Radicais greco-latinos : uma proposta de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faresin, Juliane Leandro
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/60706
Resumo: A presente pesquisa tem por finalidade identificar como os radicais eruditos são contemplados nos livros didáticos de ensino médio e nas gramáticas. Para tal foi feito um breve estudo sobre a origem da língua portuguesa, observando como os autores dos livros didáticos tratam o assunto e como os gramáticos abordam os radicais greco-latinos em suas obras. A partir desta análise foi possível constatar que apenas os livros didáticos do primeiro ano do ensino médio contemplam o assunto, os livros de segundo e terceiro anos não abordam tal tema; já as gramáticas trazem o assunto de forma objetiva, clara e concisa. Sendo assim, ao término deste trabalho, propõe-se uma forma de agregar o ensino de radicais aos livros didáticos através de teoria e prática de exercícios progressivos para os três anos do ensino médio.
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