade identificar como os radicais eruditos são contemplados nos livros didáticos de ensino médio e nas gramáticas. Para tal foi feito um breve estudo sobre a origem da língua portuguesa, observando como os autores dos livros didáticos tratam o assunto e como os gramáticos abordam os radicais greco-latinos em suas obras. A partir desta análise foi possível constatar que apenas os livros didáticos do primeiro ano do ensino médio contemplam o assunto, os livros de segundo e terceiro anos não abordam tal tema; já as gramáticas trazem o assunto de forma objetiva, clara e concisa. Sendo assim, ao término deste trabalho, propõe-se uma forma de agregar o ensino de radicais aos livros didáticos através de teoria e prática de exercícios progressivos para os três anos do ensino médio. |
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Faresin, Juliane LeandroRebello, Lúcia Sá2012-11-08T01:37:56Z2009http://hdl.handle.net/10183/60706000862118A presente pesquisa tem por finalidade identificar como os radicais eruditos são contemplados nos livros didáticos de ensino médio e nas gramáticas. Para tal foi feito um breve estudo sobre a origem da língua portuguesa, observando como os autores dos livros didáticos tratam o assunto e como os gramáticos abordam os radicais greco-latinos em suas obras. A partir desta análise foi possível constatar que apenas os livros didáticos do primeiro ano do ensino médio contemplam o assunto, os livros de segundo e terceiro anos não abordam tal tema; já as gramáticas trazem o assunto de forma objetiva, clara e concisa. Sendo assim, ao término deste trabalho, propõe-se uma forma de agregar o ensino de radicais aos livros didáticos através de teoria e prática de exercícios progressivos para os três anos do ensino médio.La presente pesquisa tiene por finalidad identificar como los radicales greco-latinos son enseñados en los libros didácticos de enseñanza media y en las gramáticas. Para tal fue hecho un breve estudio sobre el origen de la lengua portuguesa, observando como los autores de los libros didácticos tratan el asunto y como los gramáticos abordan los radicales eruditos en sus obras. A partir de este análisis fue posible constatar que apenas los libros didácticos del primero año de la enseñanza media contemplan el asunto, los libros de segundo e tercero años no abordan tal tema; ya las gramáticas tracen el asunto de forma objetiva, clara y concisa. Siendo así, al fin de este trabajo, propone-se una forma de agregar el enseño de radicales a los libros didácticos a través de teoría e práctica de ejercicios progresivos para los tres años de la enseñanza media.application/pdfporRadicais gregosRadicais latinosLíngua portuguesaRadicais greco-latinos : uma proposta de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2009especializaçãoEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000862118.pdf000862118.pdfTexto completoapplication/pdf917430http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60706/1/000862118.pdf3e2728833cad8e30c73eb47e41684065MD51TEXT000862118.pdf.txt000862118.pdf.txtExtracted Texttext/plain51068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60706/2/000862118.pdf.txt090a3774e2917466720173bc64531f56MD52THUMBNAIL000862118.pdf.jpg000862118.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60706/3/000862118.pdf.jpg2b7f30859dd2a59b307f5d02df3c5cdaMD5310183/607062022-08-06 04:55:52.971005oai:www.lume.ufrgs.br:10183/60706Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:55:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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